Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mistaPublication . Sousa, Catarina Carneiro de; Rodrigues, Paula; Rito, Pedro NevesA atividade “Educação e Cocriaçãono Metaverso numa abordagem mista”, realizou-se no âmbito do Projeto IPV Inova e Inclui visando desenvolver um simulador em ambiente virtual de representaçãodo Instituto Politécnico de Viseu. Para criar este espaço imersivo, foram dinamizadasworkshopsde cocriaçãotransversais e multidisciplinares em ambientes virtuais colaborativos e criativos.Propomos uma análise especulativa dos resultados dos processos de ensino-aprendizagem destas workshopsà luz do entendimento tridimensional da imersãoformulado por Morgado (2022),para compreender onde podemos situar este caso em termos da imersão pelo sistema, da imersão pela narrativa, e da imersão pela agência. Consideramos que estefoi um caso de aprendizagem imersiva com elevados níveis de imersão nos três eixos, destacando-se a imersão pelo sistema e pela agência.
- IPVerso, Education and Co-CreationPublication . Sousa, Catarina Carneiro de; Rodrigues, Paula
- IPVerso, Educação e CocriaçãoPublication . Sousa, Catarina Carneiro de; Rodrigues, PaulaNeste capítulo iremos explicar o que é o simulador IPVerso, em que contexto e como foi desenvolvido, enquanto resultado de uma atividade cocriativa. Explicaremos sucintamente o que se entende por Metaverso e por Ambientes Virtuais Colaborativos Criativos. Vamos abordar os diferentes processos partilhados que desenvolvemos através de diversas workshops e os temas que debatemos nos nossos seminários. Iremos demonstrar que este simulador e as exposições nele patentes são o resultado destes processos cocriativos, comprovando o potencial da utilização do Metaverso em contexto académico