RE - Número 28 - Outubro de 2003
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- Análise comparativa das nuts ii portuguesasPublication . Martinho, VítorNeste trabalho faz-se uma análise comparativa das NUTs II portuguesas com base em informação estatística disponível no Eurostat e tendo em conta as mais recentes teorias relacionadas com a evolução das economias regionais, nomeadamente, a teoria Keynesiana, a teoria de Crescimento Endógeno e a Nova Geografia Económica. Por isso, este trabalho está dividido em quatro partes, na primeira é efectuada uma pequena introdução, na segunda são apresentadas as variáveis consideradas, na terceira faz-se a análise comparativa dos dados relacionados com a variáveis consideradas e na quarta parte são apresentadas algumas ilações.
- Caos e métodos não lineares nos mercados financeirosPublication . Tomé, Francisco José SanchesO mercado financeiro desempenha um papel preponderante na afectação dos recursos de qualquer economia, ao constituir um ponto de encontro entre os agentes exedentários de liquidez e aqueles que apresentam necessidades de capital. Daí a importância em estudar e compreender o seu funcionamento. A partir dos anos 70, numerosas investigações foram elaboradas com o intuito de verificar se os mercados de capitais são eficientes. Ultimamente, as flutuações generalizadas e a instabilidade dos mercados têm questionado a investigação económica, pondo em causa os processos e métodos tradicionais de o estudar. Neste artigo pretende-se discutir a importância de alguns dos novos desenvolvimentos metodológicos susceptíveis de iluminar a investigação sobre os mercados financeiros.
- Caracterização dos subprodutos da vinificaçãoPublication . Silva, Luís Manuel Lopes Rodrigues daOs subprodutos representam cada vez mais um interesse acrescido do ponto de vista ambiental e, principalmente, económico. Esta importância torna-se ainda mais relevante quando um sector tem elevado peso na economia de um país, como é o sector vitivinícola. Os subprodutos da vinificação caracterizam-se como sendo: o bagaço, as grainhas, o folhelho, o engaço, as borras e o sarro; da sua industrialização surgem diversos produtos, destacando-se a aguardente, o álcool etílico e o ácido tartárico.
- Conhecimentos e experiências sexuais dos jovens estudantes do ensino superiorPublication . Rodrigues, Jorge Manuel GonçalvesNesta parte da dissertação estudámos os conhecimentos, opiniões, comportamentos e experiências sexuais desde a infância à adolescência dos estudantes de enfermagem, do primeiro ano, primeiro semestre. É um estudo retrospectivo / descritivo e transversal que decorreu em 4 escolas superiores de enfermagem do interior do continente (Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Viseu) e noutras tantas escolas de Lisboa. A amostra é por conveniência (não probabilística) e os inquiridos são em número de 235. Na recolha dos dados e, nesta parte do trabalho, só utilizámos o questionário com perguntas fechadas e abertas. Três quartos da amostra estudantil (75.3%) tem idades compreendidas entre os 17 e os 19 anos e a idade dos outros situam - se entre os 20 e os 26 anos. A idade média é de 19 anos com desvio padrão de 1.7 A maioria da amostra (41.70%) é natural da primeira região (distritos de Lisboa e Setúbal), enquanto a segunda região (os 4 distritos do interior) e a terceira (os outros distritos do País) ficam respectivamente com 20.85% e 37.45% da população estudantil. As fontes de informação sexual são muito diversificadas, mas as leituras diversas, com 80.85%, os amigos, com 73.19, os pais, com 72.76%, e os professores, com 52.8%, aparecem como os principais agentes de educação sexual. O conhecimento correcto dos 4 métodos contraceptivos, considerados por nós mais eficazes, situam – se nos parâmetros bom com 89.36%, para a pílula, 87.24%, para o preservativo e suficiente, com 63.80%, para o DIU e 62.20%, para a Laqueação/esterilização. O conhecimento da fisiologia da reprodução (ovulação e orgasmo) situam – se no parâmetro muito bom, com 90.21% e 91.06%, respectivamente, mas o conhecimento do período fértil ficou no parâmetro suficiente, com 58.72% das respostas. A idade da primeira experiência sexual (carícias, abraços e beijos) foi relativamente precoce, pois que 17.1% da população estudantil referiu que foi antes dos 12 anos, enquanto quatro quintos (79.60%) responderam que foi entre os 12 e os 16 anos. Os outros estudantes ou não tiveram experiência sexual (8.1%) ou foi depois dos 16 anos de idade. As relações sexuais são mais comedidas entre os jovens estudantes, mas mesmo assim, mais de um terço (34.9%) responderam que tiveram relações sexuais. A idade média para os rapazes foi aos 15.4 anos e para as raparigas aos 17.3 anos. Palavras Chave: Sexualidade, Informação e Educação Sexual, Experiências Sexuais, Relações Sexuais.
- A deficiência visual no ensino regularPublication . Pereira, Fernando MarquesA convivência do aluno deficiente visual e do professor na sala de aula está longe de ser algo naturalmente aceite, algo comparável à convivência entre um aluno normovisual e o professor. E nem sequer se trata, na maior parte dos casos, de má-vontade por parte do professor ou indisponibilidade do aluno portador de deficiência. Trata-se, tão-somente, da dificuldade de efectivar, na prática, a "Escola Inclusiva", tão sabiamente arquitectada de formas teóricas, à luz da nossa bem intencionada legislação. Não basta decretar a integração do aluno deficiente visual, misturá-lo com outros alunos e um professor para que a sua integração escolar se consiga, nem tão pouco se garanta o desenvolvimento das suas capacidades/aprendizagens; não nos parece sensato olhar para o professor e ver na sua licenciatura uma formação do tipo "pau para toda a colher" nem esperar que cada professor, por motivação intrínseca, busque entre os paus da sua formação, a "colher" que há em si! ! ... Mas também não queiramos que, por cada aluno portador de deficiência que chega à escola, seja admitido um rol de professores "bem preparados" para as diferentes disciplinas - como se se tratassem de "lidadores" para enfrentar a "fera".
