Unidade de Enfermagem da Criança e do Adolescente (UECA)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Unidade de Enfermagem da Criança e do Adolescente (UECA) by Subject "academic performance"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Variáveis de contexto pessoal e académico como preditoras do abandono escolarPublication . Ferreira, Manuela; Cardoso, Ana Paula; Campos, Sofia; Duarte, João; Guiné, Raquel; Pereira, AndreiaEnquadramento: A complexidade do fenómeno do abandono escolar, perspetivado como a não con clusão do curso frequentado, pressupõe diferentes preditores deste fenómeno. Objetivos: Identificar variáveis preditoras dos motivos de intenção de abandono escolar nos estudan tes do ensino superior. Metodologia: Estudo quantitativo transversal, descritivo-correlacional e analítico, com uma amostra não probabilística por conveniência de 1175 estudantes portugueses. O instrumento de recolha de dados incluiu um questionário sociodemográfico, uma Escala de Motivos de Intenção de Abandono Escolar do Ensino Superior e outras escalas validadas. Resultados: Os resultados obtidos identificam, como variáveis preditoras das quatro dimensões dos motivos de intenção de abandono escolar, a idade e o sexo, a perceção emocional, a performance de aprendizagem e dimensões das vivências académicas dos estudantes. Conclusão: Constata-se a necessidade de apoiar os estudantes ao nível da gestão de expectativas, dotando-os de uma maior capacidade de lidar com as suas perceções emocionais. Sugere-se a criação de medidas de mitigação do abandono escolar atendendo ao seu perfil sociodemográfico e criação de infraestruturas que garantam a qualidade de vida académica.