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  • Do vinho ao terroir: Experiências enoturísticas envolventes e transformadoras
    Publication . Kastenholz, Elisabeth; Cunha, Diana; Salvado, Josefina; Barroco, Cristina; Simões, Orlando; Albuquerque, Helena; Carneiro, Maria João
  • Produtos certificados na génese de rotas turísticas Uma oportunidade para conhecer a Região Centro
    Publication . Duque, Ana Sofia; Barroco, Cristina; Martins, Maria de Lurdes
    As rotas turísticas permitem aos visitantes conhecer um determinado território e envolver-se em atividades e experiências subordinadas a um tema comum. A criação destes itinerários é uma importante ferramenta de dinamização dos territórios e tem sido uma forte aposta por parte de vários concelhos e regiões em Portugal. Neste artigo será dado destaque às rotas gastronómicas, cujo principal objetivo é a promoção da gastronomia local e dos produtos endógenos característicos de um determinado território. O ponto de partida para esta investigação foi a pesquisa de produtos alimentares certificados com Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP) ou Especialidade Tradicional Garantida (ETG), associados à região em estudo, neste caso a região Centro de Portugal. Estes produtos tradicionais certificados são elementos-chave para o desenvolvimento da atividade turística, pois os turistas são cada vez mais exigentes, procuram produtos de maior qualidade, uma alimentação saudável e atividades que estimulem a sustentabilidade. Nesse sentido, a combinação entre rotas turísticas e produtos gastronómicos parece ser uma experiência com elevado potencial de crescimento. O objetivo deste trabalho passa pela identificação de rotas turísticas existentes, que tenham como tema um ou mais produtos alimentares certificados. O foco do estudo é a região Centro de Portugal.
  • Female Leadership in Wine Tourism in Portugal
    Publication . Pato, Maria Lúcia; Cunha, Diana; Barroco, Cristina; Cunha, Conceição; Kastenholz, Elisabeth
    Based on data collected from managers of wine tourism businesses in rural areas in Portugal, this study highlights the equal potential of female leadership in wine tourism. Specifically, women’s profiles, management practices and leadership narratives were analyzed and contrasted with corresponding data reported by their male counterparts. Concerning personality traits, no statistical difference between men and women was identified, which was also the case for some management practices, with sustainability concerns being important for both male and female business managers. Differences were found for communication with markets, being dominated by online devices, particularly with social networks in the case of women. As for their leadership position, women further tend to prefer a shared management approach in opposition to a more individualist management style followed by men.