CI&DEI - Artigo em revista científica, indexada ao WoS/Scopus
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- DESPORTO: ESPAÇO DE FORMAÇÃO, MOTIVAÇÃO E BEM-ESTAR. ESTUDO COM JOVENS PRATICANTES DE NATAÇÃOPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Pereira, AnaIntrodução: O desporto perdura na promoção de aprendizagens significativas e bem-estar em crianças e jovens. Pessoas motivadas para atividades desportivas revelam confiança e entusiasmo, repercutindo-se na sua performance, persistência, autoestima e capacidade de concentração. Estar motivado e sentir-se bem são fundamentais para a aprendizagem no meio aquático. Permanecer confortável na água é o primeiro passo para aprender a nadar. Objetivos: Estabelecer o perfil das motivações dos jovens para a prática desportiva; Compreender o comportamento desportivo dos jovens para os orientar numa modalidade tão exigente como a natação. Métodos: O grupo é composto por 86 praticantes de natação desportiva, com idades compreendidas entre 10 e 18 anos. Os dados foram obtidos através do QMAD, versão traduzida e adaptada. Aferiu-se a fiabilidade da escala de avaliação através do coeficiente alfa de Cronbach. As análises descritiva e inferencial foram efetuadas através do software SPSS. Resultados: Os jovens valorizam significativamente as relações pessoais, as amizades, espírito de cooperação e a diversão, como fatores fundamentais para a prática desportiva. A maioria dos participantes considera os fatores inerentes à “saúde” e “bemestar” como “muito importantes”. Não existem diferenças significativas entre sexos, relativamente ao grau de concordância em qualquer das dimensões trabalhadas. Conclusão: É inegável a contribuição do Desporto no desenvolvimento transversal dos jovens, não apenas do ponto de vista físico, como também social e psicológico. A tentativa de compreensão das motivações que conduzem os jovens a praticar Desporto e/ou atividade física constitui um importante catalisador para o combate ao abandono da prática desportiva.
- Variáveis de contexto pessoal e académico como preditoras do abandono escolarPublication . Ferreira, Manuela; Cardoso, Ana Paula; Campos, Sofia; Duarte, João; Guiné, Raquel; Pereira, AndreiaEnquadramento: A complexidade do fenómeno do abandono escolar, perspetivado como a não con clusão do curso frequentado, pressupõe diferentes preditores deste fenómeno. Objetivos: Identificar variáveis preditoras dos motivos de intenção de abandono escolar nos estudan tes do ensino superior. Metodologia: Estudo quantitativo transversal, descritivo-correlacional e analítico, com uma amostra não probabilística por conveniência de 1175 estudantes portugueses. O instrumento de recolha de dados incluiu um questionário sociodemográfico, uma Escala de Motivos de Intenção de Abandono Escolar do Ensino Superior e outras escalas validadas. Resultados: Os resultados obtidos identificam, como variáveis preditoras das quatro dimensões dos motivos de intenção de abandono escolar, a idade e o sexo, a perceção emocional, a performance de aprendizagem e dimensões das vivências académicas dos estudantes. Conclusão: Constata-se a necessidade de apoiar os estudantes ao nível da gestão de expectativas, dotando-os de uma maior capacidade de lidar com as suas perceções emocionais. Sugere-se a criação de medidas de mitigação do abandono escolar atendendo ao seu perfil sociodemográfico e criação de infraestruturas que garantam a qualidade de vida académica.