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- Qualidades de um professor eficaz na opinião dos estudantesPublication . Albuquerque, Carlos; Cunha, Madalena; Martins, Rosa; Madureira, Antonio; Andrade, Ana; Ribeiro, Olivério
- Identificação de emoções e sentimentos : estudo exploratório com alunos do ensino básicoPublication . Aparício, Graça; Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Ribeiro, Olivério; Amaral, Odete; Cruz, Carla; Duarte, João; Martins, RosaObjetivo: Avaliar a competência de alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico na identificação e diferenciação de emoções e sentimentos. Métodos: Estudo exploratório de corte transversal, desenvolvido no âmbito do Projeto MaiSaúdeMental com referência CENTRO-01-0145-FEDER-023293, desenvolvido na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal. Foi realizado com uma amostra de conveniência constituída por 101 crianças/ adolescentes. Foi utilizado um questionário de caracterização sociodemográfica e o Inventário de Identificação de Emoções e Sentimentos. Este é um inventário de auto-relato que avalia a capacidade das crianças/ adolescentes identificarem e diferenciarem emoções e sentimentos, partindo de situações quotidianas. É composto por 15 itens que correspondem a 15 situações. A aplicação do questionário decorreu em sala de aula, após uma breve explicação do seu funcionamento e esclarecimento de dúvidas. No tratamento dos dados foi utilizado o programa informático Statistical Package for the Social Sciences ® (SPSS versão 24.0) e efetuada análise descritiva e analítica, considerando-se para análise dos testes o Intervalo de Confiança (IC) a 95% (significância p<0,05). Resultados: Os alunos tinham entre 9 e 15 anos de idade e a maioria (27,7%) frequentava o 8º ano de escolaridade. Globalmente identificam poucas emoções e sentimentos, numa média de 13,36 pontos para um score máximo de identificação emocional de 39, sendo que em média identificam mais emoções e sentimentos positivos (5,11 pontos) do que negativos (4,33 pontos) e neutros (3,91 pontos). Para todas as dimensões os valores médios são mais elevados no sexo feminino e nos alunos de 14 anos, mas apenas significativos em algumas das diferenciações emocionais (p<0,05). Conclusão: Os resultados encontrados vão ao encontro de investigações nesta área, concluindo-se que as crianças e adolescentes apresentaram fraca capacidade de identificação e diferenciação de emoções, evidenciando contudo maior capacidade de diferenciação emocional positiva do que negativa e/ou neutra. Verificou-se ainda que existem maiores competências de diferenciação e identificação emocional no género feminino e que essas competências aumentam com a idade.
- Avaliação do ensino superior na ótica dos estudantes e consequentes propostas de melhoriaPublication . Martins, R.; Ribeiro, Olivério; Albuquerque, Carlos; Andrade, AnaEnquadramento: As Políticas Governamentais actuais identificaram, como objectivo crucial para o Ensino Superior, a avaliação da sua Qualidade. A avaliação da qualidade tem por objecto a qualidade do desempenho dos estabelecimentos de ensino superior em função do cumprimento da sua missão e que, no quadro da evolução para um sistema de ensino baseado no desenvolvimento de competências, tenha em consideração a adequação do ensino ministrado em cada ciclo de estudos às competências cuja aquisição devem assegurar. Para serem bem sucedidas as Instituições do ensino superior devem instituir processos que garantam a auto-reflexão e a auto-avaliação. Assim na prossecução deste objectivo a Escola Superior de Saúde e o Instituto Politécnico de Viseu, validou algumas escalas de opinião dos estudantes sobre o processo ensino-aprendizagem e consequentemente estabeleceu algumas propostas de melhoria. Objectivos: Conhecer a opinião dos Estudantes do 1ºano do Curso de licenciatura em Enfermagem sobre o desempenho pedagógico da instituição e propostas de melhoria disponibilizadas pela Unidade orgânica. Métodos: Estudo descritivo, transversal de caracter quantitativo, aplicado a uma amostra (não probabilística por conveniência), constituída por 124 Estudantes,sendo estes maioritariamente do sexo feminino, com idades médias de 18,3 anos. Resultados: Os dados mostram que os estudantes avaliam de uma forma muito positiva (86,3% afirma considerar muito e totalmente adequado) as dimensões auto-avaliação, natureza da Unidades curriculares, e a implementação dos conteúdos programáticos. Entendem ainda que os aspectos relativos as estratégias de avaliação nºde ECTS e trabalho do estudante, meios informativos gerais, acesso a documentação e medidas de apoio social precisam ser melhorados. Face a esta avaliação as medidas de apoio implementadas foram: • Acesso a várias redes telemáticas, incluindo Bases de Dados Científicas; • Desenvolvimento e implementação da rede interna de comunicação através da Secretaria Virtual (plataforma e-learning: gestão on-line, do processo ensino – aprendizagem, consultas do processo académico, realização de matrículas …); • Acesso alargado ao Serviço de Biblioteca e Documentação com acervo específico para a área científica de Enfermagem e Saúde; • Atendimento ao aluno para além das horas de contacto estipuladas no Plano de Curso; • Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito; • Apoio da Acção social – Bolsas de Estudo para alunos carenciados; Residências com serviços de apoio, (lavandaria… ); Serviço de Refeições “Comparticipadas”;