ESEV - DCDM - Artigo em ata de evento científico nacional
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Browsing ESEV - DCDM - Artigo em ata de evento científico nacional by Subject "Artes Marciais"
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- Os desportos de combate nas aulas de educação físicaPublication . Figueiredo, AbelDesde algum tempo que elogiamos a utilização das situações de Desportos de Combate em aulas de Educação Física, apresentando uma caracterização e uma proposta de fundamentos curriculares coerentes com a actualidade. Essa caracterização pretende não ser redutiva ou antológica: pretende ser uma caracterização estruturalista. Partimos da análise da situação de "luta" (não como modalidade mas como situação) para referenciar a importância das situações duais de oposição em complemento com as situações duais e colectivas de cooperação, e colectivas de oposição, sem esquecer as situações mais ou menos individuais. Pressupomos conceptualmente que as tarefas abertas de responsabilidade individual apelativas à marcialidade sejam instrumentos interessantes para a abordagem curricular a uma diversidade de problemas, entre os quais destacamos: (a) respeito pelo outro, (b) controlo da violência física e seu enquadramento social (o que não pode ser deixado no mundo interior do virtual – jogos, filmes, etc.), (c) estimulação da auto estima (autoconfiança pelo aumento da auto-segurança em situações de luta), (d) meditação e raciocínio lógico (inerente principalmente às artes marciais orientais) e assim, da atenção e concentração em situações de exercitação corporal. Neste trabalho, pretende-se fazer uma breve apresentação da nossa proposta metodológica para a utilização das tarefas de Desportos de Combate nos programas de Educação Física.
- A Formação de Treinadores - Uma Proposta Actual (Karaté)Publication . Figueiredo, AbelA temática da formação de treinadores tem vivido momentos de grande discussão, advindo a sua importância particular da função social que a prática orientada de desporto vem assumindo na sociedade contemporânea, nomeadamente ao nível da educação, saúde e integridade física dos protagonistas em todos os níveis de prestação. Desde há muito tempo que nos temos preocupado em elogiar no desporto em geral, onde poderemos incluir as "artes marciais", e no Karaté em particular, as virtualidades de desenvolvimento biopsicossocial do Homem contemporâneo, quando bem orientado o seu ensino e prática (treino). Numa sociedade em mutação constante, para que os gestores daquele ensino e prática (professores ou treinadores) consolidem educativa e culturalmente o desenvolvimento dos seus praticantes, devem ter desenvolvidas as competências necessárias para se assumirem claramente na dignificação da carreira de treinador de Karaté. O desenvolvimento dessas competências, por um lado, enquadra-se no âmbito educativo e cultural mais geral, e, por outro lado, enquadra-se na estruturação de linhas didáctico-pedagógicas fundamentadoras da intervenção de ensino e treino . Uma e outra vertente (geral e específica) são imprescindíveis para justificar e situar a matéria de ensino e, assim, permitir o consumar dos objectivos pretendidos. A formação cultural e técnico-pedagógica do gestor do ensino e treino é, cada vez mais, assumida como um dos pilares importantes da transformação da situação desportiva actual, estando profundamente relacionada com a concepção da sua função. Nesta comunicação procura-se realçar os fundamentos de uma proposta actual de formação de treinadores.