Repository logo
 

RE - Número 17 - Janeiro de 2000

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 18
  • Visita Exploratória ao Wye College
    Publication . Correia, Paula; Martinho, Vítor
    No seguimento de um conjunto de informações que diariamente chega aos nossos gabinetes tivemos conhecimento da existência de um convénio de cooperação entre o ICCTI (Instituto de Cooperação Científica e Tecnológica Internacional) do Ministério da Ciência e Tecnologia e a British Council, para a realização de visitas exploratórias por docentes e investigadores de Portugal e do Reino Unido. Decidimos, então, aproveitar esta iniciativa, pelo que, iniciámos contactos com o Wye College da Universidade de Londres, onde já tínhamos alguns conhecimentos, para organizarmos uma visita exploratória e conhecermos "in loco" a realidade desta Instituição no domínio científico e pedagógico nas áreas da Economia e das Tecnologias Agro-Alimentares, Rurais e Regionais. Estes contactos foram realizados junto do professor Derek Ray que desde a primeira hora se disponibilizou para nos receber com muito agrado. Feitos os contactos concorremos às bolsas do referido convénio e acertámos a visita com êxito na semana de 20 a 27 de Novembro de 1999.
  • Programa Nónio Século XXI
    Publication . Rego, Belmiro; Gomes, Cristina Azevedo; Andrade, Maria do Carmo
    Em Outubro de 1996 o Ministério da Educação lançou o programa Nónio, século XXI. Reflectindo uma preocupação sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação nas Escolas, este programa, através de uma série de medidas, visa uma intervenção no sistema educativo, impulsionadora de novas práticas, onde o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação seja (re)equacionado. Terminado o projecto Minerva no início da década de 90, primeiro esforço desenvolvido pelo Ministério da Educação neste contexto, as profundas mutações tecnológicas da viragem do século reclamavam a concretização de outras medidas.
  • Asociación de Difusión de Educación a Distancia A.D.E.D.
    Publication . Sanches de Rebaudi, María Isabel Cabezudo
    Conscious of the present needs, we enhance the idea of distance education. First, as a project and then as an educational program, in order to train women and children, bearing family and society in mind. A short and specific training that enables students retake abandoned studies was elaborated as the first step. It has been proved that forming an Executive Assistant on a course of MERCOSUR Secretariat would become an efficient intermediate way to a program which will determine new conducts and promote to undertake higher studies. Having achieved this experience as a distance education centre in the city of Mar del Plata. The following characteristics and results have been evaluated: * It is an ethical and social educational work. * It is an educational offer that responds to regional requirements.* The learning-teaching material and tutelage are plurilingual and in accordance with the needs of the countries in which they will be implemented (Argentia, Bolivia, Brasil, Chile and Uruguay). * It focuses on educational quality and makes use of technology, being adaptable to the students' different levels. * With adequate financing, it has the capacity of continuous growth. * It allows the creation of new distance educational centres in the region, enabling the intervening countries to both emit and receive the program. * It teaches the characteristics and prospects of the common markets, considering their assets and liabilities. * It complies with the principles of the last women's conference in China with the objectives of FIMU1, FLAMU2, UNESCO, OREALC, ADED3, meeting the needs of emerging countries. Besides, it expands educational frontier within the frame of globalization and interconnected present day world fostering job insertion4.
  • Recursos Educativos na Internet
    Publication . Andrade, Maria do Carmo; Gomes, Cristina Azevedo
    A Internet é, hoje em dia, uma realidade inquestionável que tem vindo a provocar mudanças rápidas e significativas em quase todos os sectores da nossa sociedade. De facto, a possibilidade de aceder e trocar informação de uma forma rápida e global tem vindo a provocar mudanças significativas na forma como vivemos e como trabalhamos.
