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RE - Número 28 - Outubro de 2003

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Recent Submissions

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  • Estilo de vida, percepção e estado de saúde em estudantes do instituto politécnico de Viseu: influência da área de formação
    Publication . Albuquerque, Carlos; Matos, Ana Paula Soares
    Recentemente, as ciências sociais e humanas têm dado um contributo importante para o estudo da saúde e do bem estar das populações. Neste contexto pensa-se que uma das principais funções dos profissionais de saúde é ajudar a promover nas pessoas comportamentos saudáveis. Porém, muitos destes profissionais, quando sugerem que, por exemplo, não se beba em excesso, que se faça exercício físico ou que não se fume, etc., em pouco tempo se apercebem e interiorizam que os seus bem intencionados programas de intervenção não têm um resultado satisfatório, não se verificando, muitas vezes, mudanças significativas nos comportamentos dos indivíduos. Assim, para que seja viável promover a aprendizagem de estilos de vida saudáveis não basta a boa vontade e o bom senso. É preciso muito mais. Há que compreender a dinâmica da saúde-doença nas pessoas. Há que conhecer quais os factores – biológicos, sociais e psicológicos – que acentuam a vulnerabilidade e como agir para reforçar a resilience individual.
  • Os jovens na "era do jazz" ou "os belos e os malditos"
    Publication . Lopes, Ana Maria
    Os anos vinte foram anos de grande bulício e agitação em todas as esferas da vida social, cultural, económica e política. Porém, nenhum aspecto foi tão comentado e tratado com auras de maior sensacionalismo do que a dita revolta dos jovens: uma simples alusão aos anos 20 tem o efeito de evocar a primeira visita ao "speakeasy" (bar secreto escondido no subsolo); a primeira experiência sexual - que a privacidade e intimidade do automóvel proporcionavam -; a procura de uma felicidade concreta e imediata, etc. Contudo, a revolta dos jovens constituiu simplesmente o corolário de um desdém pelas condições económico - sociais vigentes, e não se confinou aos Estados Unidos da América, mas atingiu todo o mundo ocidental, em resultado da primeira grande guerra do século. Dado o "boom" na indústria americana, com as suas fábricas gigantescas e ruidosas e a resultante agressividade em larga escala, o culto da elegância nos modos e no porte (que a época anterior favorecera) foi progressivamente abandonado: com guerra ou sem guerra, cada vez se tornava mais difícil para os jovens adoptarem padrões de comportamento que não se ajustassem ao mundo de negócios em que teriam de competir.
  • School curriculum practices: what is the research impact?
    Publication . Gonçalves, Maria Fernanda; Fonseca, Maria de Jesus; Mouraz, Ana Maria
    ABSTRACT The purpose of this paper is to address basic questions about the relationship between the School curriculum theory and practice and the specific educational research that has been developed in it. In recent years the number of Masters and other post-graduate courses has increased in Portugal and has justified the growth of research studies. On the other hand, since 1996 the political agenda has been defined by Projects that intend to promote participant reflection about what to teach in elementary and in secondary schools (Reflexões participadas sobre o currículo do Ensino Básico, Projecto de Gestão Flexível do Currículo, Reorganização Curricular da Educação Básica, Revisão Curricular do Ensino Secundário). We intend to address the ways in which curriculum practices have been seen as research subjects. We will focus our work on a School that has frequently been a research subject. Our purpose is to problematize the relationship between research findings and the School attitude when it faces those findings.RESUMO O recente aumento de pós graduações (Mestrados e outros) e de Cursos de Complemento de Formação para obtenção do grau de licenciatura tem motivado o aparecimento em Portugal de uma razoável quantidade de pequenos estudos de investigação no âmbito da Educação. Cruzado com este facto, as Reflexões participadas sobre o currículo do Ensino Básico e Secundário (iniciadas em 1996 e 1997, respectivamente) e os sequentes Projecto de Gestão Flexível do Currículo, Reorganização Curricular da Educação Básica e Revisão Curricular do Ensino Secundário têm constituído, a par da implementação do Modelo de Gestão Autonómica das Escolas, oportunidades únicas para a investigação, nomeadamente no âmbito conceptual do currículo. Embora muitos destes estudos tenham motivações decorrentes de objectivos académicos que o enquadramento institucional em que foram realizados exige, não deixa de ser pertinente querer conhecer o seu impacto na vida e na prática curricular das Escolas, nomeadamente averiguar da sua capacidade de estímulo à mudança conceptual sobre o currículo praticado.
