Browsing by Issue Date, starting with "2022-10"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- A história da matemática na formação e na prática profissional dos professores portuguesesPublication . Pinto, Hélder; martins, ana patrícia; Gomes, Helena Margarida dos Santos VasconcelosO projeto (H)isto é Matemática procura descrever e compreender a utilização da História da Matemática (HM) na prática de ensino da disciplina em Portugal e o trabalho realizado na formação de professores. Ao longo do projeto foram efetuados estudos incidindo na formação em HM (inicial e contínua) de professores de matemática de diferentes ciclos de escolaridade e nas suas conceções e práticas profissionais sobre o uso da HM como ferramenta pedagógica. Efetuou-se um estudo similar incidindo em futuros professores dos anos iniciais, isto é, com o curso de Licenciatura em Educação Básica. No que se segue, apresentamos e comparamos os resultados obtidos nesses estudos; realçamos o facto da HM ser bastante valorizada pelos professores como potencial ferramenta pedagógica, opinião que não se traduz, contudo, numa prática efetiva e continuada em sala de aula, sendo a utilização da HM, em contexto escolar, ainda bastante residual. Estas conclusões, como mostraremos, estão alinhadas com os estudos efetuados em outros países.
- Apontamentos sobre o ensino de Astronomia na Academia Real da Marinha (1779 1837) e Academia Real dos Guardas-Marinhas (1782 1845)Publication . martins, ana patríciaNos finais do século XVIII, sob o reinado de D. Maria I, são fundadas em Lisboa duas academias que habilitavam indivíduos que pretendessem seguir carreira na Marinha de Guerra ou na Marinha Mercante — a Academia Real da Marinha (ARM) e a Academia Real dos Guardas-Marinhas (ARGGMM), criadas em 1779 e 1782. A formação científica que deveriam obter incluía ensinamentos em Astronomia. A parte teórica obtinha-se, nessas escolas, nos últimos anos dos Cursos Mathematicos, sendo complementada com o Curso de lições práticas do Observatório Real de Marinha, a partir de 1799. Nesta comunicação reunimos elementos que permitem traçar um panorama do ensino em Astronomia ministrado na ARM e na ARGGMM até 1837 e 1845, quando são sucedidas pela Escola Politécnica e pela Escola Naval, respectivamente. Teremos em linha de conta planos de estudos, legislação em vigor, compêndios em uso nessas academias, bem como documentação de arquivos.
- Sentidos - Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias - Livro de ResumosPublication . Araújo, Catarina Liane; Pacheco Figueiredo, Maria; Cardoso, Ana Paula; Felizardo, Sara; Gomes, Cristina Azevedo; Lacerda, Carla; Ramalho, Henrique; Rocha, João; Silva, Ana Isabel; Xavier, PaulaA Escola Superior de Educação de Viseu, em parceria com o Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), o Centro de Competências do TIC do Instituto Politécnico de Viseu (CCTICIPV) e o Centro de Competências do TIC da Universidade do Minho (CCTIC-UM), organizou nos dias 21 e 22 de outubro de 2022 (em formato online), o SENTIDOS - CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO: LITERACIAS, INCLUSÃO E TECNOLOGIAS. Este congresso internacional centrou-se nas problemáticas associadas à promoção da educação inclusiva num contexto de diversidade e pretendeu analisar os diferentes sentidos que influenciam atualmente a educação, nomeadamente as direções, ideias e sensibilidades relativas a questões conceptuais e/operacionais da articulação entre as literacias, a educação inclusiva e tecnologias junto de públicos-alvo diversificados (ex. universitários, profissionais da educação no ativo e científicas), com vista à promoção de um benefício mútuo entre profissionais da educação, investigadores e futuros profissionais da educação. Surgiu num contexto de valorização crescente do humanismo social e académico, enquanto valores comuns essenciais na educação mundial. Tem em consideração que a transformação da educação poderá ocorrer através da mudança de pedagogias, por vezes promovida pelas tecnologias com o intuito de se criar um sentido de cidadania partilhada de colaboração, aceitação da diversidade, empatia e equidade no acesso a informações e recursos. Apresentou como questão base: “Como promover uma Educação inclusiva num contexto de diversidade, com recurso às tecnologias e às literacias?” O congresso incluiu duas conferências plenárias, três painéis temáticos e dois espaços abertos à submissão de pósteres e de comunicações orais na(s) área(s) da Inclusão, Tecnologias e/ou Literacias. Este livro de resumos engloba uma breve descrição dos temas e trabalhos abordados no decurso deste congresso, apresentando uma visão global sobre alguns dos aspetos considerados como relevantes para uma educação inclusiva na atualidade, que envolvem a exploração das tecnologias e das literacias múltiplas presentes no nosso quotidiano.
