Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 11
  • Infográficos no webjornalismo: um modelo independente de transmissão da notícia online
    Publication . Pereira, Alexandre André Santos; Monteiro, Jean Carlos da Silva; Lobo, Juliana
    Este artigo propõe investigar a utilização da infografia como modelo independente de transmissão da notícia na web. O estudo explora a produção e a distribuição de conteúdo noticioso por meio da criação de infográficos como produto jornalístico independente, através da análise de dois infográficos publicados no Nexo Jornal, uma plataforma brasileira de notícias online. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória que, por meio de levantamento bibliográfico, aborda o webjornalismo, suas gerações, linguagens e novos modelos de produção jornalística. Verificou-se que o Nexo Jornal utiliza infográficos de forma independente, possibilitando a transmissão visual do conteúdo noticioso aos seus leitores, muito embora não demande de todas as potencialidades que esse formato de publicação oferece.
  • Digital Communication Strategy and Tourism: Examining Spanish Media Coverage About Portugal as a Tourist Destination
    Publication . Veríssimo, Medéia; Lobo, Juliana; Martínez Hernández, Ángela; João Vidal Carvalho; António Abreu; Pedro Liberato; Alejandro Peña
    Online media can influence tourists’ decisions and help build the image of destinations, so monitoring media coverage is a crucial aspect of tracking a destination’s reputation and evaluating the effectiveness of a digital communication strategy. Considering the relationship with international media is part of the Portuguese communication strategy to project its destination image and increase awareness in priority markets, this paper examines Spanish media coverage about Portugal as a tourist destination. For this purpose, the present study scanned Spanish online news over one year, identifying 81 mentions. Different types of online sources (e.g., news portals, online magazines, blogs, and Websites) were analyzed and then described based on several indicators, such as geographic reach, media names, type of coverage, and key messages. Results point to the fact that, although Portugal has been making online media efforts to reinforce its image as a diversified destination in terms of products and places, Spanish media coverage still associates Portugal with sun and sea tourism, mainly referring to destinations such as the Algarve. Therefore, this study aims to bridge the gap between theory and practice by discussing the relevance of digital media to tourism and describing the case of a destination communication strategy.
  • Estratégias institucionais da Universidade de Aveiro (Portugal) em plataformas digitais durante a pandemia de COVID-19
    Publication . Lobo, Juliana; Pinto, Pâmela; Antunes, Maria; Luiziane Silva Saraiva; Orlando Costa Gonçalves Júnior; Paulo Henrique Leal Soares; Ricardo Ferreira Freitas
    Este estudo se propõe a identificar as estratégias de comunicação utilizadas pela Universidade de Aveiro (UA), localizada em Portugal, para dialogar com os seus stakeholders nos primeiros meses da pandemia de COVID-19 de 2020. Pretendeu-se mapear os públicos para os quais foram destinadas as ações comunicacionais e apontar as ferramentas digitais utilizadas pela universidade para alcançar o seu público-alvo. A questão de partida da pesquisa foi como a UA utilizou as plataformas digitais para se comunicar com seus stakeholders, entre março a junho de 2020, na pandemia da COVID-19? Parte-se da hipótese de que a UA priorizou ferramentas externas de diálogo para repassar informações ao público.
  • Plataformas digitais, cultura audiovisual e memória: os festivais de cinema do Norte e Nordeste do Brasil
    Publication . Lobo, Juliana; Ramos, Januária Oliveira; Antunes, Maria João
    This paper aims at discussing the role of digital platforms in preserving memory and in recording information related to film festivals to users. The study is based on the systematization of film festivals that are held on a regular basis in the North and Northeast regions of Brazil and reviews the integrated digital platforms (websites, Facebook pages, blogs etc.) of each festival. Data analyzed was retrieved from the National Film Agency (ANCINE) and the Kinoforum Guide. Final sample mapped 66 film festivals or exhibitions in all nine states of the Northeast region and 12 events in six states of the North region. Netnography was used as a method to analyze digital environments that host information about the film festivals, considering for that purpose, four categories of analysis: updating content, search resources, types of interaction and elements of memory. The provision of online information demonstrated that digital media is still underutilized by festivals and cinema promoters, mainly due to an elementary use of digital platforms resources.
  • Comunicação digital e estratégia de redes sociais em hotelaria: o caso da rede Marriott International.
    Publication . Veríssimo, Medéia; Lobo, Juliana; Bruno Carriço Reis; Ana Paula Castela
    O turismo é uma indústria globalizante e um fenómeno, tanto a nível económico como social. É, assim, importante saber o que motiva, nos dias de hoje, os indivíduos a um trânsito permanente. Este nomadismo intermitente, onde cada chegada projeta nova partida, interpela-nos no sentido de percebermos que critérios são tidos em conta para a eleição de um dado destino turístico (em detrimento de tantos outros). Num mundo em que o turismo experiencial se afirma cada vez mais, as redes sociais contribuem para aumentar o valor da experiência dos viajantes, tanto relativamente aos destinos turísticos como aos hotéis, sendo que os agentes do negócio das viagens apostam cada vez mais no Marketing Digital.