  • Situações indutoras de stress no trabalho dos enfermeiros em ambiente hospitalar
    Publication . Martins, Maria da Conceição de Almeida
    As situações indutoras de stress no trabalho dos profissionais de saúde, embora sejam, por muitos, reconhecidas, têm sido um pouco descuradas nos estudos de investigação realizados. Sabe-se, porém, que os serviços de saúde, os hospitais em particular, constituem organizações bastante peculiares, concebidas quase exclusivamente em função das necessidades dos utentes. Dotados de sistemas técnicos organizacionais muito próprios , proporcionam aos seus trabalhadores, sejam eles técnicos de saúde ou não, condições de trabalho precárias, sendo, na maior parte das vezes, piores do que as verificadas na grande maioria dos restantes sectores de actividade. Assim sendo, o trabalho em ambiente hospitalar contribui não só para a ocorrência de acidentes de trabalho, como também para desencadear frequentes situações de stress e de fadiga física e mental. Por estas e outras razões, consideramos de grande interesse proceder a uma abordagem dos factores de stress do ambiente de trabalho, particularmente a nível da Organização Hospitalar, e da sua relação com a saúde mental dos indivíduos. Isto, porque as circunstâncias indutoras de stress devem ser identificadas e analisadas adequadamente, para que seja possível uma intervenção eficaz, no sentido de as modificar ou de minimizar os seus efeitos negativos. Antes, porém, de abordarmos algumas das situações de stress, mais comuns na profissão de enfermagem, consideramos de interesse referir algumas características e funções da Organização Hospitalar, bem como os aspectos técnicos e relacionais do trabalho dos profissionais de saúde, preconizada pela OMS no seu "Programa Saúde Para Todos No Ano 2000".
  • Study of the high temperature HYDROLYSIS of POLY(EPSILON-CAPROLACTONE)
    Publication . Guiné, Raquel
    To study the hydrolytic degradation of poly(e-caprolactone) (PCL) some samples were kept in water for some days and were weighed daily to determine the weight evolution. In order to accelerate the natural process of hydrolysis the samples were maintained in a heated thermal bath. From this work it was possible to conclude that the hydrolysation of PCL occurs at high temperatures, around and slightly under its melting point, and that the hydrolysation rate is slightly smaller at 50ºC than at 60ºC.
  • Water solubility of copper sulphate from polymers
    Publication . Guiné, Raquel
    To study the solubility of the copper sulphate in water, different types of tablets were prepared from different polymers with different percentages of CuSO4. The tablets were left in water for some days and the amount of CuSO4 released from the tablets was determined by measuring the absorbency of the final solution. In the first phase of this work 10 samples were prepared, corresponding to two similar sets. The results from these two sets were not much different, and similar samples registered approximately the same amount of CuSO4 in the water. By the seventh day more than the maximum amount of CuSO4 expected was already registered in the solution, meaning that all the copper sulphate present had been transferred from the tablets to the water. To try to get some more information about the influence of various factors on the solubility of the CuSO4, another experiment was carried out and more tablets of different sizes and from different polymers were prepared. From the results obtained it was possible to take some conclusions regarding the way both factors, thickness and type of polymer, influence the release of the copper sulphate from the tablets.
  • Jane Johnson e o discurso feminino para crianças em Inglaterra na primeira metade do século XVIII
    Publication . Vargas, Maria Ester
    Quando Jane Johnson, nascida em Inglaterra em 1706 e falecida em 1759, organizou um conjunto de materiais diversificados para os seus quatro filhos, não podia imaginar que muitos anos mais tarde o seu trabalho viria a ser procurado e analisado por investigadores dispersos pelo mundo. Jane Johnson nunca foi escritora, no sentido que vulgarmente se aplica a este termo, tendo sido desconhecida até há pouco tempo atrás. Com efeito, os seus dados biográficos continuam envoltos em algum mistério, embora se saiba que era filha do Esquire de Warwick, e que casou com o Reverendo Woolsey Johnson em 1737. Só em 1986 é que a sua obra foi detectada na colecção particular de livros para a infância de Elizabeth Ball, residente em Muncie, Indiana, nos Estados Unidos da América. Hoje, é pertença da Universidade de Indiana
  • Estatuto e funções do manual escolar de língua Portuguesa
    Publication . Pinto, Mariana Oliveira
    Na tentativa de identificação do estatuto de que se revestem os manuais escolares no processo de ensino-aprendizagem, estabelecemos, como linha de orientação neste capítulo, a caracterização das suas funções com base em i) concepções teóricas, ii) discursos oficiais e iii) nas práticas lectivas. Consideramos, numa análise inicial, o estatuto e funções do manual escolar em geral, para, posteriormente, nos referirmos ao manual de Língua Portuguesa.