- Foreword to the Special Issue on Advanced IoT Technologies in AgriculturePublication . Gonçalves, Pedro; Pedreiras, Paulo; Monteiro, AntónioIn recent decades, the perception of the impact of humanity’s ecological footprint has changed dramatically; it is now widely recognized that natural resources are limited and sensitive, and that their indiscriminate use is unsustainable and deeply impacts the well-being of people, animals and plants [1,2,3]. The awareness that in order to reverse this problem, we must Reduce, Reuse, and Recycle, leads to the emergence of new and disruptive paradigms in most aspects of human activity, including agriculture [4,5]. In fact, agriculture has a tremendous impact on food supplies for the world, but also on the environment, and can compromise the ecological balance, thus, endangering sustainability [6]. The search for new methodologies applied to agricultural production addresses recent technologies, most of which arise from the Internet of Things (IoT), enabling a massive and unprecedented deployment of digital devices and services in a range of application domains that always increases [6,7,8]. This trend, commonly referred to as Smart Farm, Precision Livestock Farm or Farm 4.0, consists of the use of a wide range of sensors that monitor the evolution of the impacted conditions in agriculture, transmitting these data through communication systems, typically wirelessly. These data are then analyzed, often using Artificial Intelligence techniques, supporting management decisions with the goal to optimize agricultural production, including economical aspects such as productivity, quality and profitability, and sustainability [9,10]. The management of agricultural processes is based on accurate information, both on current conditions and on the forecast of future developments, and it allows for gains in the efficiency of agricultural processes, both in terms of economics and environmental impact [7]. Indeed, we intend with this Special Issue on Advanced IoT Technologies in Agriculture to present developments in research, focusing on the application of new methods to pinpoint or solve problems and constraints in agriculture and livestock production, based on IoT, making use of emerging technologies such as large data, sensor networks, image analysis, unmanned aerial vehicles (UAV), mobile applications, cloud computing, robots or artificial intelligence. Examples of the application of such technologies to irrigation, fertilization, seeding, soil management, pest and disease detection, animal feeding, breeding and welfare, impacting on farming productivity, profit and environment sustainability, are also welcome.
- Antecedentes e consequências do Brand Hate e a influência dos traços de personalidadePublication . Silva, Rémi Santos da; Amaro, Suzanne Fonseca; Ferreira, Bruno MorgadoA relação entre os consumidores e as marcas é um tema cada vez mais relevante, especialmente no que diz respeito ao impacto das emoções negativas nas avaliações e decisões dos consumidores. O ódio é a emoção mais negativa que um consumidor pode ter para com uma marca, levando a um relacionamento extremamente negativo ao qual vários autores designam de Brand Hate, ou seja, ódio à marca. Dada a importância de aprofundar o estudo das relações entre consumidores e marcas e uma vez que as marcas optam, cada vez mais, por estratégias relacionais, este estudo tem como principal objetivo entender a influência dos traços de personalidade no Brand Hate e nas suas relações com os antecedentes e consequências. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, tendo-se recorrido a um questionário como método de pesquisa. O tipo de amostragem utilizado para a recolha de dados foi não probabilística por conveniência, tendo sido recolhidas 225 respostas. A análise dos dados realizou-se utilizando o SPSS, o SmartPLS e o NVivo. Verificou-se que o Brand Hate é influenciado significativamente pelas experiências negativas passadas e, principalmente, pela incompatibilidade ideológica. Apurou-se, ainda, que o Brand Hate, tem relações significativas, principalmente, para com a reclamação privada e a mudança de marca, mas também com a vingança e a retaliação para com a marca. No âmbito da influência dos traços de personalidade, os indivíduos que sentem Brand Hate apresentam níveis de afabilidade mais baixos do que os que não sentem. Além disso, o impacto do Brand Hate na reclamação pública é maior em pessoas com índices mais baixos de extroversão, bem como com índices mais baixos de conscienciosidade. Concluiu-se, ainda, que o impacto do Brand Hate na reclamação privada é maior em pessoas com um baixo índice de sinceridade impulsiva, bem como com um baixo índice de desejo de aceitação social. Por último, verificou-se um maior impacto do Brand Hate na mudança de marca em pessoas com baixo índice de desejo de aceitação social. Por fim, são propostas implicações práticas que podem ser úteis a gestores de marca cujas marcas estejam inseridas em setores com maior propensão ao Brand Hate.
