ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Subject "1.º ciclo do ensino básico."
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Rotina educativa, linguagem e comunicação : relato crítico de práticas e investigação na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Fonseca, Natacha Filipa Coelho da; Matos, Isabel Aires de; Figueiredo, Maria PachecoResumo O presente relatório de estágio tem como objetivo dar a conhecer o percurso desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com enfoque nos processos de formação desenvolvidos em contexto do 1.º ciclo do ensino básico (PES II) e da educação préescolar (PES III). Nesta apreciação, foram consideradas a análise das aprendizagens realizadas e a sua relação com o trabalho investigativo desenvolvido com o estágio na educação pré-escolar. A questão de investigação abordada reflete acerca do potencial de uma rotina educativa baseada no Movimento da Escola Moderna em termos de promoção de aprendizagens relativas à linguagem e comunicação com crianças da educação pré-escolar. Desenvolveu-se um estudo qualitativo de carácter exploratório, em que os dados foram recolhidos através da realização de observação participante, entrevista à educadora de infância, notas de campo e registos áudio. A análise de conteúdo permitiu cruzar dados das diferentes recolhas, articulando momentos específicos da rotina com aprendizagens do domínio da linguagem oral e abordagem à escrita. Os resultados identificam aspetos da rotina educativa com potencial para a promoção do desenvolvimento da linguagem e comunicação. Ao longo do relatório, analisaram-se as competências construídas durante o curso. O próprio processo de elaboração do relatório foi importante para o desenvolvimento de capacidades reflexivas e críticas.