Departamento de Psicologia e Ciências da Educação (DPCE)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Psicologia e Ciências da Educação (DPCE) by contributor "Lacerda, Carla"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Sentidos - Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias - Livro de ResumosPublication . Araújo, Catarina Liane; Pacheco Figueiredo, Maria; Cardoso, Ana Paula; Felizardo, Sara; Gomes, Cristina Azevedo; Lacerda, Carla; Ramalho, Henrique; Rocha, João; Silva, Ana Isabel; Xavier, PaulaA Escola Superior de Educação de Viseu, em parceria com o Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), o Centro de Competências do TIC do Instituto Politécnico de Viseu (CCTICIPV) e o Centro de Competências do TIC da Universidade do Minho (CCTIC-UM), organizou nos dias 21 e 22 de outubro de 2022 (em formato online), o SENTIDOS - CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO: LITERACIAS, INCLUSÃO E TECNOLOGIAS. Este congresso internacional centrou-se nas problemáticas associadas à promoção da educação inclusiva num contexto de diversidade e pretendeu analisar os diferentes sentidos que influenciam atualmente a educação, nomeadamente as direções, ideias e sensibilidades relativas a questões conceptuais e/operacionais da articulação entre as literacias, a educação inclusiva e tecnologias junto de públicos-alvo diversificados (ex. universitários, profissionais da educação no ativo e científicas), com vista à promoção de um benefício mútuo entre profissionais da educação, investigadores e futuros profissionais da educação. Surgiu num contexto de valorização crescente do humanismo social e académico, enquanto valores comuns essenciais na educação mundial. Tem em consideração que a transformação da educação poderá ocorrer através da mudança de pedagogias, por vezes promovida pelas tecnologias com o intuito de se criar um sentido de cidadania partilhada de colaboração, aceitação da diversidade, empatia e equidade no acesso a informações e recursos. Apresentou como questão base: “Como promover uma Educação inclusiva num contexto de diversidade, com recurso às tecnologias e às literacias?” O congresso incluiu duas conferências plenárias, três painéis temáticos e dois espaços abertos à submissão de pósteres e de comunicações orais na(s) área(s) da Inclusão, Tecnologias e/ou Literacias. Este livro de resumos engloba uma breve descrição dos temas e trabalhos abordados no decurso deste congresso, apresentando uma visão global sobre alguns dos aspetos considerados como relevantes para uma educação inclusiva na atualidade, que envolvem a exploração das tecnologias e das literacias múltiplas presentes no nosso quotidiano.