Browsing by resource type "bachelor thesis"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Anãs Castanhas: Entre Estrelas e PlanetasPublication . Carvalheiro, Luis Carlos de OliveiraAs Anãs Castanhas são, actualmente, um dos campos de maior investigação em Astronomia e Astrofísica. Até há bem pouco tempo atrás, as Anãs Castanhas eram tidas como objectos míticos, vagabundos num terreno desconhecido algures entre Estrelas e Planetas. A sua massa era demasiado pequena para que pudessem ser estrelas, mas por outro lado, demasiado grande para que pudessem ser planetas. Assim, esperava-se que fossem ténues, na ordem de um milhar de vezes menos luminosas que o Sol, e relativamente frias, com temperaturas menores que 2500 graus Celsius. Devido à intrínseca fraca luminosidade e baixa temperatura, as Anãs Castanhas não foram descobertas até 1995. Contudo, e actualmente, o número está a crescer rapidamente, graças a pesquisas com telescópios equipados com detectores de infra-vermelhos bastante sensíveis. Estima-se, nos dias de hoje, que as Anãs Castanhas sejam aproximadamente tão numerosas como as estrelas "normais" nas galáxias. Este trabalho pretende ser uma investigação completa e detalhada sobre este tema fascinante.
- "Electricidade no Ensino Secundário" - MonografiaPublication . Tavares, FredericoO presente trabalho insere-se na prova de dissertação da cadeira “Monografia” e tem como tema a “Electricidade no Ensino Secundário”, inserindo-se assim no campo da ciência exacta que é a Física, na sua vertente educacional. Na primeira fase, o trabalho tem como objectivos: - Análise e discussão dos planos curriculares e conteúdos programáticos apresentados pelo Ministério da Educação para o 8º e 10º ano de escolaridade para o tema em questão, quer sob o ponto de vista científico, quer sob o ponto de vista pedagógico; - Análise e discussão de um livro de texto do ensino secundário que aborde o tema “Electricidade” e sua relação com o programa curricular atrás referido sob o ponto de vista científico, pedagógico e didáctico. Na segunda parte, o trabalho tem objectivos tais como: - Análise e discussão dos artigos “Research as a guide for curriculum development: An example form introdutory electricity: Part I - Investigation of Student Understanding” e “Part II - Design of Instructional Strategies”, de McDermott, Lillian e Shaffer, Peter S., Nov. 1992, American Journal of Physics, Nº60, págs. 994-1013; - Contextualizar os artigos analisados no panorama do ensino português, em concordância com os factos analisados e os resultados obtidos nestes artigos e na primeira parte do trabalho de monografia, .fazendo a ligação entre o que foi retirado dos artigos e o panorama do ensino das Ciências Físico-Químicas em Portugal Com este trabalho espera-se obter uma melhor noção do que é o ensino das ciências fisico-químicas, os seus conteúdos e objectivos, o que é ser professor e também as dificuldades que se nos podem deparar. Além disto, espera-se obter um maior esclarecimento sobre o que é um livro de texto dirigido para o ensino da Física, quais os conteúdos a abordar, em que contexto é que os mesmos se inserem na sociedade actual, quais os recursos disponíveis para os alunos e como é abordado o tema “Electricidade” no ensino actual. Pretende-se ainda que este trabalho possa dar um contributo esclarecedor sobre o que são os programas curriculares apresentados pelo Ministério da Educação e de que modo esses mesmos programas se relacionam com as preferências dos alunos e de que modo o aluno encara a ciência, perspectivando assim o que é ser professor, o que é o ensino, como abordar um dado tema, quais as noções a transmitir aos alunos e fazer a respectiva interligação entre programa curricular/livro de texto/aluno. Além disso, com a análise dos artigos atrás referidos e na posse de um certo conhecimento sobre os programas e livros de texto para o ensino, pretende-se identificar quais as dificuldades mais veementes dos alunos e como as esclarecer.
- Estímulo da criatividade em EVT: Perceção do nível de criatividade dos alunos por parte do professorPublication . Malheiro, Rogério Manuel Azevedo; Cardoso, Ana Paula; Rodrigues, PaulaO presente estudo visa dois objetivos essenciais: verificar se os professores de Educação Visual e Tecnológica (EVT) avaliam com objetividade o nível criativo dos seus alunos e, ainda, observar quais as estratégias que estes colocam em prática, de forma a estimular a criatividade dos alunos. De referir, que este estudo foi implementado em 2012, quando existia a disciplina de EVT, que foi, posteriormente, desmembrada em duas outras, a Educação Visual e a Educação Tecnológica, na sequência da revisão da estrutura curricular que entrou em vigor no ano letivo 2012-13. De salientar que esta alteração acarretou também mudanças no regime de docência em par pedagógico, que vigorava aquando da recolha de dados. Para o efeito, recorremos a autores de referência e à legislação em vigor, a fim de perceber o que é a criatividade e o que é ser criativo. Efetuámos também recolha bibliográfica acerca de métodos de estímulo da criatividade, de forma a auxiliar esta prática em contexto educativo. Em termos empíricos, realizámos uma investigação quantitativa, de carácter descritivo e comparativo, com recurso ao inquérito por questionário e ao Teste de Pensamento Criativo de Torrance (TPCT). Relativamente ao primeiro, criámos duas versões, uma aplicada aos professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico, a lecionarem no concelho de Viseu, e a outra administrada aos professores das duas turmas que realizaram o TPCT (uma do 5.º e outra do 6.º ano de escolaridade); esta versão distingue-se da anterior, por ter uma terceira parte em que se pede ao professor para seriar os seus alunos por níveis criativos. Os dados obtidos permitem concluir não há diferenças estatisticamente significativas entre a avaliação da criatividade dos alunos obtida pelo teste de Torrance e o nível criativo atribuído pelos professores e, também, que há concordância na avaliação do nível de criatividade dos alunos pelo par pedagógico. Podemos ainda verificar, relativamente ao estímulo da criatividade dos alunos, que os professores optam, mais frequentemente, por estímulos psicológicos e, menos frequentemente, por estratégias que envolvem a realização de trabalhos/investigação, de forma a desenvolverem a criatividade.
