ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Comunicação"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Marketing verde e responsabilidade das empresas : estratégias e comunicaçãoPublication . Oliveira, Rui Pedro Correia de; Oliveira, Ana Maria; Matias, Ana MafaldaAs normas formais, ou leis, têm constituído nas últimas décadas um importante instrumento para a promoção da sustentabilidade nas nossas sociedades. Mas é apenas através do debate social que as novas ideias ambientais formalizadas nas leis passam gradualmente a adquirir sentido e valor social informal, no que pode ser um longo processo de mudança social. Para contribuir para a compreensão deste processo, este trabalho avaliou até que ponto o ambientalismo é socialmente valorizado em dois países que estão em diferentes momentos da mudança ambiental: Portugal e Brasil. A preocupação das empresas com o meio ambiente e com todas as questões sociais envolvidas no seu processo tem-se tornado uma constante nos últimos tempos. Devido a isso, estão a surgir novas formas de administrar os recursos disponíveis. Nesse contexto, enquadra-se o marketing verde que deve estar pautado em práticas ambientalmente corretas, com o intuito de gerar produtos e serviços mais sustentáveis, fortalecendo a imagem das empresas e diferenciando as suas marcas no mercado. O intuito neste trabalho foi verificar se as grandes indústrias do cimento em Portugal e no Brasil e num projeto na área da cortiça em Portugal utilizam práticas de marketing verde e mantêm projetos de gestão socio ambiental e responsabilidade social.