RE - Número 17 - Janeiro de 2000
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing RE - Número 17 - Janeiro de 2000 by Title
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- 19th World Conference on Open Learning and Distance EducationPublication . Barros, João Pedro Antas de; Cunha, Vasco Oliveira eTodos os trabalhos se desenvolveram no Austria Center Vienna, o mais moderno centro de congressos da capital austríaca, adjacente ao complexo das Nações Unidas, na margem esquerda do Danúbio, a menos de quinze minutos de metro do centro da cidade. Com mais de mil e trezentos participantes, na Conferência estiveram representados setenta e nove países, sendo trinta europeus, dezasseis asiáticos, quinze americanos, catorze africanos e quatro da zona do Pacífico. Em termos de representação individual, a Europa, com mais de 57% de presenças, foi a zona do globo mais visível. De salientar, contudo, a presença significativa de um elevado número de representantes de países em busca de desenvolvimento, de todos os continentes, da Letónia à Eslováquia, da Mongólia ao Vietname, da República Dominicana ao Equador, do Botswana à Tunísia, passando pelo Chade e pelo Togo.
- Asociación de Difusión de Educación a Distancia A.D.E.D.Publication . Sanches de Rebaudi, María Isabel CabezudoConscious of the present needs, we enhance the idea of distance education. First, as a project and then as an educational program, in order to train women and children, bearing family and society in mind. A short and specific training that enables students retake abandoned studies was elaborated as the first step. It has been proved that forming an Executive Assistant on a course of MERCOSUR Secretariat would become an efficient intermediate way to a program which will determine new conducts and promote to undertake higher studies. Having achieved this experience as a distance education centre in the city of Mar del Plata. The following characteristics and results have been evaluated: * It is an ethical and social educational work. * It is an educational offer that responds to regional requirements.* The learning-teaching material and tutelage are plurilingual and in accordance with the needs of the countries in which they will be implemented (Argentia, Bolivia, Brasil, Chile and Uruguay). * It focuses on educational quality and makes use of technology, being adaptable to the students' different levels. * With adequate financing, it has the capacity of continuous growth. * It allows the creation of new distance educational centres in the region, enabling the intervening countries to both emit and receive the program. * It teaches the characteristics and prospects of the common markets, considering their assets and liabilities. * It complies with the principles of the last women's conference in China with the objectives of FIMU1, FLAMU2, UNESCO, OREALC, ADED3, meeting the needs of emerging countries. Besides, it expands educational frontier within the frame of globalization and interconnected present day world fostering job insertion4.
- Áustria: o País e o seu Sistema EducativoPublication . Lopes, Rita CastroPaís Continental da Europa Central, a Áustria vê a maior parte do seu território atravessada pelos Alpes.Com uma paisagem, vegetação e clima muito variados (o que parece estranho para um território tão reduzido), a Áustria foi desde sempre um centro de intercâmbio comercial e cultural, unindo os extremos do Continente Europeu. Outrora império, a Áustria é hoje um estado federal, constituído por nove províncias, que faz fronteira com oito países (Suíça, Lienchtenstein, Alemanha, Republica Checa, Eslováquia, Hungria, Eslovénia e Itália). Com florestas a perder de vista e o Danúbio como pano de fundo, a Áustria não poderia deixar de ser um dos mais desejados destinos turísticos da Europa.
- Breve Introdução à Realização de Investigação na Aula de Matemática: Aproximação do Trabalho dos Alunos ao Trabalho dos MatemáticosPublication . Cunha, Helena MariaO que são actividades de investigação? Começam com questões abertas e requerem que os próprios alunos definam os seus objectivos, conduzam as experiências, decidam o que é conhecimento válido
- A Concepção Histórico-Social da Relação entre a Realidade e a Produção do Conhecimento MatemáticoPublication . Giardinetto, José Roberto BoettgerEste artigo apresenta algumas considerações relativas ao processo histórico-social de desenvolvimento da matemática. Trata-se de um trecho da tese de doutoramento do autor (GIARDINETTO,1997). A referida tese sofreu alterações e foi publicada em 1999 pela Editora Autores Associados2 (GIARDINETTO,1999). O trecho da tese (com pequenas adaptações) apresentado neste artigo não está presente no livro publicado.
- Concepções e Práticas Discursivas do Professor de Matemática: Um Estudo de CasoPublication . Menezes, LuísEste texto, que se enquadra nas comemorações do 2000 - Ano Mundial da Matemática, tem por desiderato relatar o trabalho de investigação, conduzido com o objectivo de estudar, de uma forma inter-relacionada, as concepções dos professores de Matemática, relativas ao ensino e à aprendizagem, e as suas práticas discursivas na sala de aula
- Dificuldades Reveladas por Alunos em Contextos de Aplicação ou Modelação MatemáticaPublication . Tavares, FernandaCom o estudo realizado procurámos identificar, descrever e analisar as dificuldades manifestadas pelos alunos em contexto de resolução de problemas ligados à realidade, procurando perceber a forma como alunos recém-chegados ao ensino superior utilizam os seus conhecimentos matemáticos para resolver situações ligadas à realidade, tendo disponíveis algumas ferramentas computacionais.
- O Hipertexto, texto Electrónico: As Identidades Discursivas na Globalidade das CulturasPublication . Mendes, LuísO texto electrónico, na forma de hipertexto, é um mosaico de todos os discursos possíveis. O seu suporte electrónico e digital permite a maior diversidade de leituras, quer ao nível dos materiais (texto, imagens, som, vídeo; construções diacrónicas e sincrónicas), quer nas interpretações. A globalidade das culturas (identificações étnicas, de grupo, nacionais, de género - gender -, individuais, etc.) encontra aqui a porta para a construção pessoal do discurso de identidade individual. É também de um discurso democrático que se trata.
- João Pedro Grabato Dias ou a Ousadia Expressional: Um grito neomedieval de um poeta excepcional a inscrever no futuroPublication . Sousa, MartimDizer João Pedro Grabato Dias, isto é, não dizer só o transiente verificável e gritar o homem completo e renascentista que foi-é-será António Quadros. Perceber estarmos perante um estranho estrangeiro , que, como o Pessoa de Robert Bréchon, nesse eco onomástico e significante, se esconde, se mostra, se multiplica, se desmultiplica e se projecta no vento para a eternidade da arte. Ainda assim, sendo, reagindo e vincando assertos seus na uita breuis com que os deuses o haveriam de bafejar em aval a uma coonestação para sempre inquestionável. E essa vida curta para tão longo e competente domínio de múltiplos saberes afirma, no rasto de Menandro, que cedo haverão de morrer aqueles a quem os deuses amam.
- Metacognição: Tempo Para Ouvir a nós PrópriosPublication . Figueiredo, Fernando Jorge CostaAparentemente, os versos anteriores em nada se consorciam com assuntos de Educação, não sendo sem estranheza que o leitor percorreu as suas palavras e o matrimónio das suas rimas. O seu propósito vai muito além do prazer da sua leitura, pelo que sugerimos que os releia com mais atenção e se quede por momentos nas ideias que neles se entrançam, não nas ideias do autor, mas nas ideias e nos sentimentos que floriram em si mesmo aquando da leitura. Pense agora na última oportunidade que concedeu a si mesmo de reflectir nos seus próprios pensamentos e emoções!...