CI&DEI - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CI&DEI - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Subject "1.st Cycle of Basic Education"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O trabalho de grupo como fator potenciador de integração curricular no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Pereira, Cândida Filipa Paradela; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoO presente Relatório Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes: na primeira, apresentamos uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada que realizámos ao longo do segundo e do terceiro semestres do Mestrado; na segunda parte, damos a conhecer um estudo empírico que visa compreender em que medida o trabalho de grupo pode ser uma estratégia potenciadora de integração curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Para o efeito, recorremos a material por nós elaborado ao longo do estágio, bem como a autores de referência e à legislação em vigor, com o intuito de refletirmos sobre as nossas práticas e também sobre a metodologia de trabalho de grupo e sobre a relevância da integração curricular no 1.º CEB. Em termos empíricos, efetuámos uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. O mesmo foi elaborado para o efeito e aplicado aos professores do 1.º CEB a lecionarem em turmas de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que os docentes atribuem grande importância à metodologia de trabalho de grupo, mas utilizam-na com uma frequência variável, na sua prática letiva, em sala de aula. Indicam também o trabalho de grupo, incluindo o trabalho a pares, como estratégia bastante utilizada para proceder à integração curricular no 1.º CEB.