ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Field of Science and Technology (FOS) "Gestão Turística"
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- Enoturismo: A Região do Dão e o Trabalho em RedePublication . Meneses, Juliana Maria Almeida; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Pato, Maria Lúcia de JesusAo longo do tempo, o Enoturismo tem-se expressado como um veículo de desenvolvimento económico das regiões. Na ótica dos turistas, as regiões mais afamadas em Portugal são o Douro e o Alentejo. Contudo, também outras regiões vitivinícolas iniciam o caminho para a sua projeção além-fronteiras, como é o caso da Região do Dão (RD). É neste contexto que nos deparamos com o imprescindível trabalho em rede desenvolvido pelas Rotas de Vinhos; centrado não só na dinamização do infindável mundo dos vinhos, bem como no posicionamento diferenciador num mercado cada vez mais competitivo. A presente Dissertação de Mestrado é desenvolvida no âmbito do Projeto de Investigação TWINE - “Co-creating sustainable Tourism & WINe Experiences in rural areas”. Esta investigação surgiu da necessidade de preencher algumas lacunas detetadas na revisão de literatura sobre o Enoturismo na RD e para perceber os benefícios subsequentes do trabalho em rede acordado entre os aderentes da Rota dos Vinhos do Dão (RVD) e a relação entre estes últimos e outros players do mercado, no sentido de ampliar o valor da RD. Além da revisão de literatura sobre enoturismo e trabalho em rede, esta investigação recai sobre a análise de 42 entrevistas semi-estruturadas dirigidas aos aderentes da RVD. Aliada a esta abordagem, as respetivas páginas web e redes sociais serão examinadas através de um conjunto de indicadores assentes na revisão de literatura. Este trabalho de investigação permitirá analisar o estado de evolução do enoturismo na RD e observar o trabalho em rede desenvolvido entre os aderentes. Concluiu-se que a maioria dos aderentes apenas partilha a informação base sobre a sua entidade nas suas páginas web, não apresentando grande informação sobre a RD. Após a avaliação dos resultados das várias variáveis pode afirmar-se que grande parte dos aderentes trabalha por si e para si, não existindo grande cooperação em rede.
- Inovação e novas tecnologias no enoturismo: estudo de comportamento do consumidor que visita a Região Demarcada do DouroPublication . Cardoso, Tânia Andreia Guedes; Amaro, Suzanne Fonseca; Novais, Cristina Maria de Jesus BarrocoA evolução tecnológica, aliada ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e outras tecnologias digitais mais sofisticadas, como Realidade Virtual (RA), IoT (internet das coisas), Beacons, Chatbots, entre outras, trouxeram mudanças significativas para a indústria do turismo, transformando o ciclo da experiência turística. O enoturismo, assumido como um importante ativo estratégico de desenvolvimento do país, deve adaptar-se a esta tendência, de forma, a agregar valor à experiência enoturística. Apesar dos benefícios significativos das tecnologias, poucos estudos exploraram o uso de tecnologias por enoturistas durante todas as fases de sua jornada de viagem e como podem aprimorar a sua experiência de enoturismo. Assim, este estudo preenche esta lacuna ao explorar como os enoturistas utilizam as tecnologias na sua viagem turística (antes, durante e depois da viagem) e como melhoram a sua experiência enoturística. Para obtenção dos resultados, foi aplicado um inquérito por questionário disponibilizado online em língua portuguesa, inglesa e francesa aos visitantes da Região Demarcada do Douro. A partir deste método foi obtida uma amostra de conveniência, constituída por 207 respostas válidas. Através da análise fatorial exploratória (AFE) foi possível dividir a utilização das TICs em três fatores: fator 1 – Utilização das tecnologias mais elaboradas/sofisticadas; fator 2– Utilização de tecnologias mais práticas/utilitárias e fator 3 – Utilização de tecnologias após experiência. Com o objetivo de compreender quais os fatores que mais contribuem para a satisfação, experiência memorável e lealdade ao destino, procede-se ao cálculo dos coeficientes de correlação, verificando-se uma relação linear positiva entre a utilização das TICs na experiência enoturística e os construtos em estudo. Quanto ao perfil sociodemográfico, a partir do teste ANOVA foi possível concluir que os enoturistas de diferentes faixas etárias e género não mostram diferenças significativas na utilização das novas tecnologias na experiência enoturística. No entanto, verifica-se uma relação significativa entre o uso das tecnologias com as variáveis, habilitações académicas e rendimento. As conclusões deste estudo são relevantes para que as regiões vitivinícolas e stakeholders redesenhem as suas estratégias, podendo-se tornar mais competitivos ao incluir novas tecnologias em todas as fases da jornada do enoturista.
