ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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- O impacto da Covid-19 nas agências de viagens: um estudo na Região Centro de PortugalPublication . Santos, Ana Cristina Loureiro dos; Duque, Ana Sofia Carreira; Vicente, Margarida Alexandra LopesA autora desta dissertação é agente de viagens há muitos anos. A ideia de elaborar um estudo, cujo foco são as agências de viagens na região Centro de Portugal, surge como forma de ajudar este setor de atividade que se depara com sérias dificuldades devido à pandemia da Covid-19. O impacto económico que o surto de Covid-19 teve no setor do turismo, a sua incerteza, persistência e o agravamento dos seus efeitos nas empresas, justificaram a criação de várias medidas de apoio às empresas, pelo Governo português. Os objetivos principais do trabalho são a identificação dos principais impactos da pandemia nas agências de viagens desta região e a análise dos apoios colocados à disposição pelo Estado português e adotados pelas agências de viagens. Espera-se que os resultados proporcionem o desenvolvimento de novas estratégias urgentes para revitalizar este setor. Foi feita uma revisão de literatura onde foram desenvolvidos conceitos como o de agências de viagens, crises que afetaram o setor do turismo, tais como catástrofes naturais, terrorismo e pandemias e ainda os apoios governamentais. O método escolhido foi o inquérito por questionário, que foi enviado por email a 318 agências de viagens da região Centro de Portugal, dos distritos que integram este território: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Guarda e Viseu. Com base nas 68 respostas obtidas, é possível constatar que as agências de viagens tiveram que se adaptar às exigências impostas pela imprevisibilidade e agravamento da pandemia da Covid-19. De modo a fazerem face aos obstáculos, adotaram nos últimos anos algumas das ajudas disponibilizadas pelo Estado português, nomeadamente o layoff, o Programa Apoiar, a Linha de Apoio à Tesouraria para micro e pequenas empresas do Turismo Covid-19 e a Linha e Apoio à Economia Covid-19: Agências de Viagens e Operadores Turísticos. Os resultados deste estudo demonstram que os apoios governamentais são insuficientes e sugerem que deveriam ser dados mais incentivos. Ainda foi possível constatar que o impacto da pandemia pode-se medir em seis níveis: psicológico, na carreira, contabilístico, económico, na procura e no trabalho em rede. Consequentemente, foi possível o desenvolvimento de um instrumento de avaliação desses mesmos níveis, sobre o impacto da pandemia para as empresas.