Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Photovoice e Educação Social: direitos, voz e fotografias como promotores de aprendizagem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
livroequipes_photovoice.pdf171.2 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O photovoice é uma técnica de investigação-ação participativa, que se insere na metodologia qualitativa, e através da qual as pessoas criam e discutem fotografias como um meio de desencadear mudanças pessoais e comunitárias (Wang et al., 1998). Apesar de o seu uso ser mais associado à área da intervenção social, são várias as experiências no ensino superior com recurso ao photovoice, as quais reportam benefícios significativos (e.g., Malka, 2020), registando-se um considerável aumento nos últimos tempos de pandemia, devido a ser uma metodologia facilmente desenvolvida a distância (Rania et al., 2021). Neste capítulo, apresentamos uma experiência do uso do photovoice com estudantes do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) no âmbito de duas unidades curriculares (uc) do curso de licenciatura em Educação Social, que se iniciou no ano letivo 2014/15 e se mantém até ao presente. Procura-se que a partilha dos princípios, procedimentos e resultados desta experiência, incluindo a opinião de antigos/as estudantes que participaram na mesma, possa inspirar outros/as colegas.

Description

Keywords

photovoice ensino superior educação social aprendizagem

Citation

Araújo, L. & Figueiredo, M. P. (2022). Photovoice e Educação Social: direitos, voz e fotografias como promotores de aprendizagem. In M. P. Figueiredo, & A. Franco (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp.). Escola Superior de Educação de Viseu.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação de Viseu

CC License

Altmetrics