RE - Número 10 - Abril de 1998
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- A educação e o lazerPublication . Marques, Ana IsabelA escola constitui um pilar básico na sociedade para a formação dos indivíduos e da própria comunidade em que se integram. Este atributo da escola é inegável, tanto mais que a maioria das crianças cresce no seio dela. Para Neto (1984), a escola representa o espaço onde se criam condições para promover, de maneira organizada, as aquisições consideradas fundamentais para o normal desenvolvimento da criança. No entanto, parece que a escola se tem empenhado em esquecer que dos 365 dias do ano, os alunos passam cerca de 170 dias na estrutura escolar e que os restantes dias (cerca de 195) correspondem a tempo livre dessa estrutura. A escola parece que quer esquecer essas centenas de horas em que as crianças e os jovens se encontram noutra formação, em autoformação ou mesmo (de)formação. Mas porque não aproveitar as aprendizagens dos alunos durante o tempo extra-escolar? Porque é que a escola teima em não aceitar que uma parte significativa dos conteúdos das aprendizagens escolares são adquiridas voluntariamente pelas crianças e jovens nas suas actividades individuais ou colectivas durante o tempo livre? Será que não há nada de positivo nos interesses dos alunos?
- PEACE - Programa para a Cooperação na Educação entre a Palestina, Europa e AméricaPublication . Silva, SóniaÀ semelhança do que vem acontecendo todos os anos, a EAIE (European Association for International Education) incluiu no programa da sua mais recente conferência anual (Barcelona, Novembro 97) algumas sessões dedicadas ao tratamento de questões várias ligadas ao Ensino Superior na Palestina, em particular as formas de cooperação internacional desenvolvidas nesta região, tendo sido abordados os programas criados para o efeito, nomeadamente o programa PEACE. Com base em alguns documentos resultantes das referidas discussões, serão aqui apresentados alguns traços fundamentais da situação vivida pelas instituições de ensino superior nesta região e a acção da comunidade internacional neste contexto, concretamente a proporcionada por PEACE.
- Reflexões sobre as qualidades da personalização do ensinoPublication . Pimentel, João NogueiraA personalização do ensino é hoje um tema nuclear no pensamento pedagógico e um dos grandes princípios que devem guiar a acção educativa. A natureza pessoal de aprendizagem exige a adaptação de toda a acção educativa às características peculiares de cada indivíduo. A personalização do ensino apresenta-se como a estratégia metodológica mais adequada, constituindo uma resposta válida para a actual situação de crise de valores profundamente radicada na problemática social e económica. A concepção tradicional que postula a existência de um conjunto fixo de conhecimentos, destrezas e atitudes que todo o indivíduo deve aprender e dominar pode transformar-se numa concepção de educação voltada para o desenvolvimento do potencial humano de cada indivíduo, através da adopção do ensino personalizado. Importa, pois, privilegiar uma educação consciente e sistematicamente concebida e realizada em função da consideração permanente de cada indivíduo e não o predomínio de práticas educativas que, face à necessidade de responder às exigências de grande número de alunos, deixe para segundo plano, diluído no grupo, o indivíduo concreto, verdadeiro protagonista da educação.