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- As Perceções de Profissionais sobre a Importância e Benefícios da Música na Intervenção em Crianças e Jovens com PEAPublication . Reis, Fabiana Filipa Primavera Pereira; Fernandes, Rosina; Martins, EmíliaEste estudo pretende explorar as perceções dos profissionais sobre a importância e benefícios da música na intervenção em crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). A musicoterapia estimula habilidades comunicacionais e/ou sociais e promove a redução de comportamentos estereotipados, sendo que, pessoas com PEA de-monstram um interesse particular pela música, contribuindo significativamente para o êxito da intervenção. O presente estudo assenta numa metodologia de natureza quantita-tiva, tendo sido utilizado um inquérito por questionário na recolha de dados, junto de 106 profissionais. Os resultados mostram que a maioria dos profissionais concorda que a mú-sica tem um impacto positivo no bem-estar global das crianças/jovens com PEA. Além disso, é destacada, pelos participantes, a eficácia da música na redução de estereotipias e comportamentos agressivos, e no aumento da capacidade de comunicação e socialização. Os resultados sugerem que, na perspetiva dos profissionais, a música pode ser usada como uma ferramenta complementar importante para melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens com PEA, desde que adaptada às suas necessidades individuais.
- Afinando as Emoções o papel da música na promoção da qualidade de vida em acolhimento residencialPublication . Campos, Ana Cláudia Seabra de; Fernandes, Rosina; Martins, EmíliaA dissertação pretende descrever o trabalho de pesquisa sobre a importância do papel da música na promoção da qualidade de vida em acolhimento residencial. Para melhor estudar e tirar conclusões relativamente a este tema, foi feita uma intervenção em contexto de acolhimento residencial com vista a perceber se através da música, a qualidade de vida em acolhimento residencial alterava e tinha impacto em cinco residentes do género feminino, quando realizadas as sessões. Neste sentido, foram dinamizadas sete sessões com implementação de várias atividades, de diferentes áreas de expressão musical, utilizando a música como veículo na promoção de bem-estar físico e emocional, autoestima, relação com a escola e com os pares, em última instância, na melhoria da qualidade de vida. Para monitorizar e avaliar os resultados foi utilizado o “KINDLR Questionnaire” para crianças e adolescentes, aplicado no início e no fim da intervenção, bem como, as reflexões realizadas ao longo das sessões, espelhadas nas grelhas de observação. Finalizada a intervenção o que podemos concluir é que a intervenção musical se revelou mais do que uma atividade artística: foi um canal de expressão, afeto e transformação, promovendo um impacto profundo e positivo na qualidade de vida das jovens em acolhimento residencial. A música tocou mais do que notas, tocou almas. Entre vozes, ritmos e silêncios, nasceu um espaço de afeto, escuta e partilha, onde cada jovem pôde reconhecer-se, expressar-se e, sobretudo, sentir-se viva.