- A Percepção dos Portugueses sobre o uso de robôs físicos na restauração: Uma análise utilizando o Modelo de Aceitação de TecnologiasPublication . Monteiro, Ana Catarina da Silva; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Amaro, Suzanne FonsecaOs robôs, físicos e virtuais, têm um conjunto de características que permitem a sua aplicação nos serviços. Especificamente, na restauração surgiram os robôs físicos, robôs virtuais e restaurantes robóticos. Na restauração nacional, verifica-se que já existem alguns exemplos, embora escassos, de robôs físicos que servem à mesa. Os robôs físicos na restauração são uma novidade em Portugal, por isso, é importante entender a perceção nacional desta nova tecnologia. Assim, este estudo pretende entender a perceção dos portugueses sobre o uso dos robôs físicos na restauração. Como base na revisão de literatura e no Modelo de Aceitação de Tecnologias de Davis et al. (1989), este estudo propõe um modelo para analisar quais as variáveis que influenciam a utilidade dos robôs físicos na restauração, atitude em relação aos robôs físicos na restauração, intenção de ir a restaurantes com robôs físicos e facilidade de usar os robôs físicos na restauração. Mais, procura analisar se as perceções variam de acordo com os elementos sociodemográficos. Foi usada uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um questionário online, em que foram obtidas 361 respostas válidas. Os dados foram analisados utilizando o SPSS Statistics 28.0, nomeadamente para fazer a análise descritiva, efetuar a regressão linear múltipla, o teste z e teste de Kruskal-Wallis. Os dados revelaram que a intenção de ir a restaurantes com robôs físicos é essencialmente influenciada por ter uma atitude favorável em relação aos robôs físicos na restauração, pela perceção de ser uma experiência memorável e divertida e pela facilidade de usar os robôs físicos na restauração. Verificou-se, também, que apesar da utilidade dos robôs físicos na restauração influenciar negativamente a intenção de ir a restaurantes com robôs físicos, influencia positivamente a atitude. A confiança nos robôs físicos na restauração e diversão em ir a restaurantes com robôs físicos influenciam positivamente a facilidade de usar esses robôs, assim como a utilidade destes na restauração. Em relação aos elementos sociodemográficos, não se verificam muitas diferenças significativas. Com base nos resultados do estudo, propuseram-se algumas sugestões para os gestores e proprietários de restaurantes que queiram apostar na inserção de robôs físicos nos seus espaços.