- A imagem de Portugal enquanto destino do turismo equestre: estudo das motivações e do perfil da procuraPublication . Barros, Beatriz Lima; Novais, Cristina Maria de Jesus Barroco; Antunes, Joaquim GonçalvesO turismo equestre registou um crescimento significativo ao longo das últimas duas décadas. Este crescimento deve-se em parte à crescente popularidade dos desportos equestres no mundo desenvolvido e, em parte, à necessidade de diversificar a base de rendimentos da indústria equestre. Tomljenović et al. (2018) refere, no entanto, que a investigação tanto da oferta como da procura de turismo equestre é ainda rara, fragmentada e incomparável, atrasando a criação de um corpo coerente de conhecimentos e o desenvolvimento de um modelo conceptual que proporcionaria uma abordagem sistemática à conceção de estratégias de desenvolvimento do turismo equestre, orientando o empreendedorismo e as ações a nível de destinos. O propósito deste trabalho assenta, principalmente, em conhecer o turismo equestre como produto turístico e como forma de turismo em Portugal, desenvolvendo assim o tópico da imagem que Portugal detém enquanto destino de turismo equestre. Pretende-se dar a conhecer o turismo equestre, as suas características, a sua história, como este está representado em território nacional e, também, desenvolver um estudo sobre o perfil do turista equestre atualmente e sobre as suas motivações. A metodologia teve por base uma revisão de literatura prévia e a realização de 4 entrevistas exploratórias a empresas diretamente ligadas à área do turismo equestre. Foram também realizados inquéritos por questionário a turistas que praticam (ou já praticaram) turismo equestre em Portugal, por forma a não só perceber em que patamar se encontra este tipo de turismo atualmente em território nacional, como também poder construir uma base de dados atualizada sobre o turista equestre. Os resultados permitiram perceber que o turista equestre possui diversos motivos que o levam à prática de atividades equestres em Portugal, entre eles a raça dos cavalos (nomeadamente o Puro-Sangue Lusitano), a qualidade e reputação dos serviços, a qualidade das instalações, dos colaboradores, dos instrutores, a proximidade com os cavalos, a gastronomia, a paisagem e a natureza envolvente, o relaxamento e a fuga à rotina.
- The Fishermans Route - Project of sustainability and pedagogical practices.Publication . Soeiro De Carvalho, Ana Branca; Carvalho, Milena; Martins, Susana; Santos, EleonoraThe Fisherman's Route is a collaborative project implemented through training and pedagogical innovation and the integration of final year students from LCTDI (ISCAP-P.Porto) in the curricular unit of Internship for the application of the skills of the Information Professional (IP) for the 21st century. Informational heritage makes it possible to create and enrich tourist activities based on local culture, promoting sustainable and local economic development, as well as safeguarding heritage, through the transfer of knowledge from the IP skills acquired at LCTDI. Through semi-structured interviews with members of the fishing communities of Caxinas and Poça da Barca and the analysis of documents, a survey of the informational heritage linked to fishing practices was carried out. The results of the project are presented, which is assumed as a model for local development, valuing traditions and preserving the informational heritage linked to the fishing activity. The importance of the competences that the IP holds in different work realities is inferred.
- Influence of Age on Relationship with WebsitesPublication . Santos, Sara; Santo, Pedro Espírito; Cardoso, Patrícia Azinheira; Augusto, Luísa; Oliveira, AdrianaE-commerce has grown quickly, and companies seek to attract their target audiences to their websites. The differences in behavior between young people, as users of websites and other older people is real. Thus, this investigation aimed to present an investigation model in order to analyze the determinants of loyalty to the sites and test the influence of age in this relationship. Through a sample of 250 website users, we tested an investigation model, tested through PLS-SEM, which supports the hypothesis that age produces effects in the relationship with the websites. This study is relevant for website managers, since it identifies the need for differentiated users. As impediment and limitations of the study discussed throughout this work.