  • 19th World Conference on Open Learning and Distance Education
    Publication . Barros, João Pedro Antas de; Cunha, Vasco Oliveira e
    Todos os trabalhos se desenvolveram no Austria Center Vienna, o mais moderno centro de congressos da capital austríaca, adjacente ao complexo das Nações Unidas, na margem esquerda do Danúbio, a menos de quinze minutos de metro do centro da cidade. Com mais de mil e trezentos participantes, na Conferência estiveram representados setenta e nove países, sendo trinta europeus, dezasseis asiáticos, quinze americanos, catorze africanos e quatro da zona do Pacífico. Em termos de representação individual, a Europa, com mais de 57% de presenças, foi a zona do globo mais visível. De salientar, contudo, a presença significativa de um elevado número de representantes de países em busca de desenvolvimento, de todos os continentes, da Letónia à Eslováquia, da Mongólia ao Vietname, da República Dominicana ao Equador, do Botswana à Tunísia, passando pelo Chade e pelo Togo.
  • Programa Sócrates - Acção 5 - Minerva
    Publication . Instituto Politécnico de Viseu
    A Acção MINERVA do programa comunitário SÓCRATES procura promover a cooperação europeia nos domínios da Educação Aberta e à Distância ( EAD) e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na área da Educação. O objectivo geral desta acção é o de apoiar medidas de natureza transversal, de forma a enriquecer outras áreas de actividade promovidas no seio do mesmo programa. O desenvolvimento da EAD, incluindo a utilização de tecnologias da informação e comunicação na educação, é um factor chave que proporciona aos cidadãos um melhor aproveitamento de uma área europeia aberta para a cooperação na educação.
  • Áustria: o País e o seu Sistema Educativo
    Publication . Lopes, Rita Castro
    País Continental da Europa Central, a Áustria vê a maior parte do seu território atravessada pelos Alpes.Com uma paisagem, vegetação e clima muito variados (o que parece estranho para um território tão reduzido), a Áustria foi desde sempre um centro de intercâmbio comercial e cultural, unindo os extremos do Continente Europeu. Outrora império, a Áustria é hoje um estado federal, constituído por nove províncias, que faz fronteira com oito países (Suíça, Lienchtenstein, Alemanha, Republica Checa, Eslováquia, Hungria, Eslovénia e Itália). Com florestas a perder de vista e o Danúbio como pano de fundo, a Áustria não poderia deixar de ser um dos mais desejados destinos turísticos da Europa.
  • O Hipertexto, texto Electrónico: As Identidades Discursivas na Globalidade das Culturas
    Publication . Mendes, Luís
    O texto electrónico, na forma de hipertexto, é um mosaico de todos os discursos possíveis. O seu suporte electrónico e digital permite a maior diversidade de leituras, quer ao nível dos materiais (texto, imagens, som, vídeo; construções diacrónicas e sincrónicas), quer nas interpretações. A globalidade das culturas (identificações étnicas, de grupo, nacionais, de género - gender -, individuais, etc.) encontra aqui a porta para a construção pessoal do discurso de identidade individual. É também de um discurso democrático que se trata.
  • João Pedro Grabato Dias ou a Ousadia Expressional: Um grito neomedieval de um poeta excepcional a inscrever no futuro
    Publication . Sousa, Martim
    Dizer João Pedro Grabato Dias, isto é, não dizer só o transiente verificável e gritar o homem completo e renascentista que foi-é-será António Quadros. Perceber estarmos perante um estranho estrangeiro , que, como o Pessoa de Robert Bréchon, nesse eco onomástico e significante, se esconde, se mostra, se multiplica, se desmultiplica e se projecta no vento para a eternidade da arte. Ainda assim, sendo, reagindo e vincando assertos seus na uita breuis com que os deuses o haveriam de bafejar em aval a uma coonestação para sempre inquestionável. E essa vida curta para tão longo e competente domínio de múltiplos saberes afirma, no rasto de Menandro, que cedo haverão de morrer aqueles a quem os deuses amam.
  • A Concepção Histórico-Social da Relação entre a Realidade e a Produção do Conhecimento Matemático
    Publication . Giardinetto, José Roberto Boettger
    Este artigo apresenta algumas considerações relativas ao processo histórico-social de desenvolvimento da matemática. Trata-se de um trecho da tese de doutoramento do autor (GIARDINETTO,1997). A referida tese sofreu alterações e foi publicada em 1999 pela Editora Autores Associados2 (GIARDINETTO,1999). O trecho da tese (com pequenas adaptações) apresentado neste artigo não está presente no livro publicado.