ESEV - DCL - Livro, como editor ou coeditor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCL - Livro, como editor ou coeditor by contributor "Melão, Dulce"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Imaginários Iluminados na Didática do Português. Livro de AtasPublication . Aires de Matos, Isabel; Melão, Dulce; Lopes, Fernando Alexandre de Matos Pereira; Balula, João Paulo; Amante, SusanaEsta publicação enquadra-se no âmbito do projeto Imaginários Iluminados na Didática do Português (PROJ/ CI&DETS/2016/0015) do Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e integra uma seleção de trabalhos apresentados no I Encontro Imaginários a Infância, realizado na Escola Superior de Educação de Viseu em setembro de 2016. O projeto procurou, desde a sua conceção, (re)definir o espaço da Literatura para a Infância nas práticas do Português na Educação Básica. Assim, privilegia-se o espaço educativo e os seus atores como campo de estruturado em diferentes etapas e níveis de consecução. É no primeiro nível que se inclui a organização do Imaginários Iluminados, ao propor identificar usos, representações e funções da Literatura para a Infância em de ação: espaços e cenários educativos, ilustração na era global e representações. Este volume é prefaciado por Fernando Alexandre Lopes e surge organizado a partir de três eixos temáticos Encontro: Literatura para a Infância e espaços educativos; Literatura para a Infância e ilustração na era global; e para a Infância. Publicam-se, assim, sete textos que resultam de uma seleção a partir das dez comunicações no evento, revistos pelos elementos da Comissão Científica do Encontro, a saber: Adelina Castelo, Adriana Isabel Silva, Ana Margarida Ramos, Dulce Melão, Fernando Alexandre Lopes, Francisca Maciel, Isabel Aires de João Paulo Balula, Susana Amante, Sara Reis da Silva, Pedro Balaus Custódio e Sandie Mourão. Os textos conferências de abertura e de encerramento, da autoria de Margarida Morgado e de Gabriela Sotto Mayor, foram incluídos no primeiro eixo temático, Literatura para a Infância e espaços educativos, e no segundo, Literatura para a Infância e ilustração na era global, respetivamente. A realização deste Encontro permitiu debater percursos e tendências e redimensionar o seu papel na Didática do Português (língua materna, língua não materna e língua segunda). Dessa discussão, emergiram contributos teóricos importantes para as práticas de ensino do Português que se materializam e que se podem sintetizar no desenho de um programa de atividades de exploração da Literatura para a Infância na Educação Básica. Do mesmo modo, Iluminar a Literatura para a Infância convidou a conhecê-la, a ilustrá-la, a lê-la e a interpretá-la no seu simbolismo, nas sugestões, nos implícitos e nas linguagens metafóricas, pictóricas e iconográficas. Tais linguagens traduzem identidade, cultura, representações, valores e intertextualidades, conducentes à reflexão. As práticas de ensino convergem para possíveis (re)definições do espaço da Literatura para a Infância na Didática do Português na Educação Básica, materializadas no II Encontro Imaginários Iluminados: era uma vez… a Literatura para a Infância, que se realizou em novembro de 2017.