- Maternidade na adolescência - implicações nos processos de socialização e vinculação Mãe-FilhoPublication . Lourenço, Sara Alexandra Rodrigues; Albuquerque, CarlosRESUMO Portugal é o segundo país da Europa com um maior número de casos de gravidez na adolescência, estando este facto associado ao desencadeamento de muitos distúrbios psico-patológicos nesta faixa etária (INE, 2009). Face a este enquadramento, a presente investigação tem como objectivo avaliar a resposta de retração social em bebés de mães adolescentes com sintomatologia depressiva e ansiosa, 3 meses após o parto. Como instrumentos de medida serão utilizados a Escala Bonding, a The Alarm Distress de Bebe Scale (ADBB), a Postpartum Depression Screening Scale (PDSS) e o Inventário da Ansiedade Traço-Estado (IDATE). A amostra desta investigação será constituída por cerca de 150 mães adolescentes e respectivos bebés, residentes no interior da região centro de Portugal. A grande meta subjacente a este projecto de investigação é que o mesmo seja concretizado, de forma a deixar contributos empíricos para futuras estratégias orientadas para a prevenção de depressão e ansiedade no período pós-parto na adolescência, sustentadas pela elaboração de manuais de boas práticas.
- O sentido de número : investigar e agir : experiência de ensino no 1º ano de escolaridadePublication . Gomes, Maria de Fátima Cerqueira; Menezes, Luís; Rodrigues, CátiaResumo Este estudo intitulado “Sentido de número: investigar e agir - Experiência de ensino no 1.º ano de Escolaridade”, enquadra-se na área da Educação Matemática. Tem como objectivos, compreender o modo como alunos do 1.º ano de escolaridade desenvolvem o seu sentido de número mediante a realização de uma cadeia de tarefas; e levar a cabo uma experiência de ensino com produção criativa e reflexiva, para a melhoria da prática pedagógica. Nesta perspectiva, este estudo questiona se os alunos, com base na implementação de um conjunto de experiências numéricas, são capazes de: i) Reconhecer e alargar as suas concepções e utilizações do número; ii) Identificar e desenvolver diversas estratégias de contagem; iii) Reconhecer e desenvolver as relações numéricas (sistemas de referência, representações, composições e decomposições, regularidades); iv) Distinguir e desenvolver estratégias pessoais de cálculo mental; v)Realizar estimativas; vi) Explicar e justificar pensamentos e raciocínios; vii) Partilhar e comunicar as suas experiências matemáticas; viii) Resolver problemas em contextos numéricos, envolvendo os números inteiros não negativos. Para tal, desenvolveu-se uma experiência de ensino, durante o primeiro período do ano lectivo 2010/2011. Efectuou-se uma entrevista inicial para identificar as concepções e conhecimentos prévios dos alunos em torno dos números. De seguida, procedeu-se à implementação da cadeia de tarefas proposta de acordo com os objectivos do estudo e as orientações teóricas e curriculares. E por fim, realizou-se uma última entrevista com o intuito de avaliar o diferencial de respostas comparativamente à primeira. Em termos metodológicos, optou-se por uma investigação qualitativa, com o design de estudo de caso focando um grupo específico de alunos. Por outro lado, assumiu ainda a modalidade de uma investigação-acção ao estudar a própria prática pedagógica. Para a recolha de dados, foram utilizados vários métodos, tais como a observação participante, a entrevista, o “diário de aula” com notas de campo e a recolha documental. A análise e interpretação dos dados colhidos permitiram evidenciar uma evolução no desenvolvimento do sentido de número. Há indícios de que, de um modo geral, os alunos aprofundaram a sua compreensão dos diferentes significados dos números, das suas relações, representações, composições e decomposições, com destreza na sua utilização para a resolução de situações problemáticas. Após a apresentação das principais limitações e dificuldades experienciadas, este estudo finaliza com uma reflexão sobre a intervenção pedagógica, podendo deduzir-se um efeito positivo perante os objectivos pretendidos, contribuindo para o desenvolvimento do sentido de número nestes participantes.