ESEV - DPCE - Trabalhos de projecto (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DPCE - Trabalhos de projecto (após aprovados pelo júri) by Subject "Adolescence"
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- Impacto da institucionalização na adolescência: histórias de vidaPublication . Cardoso, Anaísa Raquel Monteiro; Ribeiro, Esperança Jales; Sargento, JoséQuando se fala em situações de risco no seio familiar, a legislação portuguesa prevê, entre outras medidas de promoção e proteção, o acolhimento residencial, de forma a afastar os jovens das situações de perigo a que estão sujeitos. Finda esta medida, os jovens têm de se tornar responsáveis e autónomos. Analisando que a autonomia é uma tarefa desenvolvimental que se fortifica durante adolescência, no presente projeto procuramos estudar como é que as instituições promovem a autonomia e o desenvolvimento nos jovens institucionalizados, preparando-os assim para uma saída apoiada e segura. Neste sentido, este estudo pretende contribuir para a melhor compreensão das vivências associadas à institucionalização. O estudo aqui apresentado recorreu a uma metodologia de histórias de vida, tem o objetivo de explorar o papel da instituição no desenvolvimento dos adolescentes em estudo, partindo do seu próprio ponto de vista. Pretende-se ainda conhecer a perceção que os jovens têm do seu percurso institucional e qual o impacto que a institucionalização teve em si. Neste estudo, a metodologia utilizada foi a entrevista aplicada a cinco sujeitos de ambos os sexos. A análise da temática foi realizada através das seguintes categorias: trajetórias passadas, receção e acolhimento, relações de suporte e afeto, autonomia, ambiente na instituição, regras e relações privilegiadas. Os resultados são apresentados e discutidos tendo por referência as categorias que englobam o acolhimento residencial. Conclui-se que apesar do acolhimento residencial não ser vivenciado como um processo fácil, os entrevistados percecionam o acolhimento como sendo o melhor meio de saírem da situação em que se encontravam, sendo crucial para o seu desenvolvimento, quer de competências pessoais quer profissionais e sociais.