  • Designing digital platforms in cultural events: a conceptual framework
    Publication . Lobo, Juliana; Antunes, Maria João
    The rapid technological development together with the communicational revolution brought therefore the collaborative process in the cyberspace. A consequence it is common for the users nowadays to face the challenge of dealing with a random and disorganized information on the web. Within this context, conceptual models emerge as an explicit form of better interpreting, understanding and simplifying the ideas concerning a specific situation. So, this study aims at presenting a conceptual model focused on the information/memory management of cultural events as a way to enhance their preservation. As a qualitativeapproached study it was based on a documental analysis and on focus group sessions conducted with key stakeholders of a film festival in São Luís do Maranhão, Brazil. Results unveil that in the Brazilian film festivals’ scenario, there is still a lack of recorded information, leading to the difficulty in finding and systematizing relevant information. Thus, the conceptual model purposed bridges a gap in literature by contributing with a context-based alternative to the current technological, preservation of information / memory models.
  • Representação da memória e colaboração: a plataforma digital como suporte de preservação da memória cultural.
    Publication . Lobo, Juliana
    Pretende-se uma reflexão sobre a preservação e arquivamento da memória cultural, com a utilização das plataformas digitais online, a partir de exemplos como o caso do museu virtual e colaborativo Museu da Pessoa, e o Portal Porta-Curtas, que exibe e cataloga curta-metragens nacionais brasileiros. Recebe destaque a representação da memória cultural no contexto das plataformas digitais, a partir dos novos recursos tecnológicos, que sugerem a transposição de limites tradicionais ligados à experiência e à rememoração. Considera-se ainda o processo colaborativo online, que surge a partir da mudança de postura do usuário, diante dessas plataformas.
  • Estudio analítico sobre plataformas multimedia de memoria cultural, apoyada en heurísticas de sociabilidad y usabilidad
    Publication . Lobo, Juliana; Antunes, Maria João Lopes
    Se pretende hacer una evaluación analítica de las heurísticas de usabilidad y sociabilidad aplicándolas a la contribución y a la colaboración de plataformas digitales multimedia las cuales están relacionadas con la memoria cultural, como puede ser Museo da Pessoa, Portal Porta Curtas y Proyecto Cidade Velha. Este análisis es financiado por las heurísticas de usabilidad y sociabilidad, desarrolladas por Preece y Shneiderman (2009). Como resultados, se señalan las limitaciones y el potencial de las plataformas refiriéndose a las propias heurísticas, basado en las evaluaciones e investigaciones de los especialistas del doctorado en el área de información y comunicación de plataformas digitales.
  • A internacionalização da educação superior: relações de aproximação entre Brasil e Portugal
    Publication . BASTOS, J. A.; Lobo, Juliana
    Com a globalização, a relação entre as universidades se tornaram mais complexas criando novas conexões, consolidando uma agenda de cooperação internacional, com a transferência de conhecimento cada vez maior, o que torna imperativo compreender o entrelaçamento destas diferentes culturas. Este artigo vem compreender e identificar algumas estratégias e ações no âmbito da internacionalização relatados, por alunos de graduação e pós graduação, matriculados em Instituições de Ensino Superior no Brasil e em Portugal. Para além da revisão bibliográfica que demarca o campo das políticas de internacionalização das IES brasileiras, este estudo também contemplou, a realização de entrevistas semi-estruturadas com alunos de graduação e pós-graduação matriculados em universidades brasileiras e estrangeiras no ano de 2020. Entende-se que a realização deste estudo nos permite compreender melhor as contradições que marcam o contexto da internacionalização das IES brasileiras e estrangeiras, desvelando dificuldades e desafios.
  • Concepção de uma plataforma digital colaborativa para preservação da memória do Festival Guarnicê de Cinema: definição de requisitos funcionais e genéricos.
    Publication . Lobo, Juliana; Antunes, Maria João
    Com o avanço da tecnologia e da revolução comunicacional, que conzequentemente cul- minou com o procezzo colaborativo no cibe- rezpaço, é relativamente comum o utilizador ainda ze deparar com a dezorganização daz informaçõez na web e com a forma aleatória em que eztão dizpoztaz, Az plataformaz digi- taiz zurgem, então, como uma pozzibilidade de partilha na web, utilizadaz, zobretudo, para o lançamento de conteúdo, Taiz modeloz digitaiz também pazzaram a zer utilizadoz como re- pozitórioz para arquivamento e prezervação da memória, inaugurando novoz conceitoz e ideiaz que contribuem para a proteção de informação de um dado ezpaço e tempo, Nezte contexto, o prezente artigo apre- zenta uma reflexão zobre a prezervação e regiztro da memória cultural, com a utilização daz plataformaz digitaiz online, em particular az colaborativaz, propondo–ze o Eeztival Cuarnicê de Cinema (2ão Luíz/Maranhão, Brazil) para o zeu aprofundamento, Ezte feztival foi a baze para a criação de um protótipo de plataforma digital colaborativa, concebido por meio de requizitoz funcionaiz e genéricoz, identificadoz em zezzão de focus group com agentez–alvo do Eeztival e pela análize de outraz plataformaz que pozzuem a mezma finalidade, Como rezultadoz obtidoz, zão aponta- doz oz principaiz requizitoz para a criação de plataformaz que ze deztinem ao regizto de informação e prezervação da memória cultural de feztivaiz de cinema,