Departamento de Ciências Exactas e Naturais (DCEN)
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Browsing Departamento de Ciências Exactas e Naturais (DCEN) by Subject "1º Ciclo do Ensino Básico"
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- Percursos de intervenção educativa : Um estudo sobre capacidades de visualizaçãoPublication . Figueiredo, Ana Margarida Gomes; Ribeiro, António; Gomes, HelenaResumo O trabalho que se apresenta surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e reflete o processo de práticas, de reflexão e de investigação nos dois níveis de ensino. Através da reflexão para a ação, na ação e, posteriormente, com a concretização das intervenções educativas, delineou-se um estudo, com o intuito de compreender de que modo a realização de um conjunto específico de tarefas matemáticas, concorre para o desenvolvimento de capacidades de visualização. Contudo, após a implementação do 1º teste de visualização definiu-se que a sequência de tarefas incidia sobre o desenvolvimento da memória visual. O estudo foi desenvolvido numa turma do 1º Ano de Escolaridade e optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa numa das suas variantes: o estudo de caso. Os resultados obtidos permitiram concluir que, no caso particular destes alunos e do contexto em que estão inseridos, têm capacidades de visualização espacial em diferentes níveis de desenvolvimento. Ao nível da memória visual e após a implementação de uma sequência de tarefas, pôde concluir-se, ainda, que os alunos, através da resolução do conjunto de tarefas propostas, desenvolveram, de alguma forma, tais capacidades. No entanto, um estudo mais aprofundado permitiria compreender melhor tal evolução.
- O programa de matemática do 1º ciclo do ensino básico : conhecimento, conceções e envolvimento parentalPublication . Conceição, Sandra Cristina Ferreira da; Menezes, LuísEste estudo visa conhecer o que sabem e o que pensam os pais/encarregados de educação (pais/EE) sobre o programa de Matemática do 1.º ciclo do ensino básico (ME, 2007) e compreender o tipo de apoio que dão aos seus educandos no acompanhamento escolar em Matemática, as dificuldades que sentem nesse papel e a forma como percecionam as repercussões da sua ação na aprendizagem desta disciplina pelos seus educandos. O enquadramento teórico está organizado em três partes: conhecimento e conceções, programa de Matemática do 1.º ciclo e envolvimento parental. A metodologia de investigação aproxima-se de uma abordagem mista, tendo-se optado como instrumentos de recolha de dados pelo questionário e pela entrevista. Os participantes do estudo são pais/EE de duas escolas com 1.º ciclo, uma do meio urbano e outra do meio rural (N=237). Os resultados deste estudo mostram que, apesar de alguns pais/EE não terem tido conhecimento do início da implementação deste programa de Matemática, a maioria verificou mudanças nas aprendizagens matemáticas realizadas pelos seus educandos, observadas na interação com eles em casa e nos manuais escolares. As principais alterações que são do conhecimento dos pais/EE prendem-se com o destaque dado às capacidades transversais, como a resolução de problemas e o raciocínio matemático, e no campo dos Números e Operações, as estratégias de cálculo mental. Os pais/EE assinalaram também que este programa apela a um trabalho mais compreensivo e menos mecanizado por parte dos alunos. Assim, em termos de apreciação do programa, os pais/EE têm uma opinião positiva deste documento curricular. O estudo permite também concluir que, em relação ao apoio parental, não se verificam diferenças substanciais entre os pais/EE dos dois meios estudados. Este apoio, dos pais/EE aos seus educandos, é essencialmente prestado em casa, na criação de métodos de trabalho, esclarecimento de dificuldades e ao estabelecimento de horários de estudo. As dificuldades que estes pais/EE evidenciam no apoio que prestam aos seus educandos situam-se nas capacidades transversais (fundamentalmente na resolução de problemas), no cálculo mental e na Geometria. Alguns inquiridos, de ambos os meios, alegam ainda falta de tempo, incompatibilidade de horários ou desconhecimento dos novos métodos de ensino como obstáculos ao seu apoio. No entanto, a maioria concorda com a existência de melhorias nos resultados escolares de Matemática dos seus educandos em virtude da sua ajuda. Apesar das dificuldades manifestadas, os pais/EE consideram que têm um papel importante na aprendizagem dos seus educandos em Matemática. Para os pais/EE participantes no estudo, todo o tipo de ajuda que os seus educandos possam usufruir em casa é útil e fundamental. Os pais/EE referem que os alunos, ao sentirem-se apoiados, tornam-se mais responsáveis, motivados e seguros, ajudando-os também a valorizar a escola. Os pais/EE consideram, ainda, que este acompanhamento é indispensável para o futuro dos educandos.
- Utilização dos Manuais Escolares, por Professores do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Amaral, Mariana Oliveira; Ribeiro, António; Balula, João Paulo RodriguesNum mundo cada vez mais desafiante, à escola é-lhe exigido que, além da construção de conhecimento, se centre na responsabilidade pessoal e social, na tolerância e no respeito. Neste contexto, torna-se determinante a conceção de recursos pedagógicos que privilegiem a aprendizagem por competências, que respeitem a diversidade da sociedade e que promovam a criatividade para a resolução de problemas complexos. O Presente Relatório Final de Estágio, realizado na Escola Superior de Educação de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu, elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino Pré-escolar e do 1ºCEB, respeita duas partes. A primeira parte, diz respeito às reflexões críticas, recorrendo a todo o material elaborado, por nós, ao longo das diversas Práticas de Ensino Supervisionadas (PES) e anos (Pré-escolar/ 1ºCEB), com o objetivo de refletir sobre as mesmas, como o próprio nome indica. Já a segunda parte procura expor o trabalho de investigação realizado que procurou analisar a perspetiva dos professores acerca da utilização de manuais escolares, que tipos de finalidades lhes atribuem e que constrangimentos identificam no seu uso. Os manuais escolares assumem lugar de destaque no ensino desde há vários séculos, tendo alcançado um papel privilegiado, mas igualmente controverso entre a comunidade educativa. No 1º Ciclo do Ensino Básico os manuais escolares configuram, muitas vezes, o principalmente guia programático em sala de aula, inclusive, nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. A presente investigação foi de caráter quantitativo, tendo por base um Questionário criado para o efeito. A amostra (N=23) foi constituída por Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e recolhida a partir de uma plataforma digital online. A maioria dos inquiridos situava-se na faixa etária entre os 41 e 50 anos (39,13%), sendo que 95,7% pertenciam ao sexo feminino. Os principais resultados obtidos, para a totalidade da amostra, referiram-se à importância da utilização dos manuais escolares em sala de aula, acima de tudo, pelo seu papel informativo para os alunos e pela função de orientação programática com que contribuem para o trabalho dos professores. A evolução tecnológica, vivenciada nos dias de hoje, veio complementar a utilização dos manuais escolares com outros recursos didáticos, o que é igualmente um dos aspetos valorizados. Por fim, relativamente ao estado atual da reutilização de manuais escolares no 1º Ciclo do Ensino Básico, a maioria dos participantes considera-a desvantajosa, acima de tudo, por impedir a utilização plena do livro pelos alunos.