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Madalena Jesus Cunha Nunes, Maria

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  • Estudo comparativo da perceção de resiliência por pais e crianças adolescentes
    Publication . Aparício, Graça; Ferreira, Manuela; Duarte, João; Silva, Ernestina; Cunha, Madalena; Bica, Isabel; Albuquerque, Carlos; Cabral, Lídia
    Objetivo: Caracterizar a auto-perceção de resiliência das crianças e adolescentes; analisar as diferenças na perceção dos pais e sua relação com algumas variáveis de contexto sociodemográfico. Métodos: Estudo transversal realizado no âmbito do Projeto MaiSaúdeMental, numa amostra não probabilística de conveniência de 567 crianças e adolescentes, 50,6% do sexo feminino, idade entre 9-17 anos (média=12,40; Dp= 1,59 anos) de escolas do ensino básico da região centro de Portugal e 592 pais (média idade=40,43 anos; Dp= 2,58 anos). Utilizou-se um questionário de caracterização sociodemográfica e a subescala Internal Assets do Healthy Kids Resilience Assessment Module (versão 6.0), adaptada à população Portuguesa por Martins (2005), composta por 18 itens e seis dimensões. Resultados: Das crianças / adolescentes 78,8% moravam com os pais. Dos progenitores a maioria tinha entre 40 e 41 anos. A resiliência foi classificada como moderada por 47,8%, das crianças / adolescentes, numa distribuição idêntica pelos pais. O test-t mostrou que as crianças têm uma auto-percepção mais positiva de resiliência, face à percepção dos pais, com diferenças significativas em todas as dimensões (p <0,000). Os pais mais jovens têm uma perceção mais positiva da resiliência dos filhos, mas apenas significativa na empatia (p = 0,036) e resolução de problemas (p = 0,001). A resiliência diminuiu significativamente com o aumento da idade e escolaridade e foi mais elevada em crianças que vivem com os pais. Conclusão: Os resultados do estudo evidenciam diferenças entre a perceção de resiliência nas crianças e pais, sendo esta influenciada por características sociodemográficas.
  • Estrutura fatorial da escala de dignidade em doentes com necessidades de cuidados paliativos.
    Publication . Cunha, Madalena; Loureiro, Nuno; Duarte, João; Carvalho, Fátima
    Introdução: A Escala de Dignidade do Doente (The Patient Dignity Inventory) de Chochinov et al., (2008) foi projetada para medir várias fontes de sofrimento relacionadas com a dignidade entre os pacientes que se aproximam do fim de vida. Considerando que alguns doentes poderão estar a sofrer e perecer com diminuição da sua dignidade e que o conhecimento acerca desta problemática é ainda deficitário, impõe-se desenvolver investigação clínica e académica neste domínio.Objetivos: Avaliar as propriedades psicométricas, nomeadamente a estrutura fatorial e a consistência interna; Classificar a dignidade autopercecionada pela pessoa com necessidade de cuidados paliativos.Métodos: Estudo de natureza quantitativa, descritivo correlacional e foco transversal, realizado em contexto paliativo, numa amostra de 83 participantes (50,6% mulheres), com uma média de 70,95 anos.Foi estudada a consistência interna e realizada uma análise fatorial confirmatória da Escala de Dignidade do Doente (The Patient Dignity Inventory), Chochinov et al., 2008).Resultados: O estudo da consistência interna da escala de dignidade confirmou a estrutura original, apresentando 5 fatores: fator 1- Presença de Sintomas (α= 0.902); fator 2 - Sofrimento Existencial (α=0.895); fator 3 - Paz Interior (α= 0.701); fator 4 – Dependência (α=0.872); fator 5 - Suporte Social (α=0.962). O valor de Alfa de Cronbach para o global da Escala de Dignidade do Doente foi de 0,962.Cerca de 73,8% das mulheres e 73,2% dos homens autopercecionam uma dignidade positiva (moderada a elevada).Conclusão: Esta investigação constitui mais um passo no estudo das propriedades psicométricas da Escala de Dignidade do Doente, numa amostra da população portuguesa. O estudo comparativo da presente investigação com os resultados obtidos por Chochinov et al. (2008) revelou que no presente estudo os valores de consistência interna nos vários fatores e na nota global são mais robustos.Os resultados obtidos sugerem que a identificação de fatores preditores da dignidade em pessoas com necessidades paliativas potencia o desenvolver e implementação de estratégias clínicas para a sua promoção o que poderá ser um importante contributo para futuras investigações e prática clínica. 