  • Conhecimentos e experiências sexuais dos jovens estudantes do ensino superior
    Publication . Rodrigues, Jorge Manuel Gonçalves
    Nesta parte da dissertação estudámos os conhecimentos, opiniões, comportamentos e experiências sexuais desde a infância à adolescência dos estudantes de enfermagem, do primeiro ano, primeiro semestre. É um estudo retrospectivo / descritivo e transversal que decorreu em 4 escolas superiores de enfermagem do interior do continente (Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Viseu) e noutras tantas escolas de Lisboa. A amostra é por conveniência (não probabilística) e os inquiridos são em número de 235. Na recolha dos dados e, nesta parte do trabalho, só utilizámos o questionário com perguntas fechadas e abertas. Três quartos da amostra estudantil (75.3%) tem idades compreendidas entre os 17 e os 19 anos e a idade dos outros situam - se entre os 20 e os 26 anos. A idade média é de 19 anos com desvio padrão de 1.7 A maioria da amostra (41.70%) é natural da primeira região (distritos de Lisboa e Setúbal), enquanto a segunda região (os 4 distritos do interior) e a terceira (os outros distritos do País) ficam respectivamente com 20.85% e 37.45% da população estudantil. As fontes de informação sexual são muito diversificadas, mas as leituras diversas, com 80.85%, os amigos, com 73.19, os pais, com 72.76%, e os professores, com 52.8%, aparecem como os principais agentes de educação sexual. O conhecimento correcto dos 4 métodos contraceptivos, considerados por nós mais eficazes, situam – se nos parâmetros bom com 89.36%, para a pílula, 87.24%, para o preservativo e suficiente, com 63.80%, para o DIU e 62.20%, para a Laqueação/esterilização. O conhecimento da fisiologia da reprodução (ovulação e orgasmo) situam – se no parâmetro muito bom, com 90.21% e 91.06%, respectivamente, mas o conhecimento do período fértil ficou no parâmetro suficiente, com 58.72% das respostas. A idade da primeira experiência sexual (carícias, abraços e beijos) foi relativamente precoce, pois que 17.1% da população estudantil referiu que foi antes dos 12 anos, enquanto quatro quintos (79.60%) responderam que foi entre os 12 e os 16 anos. Os outros estudantes ou não tiveram experiência sexual (8.1%) ou foi depois dos 16 anos de idade. As relações sexuais são mais comedidas entre os jovens estudantes, mas mesmo assim, mais de um terço (34.9%) responderam que tiveram relações sexuais. A idade média para os rapazes foi aos 15.4 anos e para as raparigas aos 17.3 anos. Palavras Chave: Sexualidade, Informação e Educação Sexual, Experiências Sexuais, Relações Sexuais.
  • Caos e métodos não lineares nos mercados financeiros
    Publication . Tomé, Francisco José Sanches
    O mercado financeiro desempenha um papel preponderante na afectação dos recursos de qualquer economia, ao constituir um ponto de encontro entre os agentes exedentários de liquidez e aqueles que apresentam necessidades de capital. Daí a importância em estudar e compreender o seu funcionamento. A partir dos anos 70, numerosas investigações foram elaboradas com o intuito de verificar se os mercados de capitais são eficientes. Ultimamente, as flutuações generalizadas e a instabilidade dos mercados têm questionado a investigação económica, pondo em causa os processos e métodos tradicionais de o estudar. Neste artigo pretende-se discutir a importância de alguns dos novos desenvolvimentos metodológicos susceptíveis de iluminar a investigação sobre os mercados financeiros.