ESSV - UEMC - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSV - UEMC - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas) by Subject "alfabetização"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Alfabetización para los valores en los estudiantes de educación superiorPublication . Cunha, MadalenaIntrodução: A alfabetização para a cidadania ativa é responsabilidade da academia científica, daí ser pertinente o professor contemporâneo obter informação sobre os valores dos estudantes a quem educa. Objetivo: Avaliar os conhecimentos sobre os valores. Metodologia: Estudo descritivo e transversal realizado numa mostra não probabilística com 85 estudantes da Licenciatura do ensino superior português, (média de idades de 20,96 anos). Aplicou-se o Questionário Mapeamento do Conhecimento Ético (QMCE, Cunha, M. et al, 2013). O alfa de Cronbach revelou boa consistência interna, (alfa=.839/.870). Resultados: Os estudantes apresentaram maioritariamente (55.3%) conhecimentos positivos sobre os valores, sendo bons em 40.0% e suficientes em 15.3%. Os homens apresentaram melhores conhecimentos do que as mulheres (♂76.9% vs ♀51.4%), mais representadas no grupo com conhecimentos insuficientes (♀48.6% vs ♂23.1%), contudo sem significância estatística (Chi-Square=2.949: p=.229). Os estudantes com maior formação manifestaram melhores conhecimentos. Conclusões: As propriedades psicométricas do QMCE certificam a sua qualidade, enquanto instrumento a utilizar para a avaliação dos valores em estudantes do ensino superior. Os resultados sugerem que os estudantes possuíam conhecimentos sobre os valores adequados ao ciclo de formação que frequentam, mostrando que a alfabetização de que são alvo promove a capacitação para a futura profissão.