ESSV - UEMC - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)
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Recent Submissions
- Alfabetización para los valores en los estudiantes de educación superiorPublication . Cunha, MadalenaIntrodução: A alfabetização para a cidadania ativa é responsabilidade da academia científica, daí ser pertinente o professor contemporâneo obter informação sobre os valores dos estudantes a quem educa. Objetivo: Avaliar os conhecimentos sobre os valores. Metodologia: Estudo descritivo e transversal realizado numa mostra não probabilística com 85 estudantes da Licenciatura do ensino superior português, (média de idades de 20,96 anos). Aplicou-se o Questionário Mapeamento do Conhecimento Ético (QMCE, Cunha, M. et al, 2013). O alfa de Cronbach revelou boa consistência interna, (alfa=.839/.870). Resultados: Os estudantes apresentaram maioritariamente (55.3%) conhecimentos positivos sobre os valores, sendo bons em 40.0% e suficientes em 15.3%. Os homens apresentaram melhores conhecimentos do que as mulheres (♂76.9% vs ♀51.4%), mais representadas no grupo com conhecimentos insuficientes (♀48.6% vs ♂23.1%), contudo sem significância estatística (Chi-Square=2.949: p=.229). Os estudantes com maior formação manifestaram melhores conhecimentos. Conclusões: As propriedades psicométricas do QMCE certificam a sua qualidade, enquanto instrumento a utilizar para a avaliação dos valores em estudantes do ensino superior. Os resultados sugerem que os estudantes possuíam conhecimentos sobre os valores adequados ao ciclo de formação que frequentam, mostrando que a alfabetização de que são alvo promove a capacitação para a futura profissão.
- Enfermagem na emergência pré-hospitalar: análise das ocorrências da SIV de Pombal em 2013Publication . Oliveira, Amélia; Figueiredo, Andrêa; Neves, Rute; Gonçalves, Sérgio; Domingues, SílviaIntrodução: As ambulâncias SIV, como meio de socorro diferenciado, resultam da necessidade de desenvolver continuamente o SIEM e têm por objetivo melhorar os cuidados de emergência pré-hospitalar prestados à população. A sua criação revelou-se uma estratégia de grande qualidade, tendo merecido por diversas vezes elogios políticos e sociais, trazendo ganhos para a saúde da população. No entanto, ao analisarmos a temática da assistência em emergência pré-hospitalar referente ao contexto SIV, várias questões se colocam: Como se avalia esta melhoria na prestação de cuidados? E este sucesso e qualidade das intervenções realizadas pelos enfermeiros SIV? Métodos: Este trabalho foi elaborado com recurso à análise das estatísticas fornecidas pelo INEM e à reflexão crítica, tendo como ponto de partida a nossa experiência pessoal e a realidade da prática em contexto SIV. Resultados: A SIV de Pombal respondeu a 1104 ocorrências, sendo que os problemas mais frequentes são: alteração do estado de consciência, dispneia, dor torácica e paragem cárdio-respiratória. Salienta-se o aumento do nº de transportes secundários. Conclusão: Os dados estatísticos apresentados referentes à atividade deste meio são relativamente “pobres” em informação relevante para o exercício da nossa profissão no pré-hospitalar, e nada nos dizem sobre as intervenções específicas de enfermagem e o seu resultado na evolução e recuperação da pessoa em situação crítica. A necessidade de criação de indicadores que permitam esta avaliação é urgente! Palavras-chave – Enfermagem; Emergência; Pré-hospitalar; SIV.