Departamento de Ciências Exactas e Naturais (DCEN)
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Browsing Departamento de Ciências Exactas e Naturais (DCEN) by Subject "1.º ano de escolaridade"
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- O sentido de número : investigar e agir : experiência de ensino no 1º ano de escolaridadePublication . Gomes, Maria de Fátima Cerqueira; Menezes, Luís; Rodrigues, CátiaResumo Este estudo intitulado “Sentido de número: investigar e agir - Experiência de ensino no 1.º ano de Escolaridade”, enquadra-se na área da Educação Matemática. Tem como objectivos, compreender o modo como alunos do 1.º ano de escolaridade desenvolvem o seu sentido de número mediante a realização de uma cadeia de tarefas; e levar a cabo uma experiência de ensino com produção criativa e reflexiva, para a melhoria da prática pedagógica. Nesta perspectiva, este estudo questiona se os alunos, com base na implementação de um conjunto de experiências numéricas, são capazes de: i) Reconhecer e alargar as suas concepções e utilizações do número; ii) Identificar e desenvolver diversas estratégias de contagem; iii) Reconhecer e desenvolver as relações numéricas (sistemas de referência, representações, composições e decomposições, regularidades); iv) Distinguir e desenvolver estratégias pessoais de cálculo mental; v)Realizar estimativas; vi) Explicar e justificar pensamentos e raciocínios; vii) Partilhar e comunicar as suas experiências matemáticas; viii) Resolver problemas em contextos numéricos, envolvendo os números inteiros não negativos. Para tal, desenvolveu-se uma experiência de ensino, durante o primeiro período do ano lectivo 2010/2011. Efectuou-se uma entrevista inicial para identificar as concepções e conhecimentos prévios dos alunos em torno dos números. De seguida, procedeu-se à implementação da cadeia de tarefas proposta de acordo com os objectivos do estudo e as orientações teóricas e curriculares. E por fim, realizou-se uma última entrevista com o intuito de avaliar o diferencial de respostas comparativamente à primeira. Em termos metodológicos, optou-se por uma investigação qualitativa, com o design de estudo de caso focando um grupo específico de alunos. Por outro lado, assumiu ainda a modalidade de uma investigação-acção ao estudar a própria prática pedagógica. Para a recolha de dados, foram utilizados vários métodos, tais como a observação participante, a entrevista, o “diário de aula” com notas de campo e a recolha documental. A análise e interpretação dos dados colhidos permitiram evidenciar uma evolução no desenvolvimento do sentido de número. Há indícios de que, de um modo geral, os alunos aprofundaram a sua compreensão dos diferentes significados dos números, das suas relações, representações, composições e decomposições, com destreza na sua utilização para a resolução de situações problemáticas. Após a apresentação das principais limitações e dificuldades experienciadas, este estudo finaliza com uma reflexão sobre a intervenção pedagógica, podendo deduzir-se um efeito positivo perante os objectivos pretendidos, contribuindo para o desenvolvimento do sentido de número nestes participantes.