  • Conhecimentos dos pais perante o seu filho com febre
    Publication . Pereira, Manuela; Bica, I.; Duarte, João; Cunha, Madalena; Albuquerque, Carlos; Batoca Silva, Ernestina
    INTRODUÇÃO A febre, um problema comum na infância, é uma das maiores preocupações dos pais nas situações de doença dos seus filhos, essencialmente pela falta de informação sobre o seu significado. OBJETIVO Identificar as variáveis sociodemográficas que interferem no conhecimento dos pais perante os filhos com febre. MÉTODOS Estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional, numa amostra não probabilística por conveniência, constituída por 360 pais que frequentavam as consultas de vigilância de saúde infantil com os seus filhos, em instituições de saúde públicas da região centro de Portugal. O instrumento de colheita de dados, submetido a validação e pré-teste, foi construído pelos investigadores com base na revisão teórica. RESULTADOS Trata-se de uma amostra com uma média de idade de 34,7 anos (±7,9), maioritariamente feminina (51,7%). Os conhecimentos sobre a febre revelaram-se fracos nos pais com idade ≥ 38 anos (36.2%), a residirem na zona rural (69.3%) e com uma escolaridade até ao 9º ano (53.9%). Os pais com menos de 37 anos (68.2%), a residirem na zona urbana (53.0%) e com o ensino superior (43.3%) revelaram bons conhecimentos. CONCLUSÕES Os resultados revelam a necessidade dos enfermeiros capacitarem os pais para cuidar dos filhos com febre, promovendo a melhoria do nível de literacia em saúde.
  • The factorial structure of the supervisor’s core competencies scale
    Publication . Cunha, Madalena; Duarte, João; Albuquerque, Carlos
    Cunha & Albuquerque’s (2017) Supervisor’s Core Competencies Scale (SCoreCS) was designed to assess the ideal skills that college students expect their mentor teacher to master. The development of educational pedagogic and academic research in this field is of vital importance considering the lack of updated background knowledge of this topic. In view of this, the following question was raised: What is the Supervisor’s Core Competencies Scale internal consistency quality? This study sought to evaluate the psychometric properties, namely the factorial structure and the internal consistency of the Supervisor’s Core Competencies Scale. A cross - sectional study was conducted, after the Ethics Committee’s approval. The internal consistency study and the confirmatory factor analysis of the SCoreCS were developed using a sample of 306 students (81.7% of them were women) with an average age of 21.15. The SCoreCS internal consistency study revealed the existence of three (3) factors/subscales: 1) Personal Factors (α=0.979); 2) Interpersonal/Communication Factors (α=0.946); and 3) Performance Factors (α=0.936). A Cronbach's alpha coefficient of 0.972 was found for the global 21-items SCoreCS. Female students value the supervisor’s personal competencies more, while male students prefer the interpersonal competencies which revealed statistically significant differences. The youngest students (≤19) value all the different kinds of competencies which revealed statistically significant differences when compared to the other age groups. This research constitutes a first step in the study of the psychometric properties of the SCoreCS using a sample of the Portuguese population. The values of internal consistency in the different subscales and in the global score were found to be quite robust. The results suggest that the identification of personal, interpersonal/communicational and performance competencies should be considered in the assessment of the teachers' pedagogical practices. These findings will also foster the development of future research that will support a more contemporary pedagogical supervision in which innovation would be applied to college didactics.