RE - Número 24 - Outubro de 2001
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing RE - Número 24 - Outubro de 2001 by Subject "Ensino Secundário"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Um Modelo Matemático de Gestão de Recursos HumanosPublication . Santos, JorgeO material que aqui publicamos foi resultado de várias sessões que fizemos no âmbito do Ano Mundial da Matemática em algumas Escolas do Ensino Secundário. Estas sessões tiveram por objectivo mostrar aos alunos uma aplicação da Matemática, tendo em atenção os conhecimentos que os alunos tinham nesse grau de ensino. Deste modo, tentámos arranjar um problema simples que contemplasse algumas situações reais e de dimensão reduzida. O modelo matemático que foi tratado usava apenas equações e inequações e tinha por objectivo a minimização de custos com a contratação de pessoal para serem afectados a um conjunto de horários num hipermercado. Na formulação matemática teve-se em conta algumas normas laborais, assim como o número mínimo de pessoal que devia estar ao serviço em cada período de tempo. Muitos problemas deste tipo que envolvem a formação de horários tem sido tratados quer a nível nacional quer a nível mundial. A nível nacional é de referir alguns trabalhos na recolha de resíduos sólidos municipais [3,4], elaboração de horários escolares [1] e escalonamento de serviços de pessoal tripulante em empresas de transportes de passageiros [2,3,5].