Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Imaginários Iluminados na Didática do Português. Livro de Atas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Imaginarios_Iluminados_2017.pdf5.98 MBAdobe PDF Download

Authors

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta publicação enquadra-se no âmbito do projeto Imaginários Iluminados na Didática do Português (PROJ/ CI&DETS/2016/0015) do Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e integra uma seleção de trabalhos apresentados no I Encontro Imaginários a Infância, realizado na Escola Superior de Educação de Viseu em setembro de 2016. O projeto procurou, desde a sua conceção, (re)definir o espaço da Literatura para a Infância nas práticas do Português na Educação Básica. Assim, privilegia-se o espaço educativo e os seus atores como campo de estruturado em diferentes etapas e níveis de consecução. É no primeiro nível que se inclui a organização do Imaginários Iluminados, ao propor identificar usos, representações e funções da Literatura para a Infância em de ação: espaços e cenários educativos, ilustração na era global e representações. Este volume é prefaciado por Fernando Alexandre Lopes e surge organizado a partir de três eixos temáticos Encontro: Literatura para a Infância e espaços educativos; Literatura para a Infância e ilustração na era global; e para a Infância. Publicam-se, assim, sete textos que resultam de uma seleção a partir das dez comunicações no evento, revistos pelos elementos da Comissão Científica do Encontro, a saber: Adelina Castelo, Adriana Isabel Silva, Ana Margarida Ramos, Dulce Melão, Fernando Alexandre Lopes, Francisca Maciel, Isabel Aires de João Paulo Balula, Susana Amante, Sara Reis da Silva, Pedro Balaus Custódio e Sandie Mourão. Os textos conferências de abertura e de encerramento, da autoria de Margarida Morgado e de Gabriela Sotto Mayor, foram incluídos no primeiro eixo temático, Literatura para a Infância e espaços educativos, e no segundo, Literatura para a Infância e ilustração na era global, respetivamente. A realização deste Encontro permitiu debater percursos e tendências e redimensionar o seu papel na Didática do Português (língua materna, língua não materna e língua segunda). Dessa discussão, emergiram contributos teóricos importantes para as práticas de ensino do Português que se materializam e que se podem sintetizar no desenho de um programa de atividades de exploração da Literatura para a Infância na Educação Básica. Do mesmo modo, Iluminar a Literatura para a Infância convidou a conhecê-la, a ilustrá-la, a lê-la e a interpretá-la no seu simbolismo, nas sugestões, nos implícitos e nas linguagens metafóricas, pictóricas e iconográficas. Tais linguagens traduzem identidade, cultura, representações, valores e intertextualidades, conducentes à reflexão. As práticas de ensino convergem para possíveis (re)definições do espaço da Literatura para a Infância na Didática do Português na Educação Básica, materializadas no II Encontro Imaginários Iluminados: era uma vez… a Literatura para a Infância, que se realizou em novembro de 2017.

Description

Keywords

didática do português Literatura infantil Educação literária Literatura portuguesa

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação de Viseu

CC License

Altmetrics