- Ensinar a traduzir - uma perspectivaPublication . Sousa, Maria Gil de1996 foi o ano em que teve início no ISCAP o CESE em Tradução Especializada, que viria, depois, a converter-se na actual Licenciatura. Coube-me a mim, dois anos mais tarde, assumir as cadeiras de Tradução de Textos Económicos - Língua Alemã, Tradução de Textos Científicos e Técnicos - Língua Alemã, Linguística - Língua Alemã e Estilística Comparada - Língua Alemã. O curso, segunda etapa da Licenciatura, é, assim, composto por um suporte teórico, em conjunto com aulas práticas, onde se exercitam os conhecimentos previamente adquiridos nas aulas teóricas. Após três semestres de aulas, os alunos desenvolvem um trabalho final, que consiste numa tradução. Inicialmente de uma obra literária, com cerca de cem páginas, o número de páginas foi, entretanto, reduzido para entre 40 a 60 e têm sido apresentados trabalhos de diversa índole 1 ,Tratam-se de trabalhos feitos com bastante maturidade . pelo que talvez se justificasse atribuir-lhe maior valor na sua percentagem final, uma vez que se trata de um esforço em assumir uma postura quase profissional, sendo, sem a menor dúvida, o melhor trabalho que os alunos realizam ao longo de todo o curso.
- Estatuto e funções do manual escolar de língua PortuguesaPublication . Pinto, Mariana OliveiraNa tentativa de identificação do estatuto de que se revestem os manuais escolares no processo de ensino-aprendizagem, estabelecemos, como linha de orientação neste capítulo, a caracterização das suas funções com base em i) concepções teóricas, ii) discursos oficiais e iii) nas práticas lectivas. Consideramos, numa análise inicial, o estatuto e funções do manual escolar em geral, para, posteriormente, nos referirmos ao manual de Língua Portuguesa.
- Estilo de vida, percepção e estado de saúde em estudantes do instituto politécnico de Viseu: influência da área de formaçãoPublication . Albuquerque, Carlos; Matos, Ana Paula SoaresRecentemente, as ciências sociais e humanas têm dado um contributo importante para o estudo da saúde e do bem estar das populações. Neste contexto pensa-se que uma das principais funções dos profissionais de saúde é ajudar a promover nas pessoas comportamentos saudáveis. Porém, muitos destes profissionais, quando sugerem que, por exemplo, não se beba em excesso, que se faça exercício físico ou que não se fume, etc., em pouco tempo se apercebem e interiorizam que os seus bem intencionados programas de intervenção não têm um resultado satisfatório, não se verificando, muitas vezes, mudanças significativas nos comportamentos dos indivíduos. Assim, para que seja viável promover a aprendizagem de estilos de vida saudáveis não basta a boa vontade e o bom senso. É preciso muito mais. Há que compreender a dinâmica da saúde-doença nas pessoas. Há que conhecer quais os factores – biológicos, sociais e psicológicos – que acentuam a vulnerabilidade e como agir para reforçar a resilience individual.
- Jane Johnson e o discurso feminino para crianças em Inglaterra na primeira metade do século XVIIIPublication . Vargas, Maria EsterQuando Jane Johnson, nascida em Inglaterra em 1706 e falecida em 1759, organizou um conjunto de materiais diversificados para os seus quatro filhos, não podia imaginar que muitos anos mais tarde o seu trabalho viria a ser procurado e analisado por investigadores dispersos pelo mundo. Jane Johnson nunca foi escritora, no sentido que vulgarmente se aplica a este termo, tendo sido desconhecida até há pouco tempo atrás. Com efeito, os seus dados biográficos continuam envoltos em algum mistério, embora se saiba que era filha do Esquire de Warwick, e que casou com o Reverendo Woolsey Johnson em 1737. Só em 1986 é que a sua obra foi detectada na colecção particular de livros para a infância de Elizabeth Ball, residente em Muncie, Indiana, nos Estados Unidos da América. Hoje, é pertença da Universidade de Indiana
- Os jovens na "era do jazz" ou "os belos e os malditos"Publication . Lopes, Ana MariaOs anos vinte foram anos de grande bulício e agitação em todas as esferas da vida social, cultural, económica e política. Porém, nenhum aspecto foi tão comentado e tratado com auras de maior sensacionalismo do que a dita revolta dos jovens: uma simples alusão aos anos 20 tem o efeito de evocar a primeira visita ao "speakeasy" (bar secreto escondido no subsolo); a primeira experiência sexual - que a privacidade e intimidade do automóvel proporcionavam -; a procura de uma felicidade concreta e imediata, etc. Contudo, a revolta dos jovens constituiu simplesmente o corolário de um desdém pelas condições económico - sociais vigentes, e não se confinou aos Estados Unidos da América, mas atingiu todo o mundo ocidental, em resultado da primeira grande guerra do século. Dado o "boom" na indústria americana, com as suas fábricas gigantescas e ruidosas e a resultante agressividade em larga escala, o culto da elegância nos modos e no porte (que a época anterior favorecera) foi progressivamente abandonado: com guerra ou sem guerra, cada vez se tornava mais difícil para os jovens adoptarem padrões de comportamento que não se ajustassem ao mundo de negócios em que teriam de competir.