Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.98 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta publicação enquadra-se no âmbito do projeto Imaginários Iluminados na Didática do Português (PROJ/
CI&DETS/2016/0015) do Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e integra uma seleção de trabalhos apresentados no I Encontro Imaginários
a Infância, realizado na Escola Superior de Educação de Viseu em setembro de 2016.
O projeto procurou, desde a sua conceção, (re)definir o espaço da Literatura para a Infância nas práticas
do Português na Educação Básica. Assim, privilegia-se o espaço educativo e os seus atores como campo de
estruturado em diferentes etapas e níveis de consecução. É no primeiro nível que se inclui a organização do
Imaginários Iluminados, ao propor identificar usos, representações e funções da Literatura para a Infância em
de ação: espaços e cenários educativos, ilustração na era global e representações.
Este volume é prefaciado por Fernando Alexandre Lopes e surge organizado a partir de três eixos temáticos
Encontro: Literatura para a Infância e espaços educativos; Literatura para a Infância e ilustração na era global; e
para a Infância. Publicam-se, assim, sete textos que resultam de uma seleção a partir das dez comunicações
no evento, revistos pelos elementos da Comissão Científica do Encontro, a saber: Adelina Castelo, Adriana
Isabel Silva, Ana Margarida Ramos, Dulce Melão, Fernando Alexandre Lopes, Francisca Maciel, Isabel Aires de
João Paulo Balula, Susana Amante, Sara Reis da Silva, Pedro Balaus Custódio e Sandie Mourão. Os textos
conferências de abertura e de encerramento, da autoria de Margarida Morgado e de Gabriela Sotto Mayor, foram incluídos no primeiro eixo temático, Literatura para a Infância e espaços educativos, e no segundo, Literatura para a Infância e ilustração na era global, respetivamente.
A realização deste Encontro permitiu debater percursos e tendências e redimensionar o seu papel na Didática do Português (língua materna, língua não materna e língua segunda). Dessa discussão, emergiram contributos teóricos importantes para as práticas de ensino do Português que se materializam e que se podem sintetizar no desenho de um programa de atividades de exploração da Literatura para a Infância na Educação Básica. Do mesmo modo, Iluminar a Literatura para a Infância convidou a conhecê-la, a ilustrá-la, a lê-la e a interpretá-la no seu simbolismo, nas sugestões, nos implícitos e nas linguagens metafóricas, pictóricas e iconográficas. Tais linguagens traduzem identidade, cultura, representações, valores e intertextualidades, conducentes à reflexão. As práticas de ensino convergem para possíveis (re)definições do espaço da Literatura para a Infância na Didática do Português na Educação Básica, materializadas no II Encontro Imaginários Iluminados:
era uma vez… a Literatura para a Infância, que se realizou em novembro de 2017.
Description
Keywords
didática do português Literatura infantil Educação literária Literatura portuguesa
Citation
Publisher
Escola Superior de Educação de Viseu