ESEV - DPCE - Capítulo em obra internacional, como autor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DPCE - Capítulo em obra internacional, como autor by Subject "aprendizagem"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Photovoice e Educação Social: direitos, voz e fotografias como promotores de aprendizagemPublication . Araújo, Lia; Figueiredo, Maria PachecoO photovoice é uma técnica de investigação-ação participativa, que se insere na metodologia qualitativa, e através da qual as pessoas criam e discutem fotografias como um meio de desencadear mudanças pessoais e comunitárias (Wang et al., 1998). Apesar de o seu uso ser mais associado à área da intervenção social, são várias as experiências no ensino superior com recurso ao photovoice, as quais reportam benefícios significativos (e.g., Malka, 2020), registando-se um considerável aumento nos últimos tempos de pandemia, devido a ser uma metodologia facilmente desenvolvida a distância (Rania et al., 2021). Neste capítulo, apresentamos uma experiência do uso do photovoice com estudantes do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) no âmbito de duas unidades curriculares (uc) do curso de licenciatura em Educação Social, que se iniciou no ano letivo 2014/15 e se mantém até ao presente. Procura-se que a partilha dos princípios, procedimentos e resultados desta experiência, incluindo a opinião de antigos/as estudantes que participaram na mesma, possa inspirar outros/as colegas.