Loading...
6 results
Search Results
Now showing 1 - 6 of 6
- Pedagogical affect, student interest, and learning performancePublication . Abrantes, José Luís; Seabra, Cláudia; Lages, Luis FilipeUsing a sample of more than 1000 students, this study reveals that students’ perceived learning depends directly on their interest, pedagogical affect, and their learning performance and indirectly on the student–instructor interaction, the instructor's responsiveness, course organization, the instructor's likeability/concern, and the student's learning performance. Likeability/concern indirectly affects student interest by influencing learning performance. The results yield recommendations for schools, department heads, and university administrators.
- Projecto de criação de um curso superior de turismo na escola superior de tecnologia de Viseu.Publication . Simões, Alfredo; Antunes, Joaquim; Abrantes, José LuísO turismo alcançou uma dimensão que o coloca a par das actividades económicas mais relevantes, prevendo-se que na próxima década se transforme na maior indústria a nível mundial. A dimensão que já atingiu, as suas características peculiares, os efeitos que provoca e as relações que estabelece, transformam-no numa das actividades que melhor pode protagonizar e impulsionar o desenvolvimento económico a nível nacional, regional e local (Cunha, 1994). A Região Centro de Portugal, área de influência da Escola Superior de Tecnologia de Viseu (ESTV), dispõe de grandes potencialidades que podem ser aproveitadas do ponto de vista turístico, sendo necessário, para tal, criar e melhorar as infraestruturas do sector e apostar fortemente nos Recursos Humanos.
- The impact of using non-media information sources on the future use of mass media information sources: The mediating role of expectations fulfillmentPublication . Seabra, Cláudia; Abrantes, José Luís; Lages, Luis FilipeAn empirical study of 350 tourists reveals that using non-media information sources for planning tourist trips influences expectations fulfillment. The use of non-media information sources also has a direct impact on the future use of mass media information sources for future tourist trip planning, as well as an indirect impact through expectations fulfillment. More specifically, the main determinants of expectations fulfillment of local infrastructure are commercial brochures, travel agents and internet; expectations fulfillment of entertainment structures is affected by institutional brochures, travel agents and the internet; future use of mass media sources is influenced by expectations fulfillment of local infrastructure and entertainment structures; this factor is also influenced by past use of institutional brochures and the internet. Discussion centers on the implications of this model to theory and managerial development of tourism and services strategies. Directions for future research are also presented.
- Investir na região de Viseu - Promover a indústria e acelerar o desenvolvimentoPublication . Simões, Alfredo; Abrantes, José Luís; Batista, Rui; Antunes, Joaquim; Santos, DulceNo contexto da Região Centro, o Distrito de Viseu e, em particular, a parte centro-sul "Dão-Lafões" ocupa um espaço próprio com características que fazem deste território um lugar de charneira entre o Interior e o Litoral beirão. Os movimentos demográficos e a actividade empresarial são bem a prova de que estamos em presença de uma realidade sócio-económica distinta e de transição dentro do espaço regional mais amplo.
- Procura de Formação de Nível Superior no Concelho de Viseu.Publication . Simões, Alfredo; Santos, Dulce; Antunes, Joaquim; Abrantes, José LuísAs escolhas vocacionais dos alunos, após a escolaridade obrigatória, encaminham-se, cada vez mais, para a formação de nível superior. As instituições que oferecem esta formação têm hoje um papel determinante a nível global, dado que o aumento das habilitações escolares/académicas da população constitui um dos principais indicadores de desenvolvimento humano e, portanto, de desenvolvimento global sustentado (Murteira, 1993). A nível local, essas instituições conseguem fixar nas suas regiões recursos humanos qualificados os quais se constituem como elementos promotores do desenvolvimento económico e social.
- O marketing e a escola: um exemploPublication . Abrantes, José LuísO Marketing nem sempre foi tido em conta nas relações entre as Escolas e as organizações que serve, nomeadamente aquelas onde no final coloca os alunos que forma. Pretende-se aqui dar um contributo para a discussão deste tema, explicando em primeiro lugar o que é o marketing para, em seguida, se relacionar o marketing com as Escolas e explicar o ponto de partida para a aplicação do marketing nas organizações não lucrativas e, em particular, nos estabelecimentos de ensino. Por último, daremos um exemplo concreto da sua aplicação.