ESEV - DPCE - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DPCE - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by Subject "2.º ciclo do ensino básico (2.º CEB)"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perspetivas sobre os trabalhos para casa en ciências naturais no 2º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Andreia Filipa Duarte Ferreira da; Cardoso, Ana Paula; Abrantes, IsabelO presente trabalho desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Viseu. Contempla duas partes: uma primeira, onde se inclui uma reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionadas durante quatro semestres; e uma segunda onde se apresenta o trabalho de investigação, que pretende compreender as perspetivas dos professores e alunos sobre os Trabalhos Para Casa (TPC) em Ciências Naturais, no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Assim, na investigação recorremos ao inquérito por questionário e por entrevista na modalidade de focus group. Os questionários foram aplicados a professores de Ciências Naturais e a alunos do 2.º CEB de um Agrupamento de Escolas de Viseu e as entrevistas, subsequentes a uma atividade experimental como TPC, foram aplicadas a quatro grupos de uma turma do 5.º ano de escolaridade. Verificou-se que os professores solicitam semanalmente TPC nesta disciplina, considerando-os muito importantes para o processo de ensino-aprendizagem. Relativamente aos alunos, na sua maioria, realizam os TPC e também os consideram importantes, uma vez que os ajuda a estudar, aumenta a curiosidade e melhora os seus hábitos de estudo. As tarefas que realizam com maior frequência e aquela que os professores também solicitam mais vezes são as fichas do manual escolar. Contudo, com a entrevista, também pudemos constatar que os alunos reagem com mais entusiasmo e motivação a TPC inovadores, fora do contexto tradicional.