Repository logo
 

ESEV - DCL - Livro, como editor ou coeditor

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 6 of 6
  • Atas do 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação / 2nd International Congress Perspectives on Education
    Publication . Figueiredo, Maria Pacheco; Silva, Ana Isabel; Rocha, João; Souto E Melo, Ana Luísa; Cardoso, Ana Paula; Ribeiro, António; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Menezes, Luís; Felizardo, Sara
  • Memory, the Transition and the Transnational in Iberia. (Eds.) Susana Relvas, Mark Gant, Siân Edwards. Cambridge Scholars Publishing.
    Publication . Relvas, Susana Rocha; Gant, Mark; Edwards, Siân
    This volume brings together a wide range of innovative research across the diverse field of Iberian Studies. It will be of interest to academic staff and research students, and will also provide a resource for undergraduate projects and for all those wishing to deepen their knowledge of the Iberian countries and their relationships with other parts of the world. The collection includes cutting-edge work in the fields of memory politics and historical revisionism, peninsular dictatorships, the Spanish Civil War, the Francoist legacy and transition to democracy, and colonial and postcolonial transnational exchanges between Iberia and other continents on a global scale. Within these core themes, pressing topics such as migrations, resistance, memory, exile and trauma, violence, sexuality and feminism, and their literary and artistic representations form the core of the volume. The 16 chapters are written by established and early career researchers from Brazil, India, Ireland, Hungary, Portugal, Spain, the UK, and the USA.
  • Livro de publicações e outras atividades de divulgação, JASM: Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior
    Publication . Delplancq, Véronique; Amaro, Cristina; Costa, Ana Maria; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana
    eBook das publicações e outras atividades de divulgação dos trabalhos realizados no âmbito do projeto JASM
  • Livro de Resumos do Olhares sobre a Educação
    Publication . Rocha, João; Ribeiro, António; Menezes, Luís; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula; Silva, Ana Isabel; Figueiredo, Maria
    Volvidos 40 anos do Instituto Politécnico do Viseu, realizou-se, na Escola Superior de Educação, nos dias 20 e 21 de novembro de 2020, em formato virtual, a 8.ª edição de Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education. Este ano, o congresso versou sobre a Pedagogia no ensino superior: Desafios à formação de professores, convidando a uma reflexão e a um debate que abraça diferentes áreas de formação e interseta diferentes problemáticas no contexto educativo atual, focando a pedagogia do ensino superior. À semelhança de edições anteriores, este evento incluiu no seu programa duas conferências plenárias: a primeira, incidindo sobre Aprendizagem no ensino superior, pela voz de Xavier Giménez Font, da Universidade de Barcelona; a segunda, convoca João Pedro da Ponte, da Universidade de Lisboa, com o título Estudos de aula na formação de professores. Esta 8.ª edição teve, também, um painel que revelou cartografias de inclusão no ensino superior e contemplou, ainda, dois espaços abertos à submissão de trabalhos, na forma de pósteres e de comunicações orais que relataram experiências de ensino, realizações educativas, ou projetos de intervenção e investigação. Nesta edição, houve ainda um espaço para dois seminários temáticos que decorreram em sessões paralelas com as comunicações orais. Este livro de resumos procura documentar a vivacidade científica que se viveu durante estes dois dias da 8.ª edição de Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education, sendo de destacar a variedade e a profundidade de perspetivas sobre as questões educativas mais prementes da atualidade.
  • Imaginários Iluminados na Didática do Português. Livro de Atas
    Publication . Aires de Matos, Isabel; Melão, Dulce; Lopes, Fernando Alexandre de Matos Pereira; Balula, João Paulo; Amante, Susana
    Esta publicação enquadra-se no âmbito do projeto Imaginários Iluminados na Didática do Português (PROJ/ CI&DETS/2016/0015) do Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e integra uma seleção de trabalhos apresentados no I Encontro Imaginários a Infância, realizado na Escola Superior de Educação de Viseu em setembro de 2016. O projeto procurou, desde a sua conceção, (re)definir o espaço da Literatura para a Infância nas práticas do Português na Educação Básica. Assim, privilegia-se o espaço educativo e os seus atores como campo de estruturado em diferentes etapas e níveis de consecução. É no primeiro nível que se inclui a organização do Imaginários Iluminados, ao propor identificar usos, representações e funções da Literatura para a Infância em de ação: espaços e cenários educativos, ilustração na era global e representações. Este volume é prefaciado por Fernando Alexandre Lopes e surge organizado a partir de três eixos temáticos Encontro: Literatura para a Infância e espaços educativos; Literatura para a Infância e ilustração na era global; e para a Infância. Publicam-se, assim, sete textos que resultam de uma seleção a partir das dez comunicações no evento, revistos pelos elementos da Comissão Científica do Encontro, a saber: Adelina Castelo, Adriana Isabel Silva, Ana Margarida Ramos, Dulce Melão, Fernando Alexandre Lopes, Francisca Maciel, Isabel Aires de João Paulo Balula, Susana Amante, Sara Reis da Silva, Pedro Balaus Custódio e Sandie Mourão. Os textos conferências de abertura e de encerramento, da autoria de Margarida Morgado e de Gabriela Sotto Mayor, foram incluídos no primeiro eixo temático, Literatura para a Infância e espaços educativos, e no segundo, Literatura para a Infância e ilustração na era global, respetivamente. A realização deste Encontro permitiu debater percursos e tendências e redimensionar o seu papel na Didática do Português (língua materna, língua não materna e língua segunda). Dessa discussão, emergiram contributos teóricos importantes para as práticas de ensino do Português que se materializam e que se podem sintetizar no desenho de um programa de atividades de exploração da Literatura para a Infância na Educação Básica. Do mesmo modo, Iluminar a Literatura para a Infância convidou a conhecê-la, a ilustrá-la, a lê-la e a interpretá-la no seu simbolismo, nas sugestões, nos implícitos e nas linguagens metafóricas, pictóricas e iconográficas. Tais linguagens traduzem identidade, cultura, representações, valores e intertextualidades, conducentes à reflexão. As práticas de ensino convergem para possíveis (re)definições do espaço da Literatura para a Infância na Didática do Português na Educação Básica, materializadas no II Encontro Imaginários Iluminados: era uma vez… a Literatura para a Infância, que se realizou em novembro de 2017.