- O impacto do poder de mercado e das relações bancárias nos custos de financiamento, performance e estrutura de capital das empresas portuguesasPublication . Gonçalves, Marisa Pessoa; Reis, Pedro Manuel Nogueira; Pinto, António Pedro SoaresA tomada de decisão por parte da gestão das empresas para recorrerem a financiamentos bancários necessita de ser bem avaliada, uma vez que trará oscilações nas demonstrações financeiras. Desta forma é crucial compreender de que maneira a relação com os bancos e as condições do mercado bancário poderão afetar a empresa económica e financeiramente. Os objetivos desta dissertação passam por avaliar de que forma o poder do mercado bancário e o poder relativo dos bancos condicionou as empresas portuguesas, nas várias dimensões empresariais (micro, pequena, média e grande empresa), entre o período de 2006 a 2018, considerando os períodos de crise, nomeadamente nos custos de financiamento suportados, na rentabilidade empresarial e na estrutura de capital das empresas. Esta investigação foi elaborada em parceria com o Banco de Portugal que cedeu o programa de estatística STATA, onde foram trabalhados os dados em painel, e que remeteu posteriormente os resultados originais apenas com as informações autorizadas. A metodologia utilizada para o tratamento dos dados foi através de painéis estáticos com efeitos fixos, Pooled OLS e com erros padrão Driscoll-Kraay. Relativamente aos resultados obtidos, revelou-se que quando o poder bancário de mercado aumenta, os encargos financeiros suportados pelas empresas também aumentam, sendo que o poder relativo dos bancos não tem qualquer influência nos mesmos. Tal conclusão também se verificou nos anos de crise. Relativamente ao desempenho empresarial, este aumenta nas PME quando recorre ao crédito bancário em mercados concentrados e diminui quando um banco tem um maior poder relativo. Nos anos de crise, as duas variáveis independentes aumentam a rentabilidade das empresas. Por fim, a estrutura de capital das empresas melhorou quando se verificou um maior poder de mercado, o que também aconteceu nos anos de crise. Mas perante um banco com maior quota, esta variável piorou nas grandes empresas e melhorou nas PME, tal como nos períodos de crise. Pretende-se com esta dissertação auxiliar a gestão das empresas na tomada de decisões bancárias, tendo presente o impacto que terão. Em investigações futuras sugere-se que seja feita uma análise onde sejam incluídos outros indicadores e variáveis, de modo a complementar a informação, tal como as condições de crédito e outros espaços geográficos e temporais.
- How Do Banking Characteristics Influence Companies Debt Features and Performance during COVID-19? A Study of Portuguese FirmsPublication . Reis, Pedro; Pinto, AntónioAbstract: This paper investigates how bank characteristics (market share, principal shareholders, profitability, and size), and the gender of the company’s board members, along with their supervisory abilities, influence the firm’s performance, cost of debt, and leverage. We extracted relevant data from a sample of nearly 18,300 Portuguese companies in 2020 (the pandemic year) to build our model with all the main explanatory variables; then, through the least absolute shrinkage and selection operator estimation, we reduced the variables. The robust ordinary least-squares standard-errors approach was applied by company size. Our findings allowed us to observe the crucial negative role of multiple bank relations, but only on the returns of small companies. A decrease in bank relations led to an increase in debt cost and reduced leverage across larger companies. Profitable banks generate higher company returns, mainly for small companies. Furthermore, the better-informed bank shareholders (management, institutional, or government) persuaded the banks to charge higher interest rates, resulting in a higher leverage ratio for companies of average size. Female board members tended to vote for lower debt ratios due to greater risk aversion, while the opposite was true of male board members. The supervisory capacity of the board in the area of bank relations showed a more substantial link with the increased financing costs of small companies. In brief, bank characteristics and board gender were strongly associated with the financial aggregates of companies relative to their size. This work contributes to the literature by using new bank characteristics and an original variable representing board ability to cope with bank relations. To the best of our knowledge, this is the first study to determine the association of the above characteristics in the Portuguese market relative to company size, and their impact on profitability, cost of debt, and leverage. The company board and banking systems should evaluate the impact of their decisions on corporate activity and make necessary adjustments.