- A sustentabilidade no setor do turismo: estudo do Arquipélago dos Bijagós (Guiné-Bissau)Publication . N'fanda, Adilson; Duque, Ana Sofia Carreira; Pato, Maria Lúcia de JesusO turismo é um forte impulsionador da economia mundial, devido à criação de postos de trabalho, mas também pelo contributo que esta atividade tem no desenvolvimento dos destinos e das comunidades locais. O desenvolvimento do turismo deve ser promovido, mas numa ótica sustentável, isto é, o turismo que tem em conta os aspetos económicos, sociais e ambientais, procurando satisfazer as necessidades atuais das comunidades locais e dos visitantes, mas tendo em conta as suas necessidades futuras. A presente dissertação tem como tema principal o desenvolvimento do turismo sustentável, no Arquipélago dos Bijagós, o principal destino turístico da Guiné-Bissau. O principal objetivo definido para este trabalho é a análise da oferta turística do Arquipélago dos Bijagós, relacionando-a com o conceito de turismo sustentável e com os três pilares da sustentabilidade - económico, ambiental e sociocultural. Pretende-se ainda definir o conceito de turismo sustentável, caracterizar a oferta turística do Arquipélago dos Bijagós, realizar uma análise de benchmarking, entrevistas a stakeholders locais, e por fim, redigir propostas e sugestões que possam ser adotadas pelo destino turístico em estudo, tendo em vista o desenvolvimento e prática do turismo sustentável. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, com recurso a várias técnicas, tais como: análise documental de vários documentos estratégicos e materiais turísticos referentes ao território em estudo; realização de entrevistas a stakeholders relevantes para o turismo no Arquipélago dos Bijagós; realização de uma análise de benchmarking onde foram comparados dados e boas-práticas de outros destinos insulares. A combinação de todas estas técnicas permitiu obter resultados sobre o estado atual da atividade turística no território. É possível afirmar que o Arquipélago dos Bijagós dispõe de vários recursos turísticos únicos e valiosos, nomeadamente recursos naturais de grande beleza, como as praias, a fauna e flora, e recursos culturais imateriais, no que diz respeito às tradições e costumes locais. Contudo, os visitantes não podem visitar a maioria das ilhas, uma vez que não lhes é permitido o acesso, por questões étnicas e religiosas. Não existe uma oferta turística estruturada e não há muitas opções disponíveis para os turistas. Situações como estas indicam que apesar de existirem recursos turísticos de qualidade, o território não está devidamente preparado para o turismo. Conclui-se que o turismo pode ser uma alavanca para o desenvolvimento do território, mas neste momento não é possível avaliar o seu contributo. A criação de uma estratégia sustentável bem estruturada, direcionada para o Arquipélago dos Bijagós, poderá contribuir para o desenvolvimento da atividade turística no país e consequentemente para o crescimento económico, que será fundamental para melhorar a atual situação do país e as grandes dificuldades que o afetam.
- The multiple layers of dark tourismPublication . Ferreira, Mariana Sousa; Fernandes, Carla Maria Alves da Silva; Vicente, Margarida Alexandra LopesO Dark Tourism e o Turismo Literário são dois tipos de turismo que tem motivado o interesse e consequente estudo por parte da comunidade académica. O Dark Tourism está maioritariamente relacionado com visitas a locais reais ou recriados onde ocorreram catástrofes, cenários de sofrimento e morte, de modo a satisfazer um conjunto de motivações turísticas desde a curiosidade à aprendizagem e ao lazer. Por outro lado, o Turismo Literário está relacionado com a realização de uma viagem que é inspirada na associação existente com autores ou com as sua obras literárias. De alguma forma, estes dois tipos de turismo aparentemente diferentes, convergem simultaneamente em alguns destinos tornando-os alvo de atração turística. Nestes locais, os residentes tornam-se ainda mais parte do destino porque são parte da história e da estórias do mesmo. A literatura é escassa no estudo desta relação de aspetos literários e dark no mesmo destino pelo que este trabalho se revela pertinente quer do ponto de vista concetual, quer de implicações práticas à gestão destes destinos. Por outro lado, a perceção dos residentes é fundamental dado serem parte do destino, da própria oferta turística e fortemente influenciadores da experiência que os turistas vivem. Neste sentido, o presente trabalho pretende analisar a perceção dos residentes de Sintra sobre a Quinta da Regaleira como um destino turístico que oferece uma experiência de Dark Tourism e de Turismo Literário. Para isso, desenvolveu-se um instrumento de medida – questionário – de forma a medir a perceção dos residentes sobre as motivações de procura de Turismo Literário e de Dark Tourism na Quinta da Regaleira e ainda analisar a perceção sobre os impactos do desenvolvimento destes tipos de turismo no destino Sintra. Os resultados obtidos nos 250 inquéritos aplicados aos residentes, estão em linha com a literatura em turismo existente. O trabalho apresenta as implicações destes resultados, as limitações do estudo e traça algumas linhas de investigação futura.