Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

MOTA ROBOREDO AMANTE, FÁTIMA SUSANA

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal
    Publication . Costa, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro Da; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana; Delplancq, Véronique
    Em 2019/20, nasceu, sob as restrições da COVID-19, o projeto Stepping up to Global Challenges: Empowering Students across the World. As docentes de Inglês de Negócios II (Marketing/ESTG/IPV) ofereceram aos seus alunos oportunidades reais de comunicação em língua inglesa, através de atividades baseadas em tarefas e do recurso a plataformas digitais, em colaboração com pares da Kazimierz Pulaski UTH (Polónia) e da Ege Üniversitesi (Turquia). A segunda edição do projeto decorreu no 2.o semestre de 2020/21, também em cenário de pandemia, e foi, por isso mesmo, dedicada à aprendizagem do inglês através de atividades de combate ao isolamento e de promoção de comportamentos responsáveis, por alunos de Enfermagem da ESS/IPV, de Marketing da ESTG/IPV, da ES de Eletrónica e de Filologia Inglesa da UTH e de vários cursos da Ege Üniversitesi. Neste artigo, pretendemos: a) discutir as vantagens da aprendizagem do inglês recorrendo ao Project-Based Learning (PBL), através de um olhar sobre o exemplo concreto do projeto Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while fighting the outbreak of Covid-19; b) apresentar alguns produtos resultantes do trabalho de co-construção de conhecimento em ambientes multiculturais e, mais importante ainda, interculturais. Lançar-se-á um olhar sobre as narrativas de alunos de contextos diferenciados, desde os cursos frequentados; às instituições distintas e, algumas, distantes; às vivências culturais necessariamente diferentes, permitindo experienciar e partilhar de formas variadas o contexto pandémico que nos obriga ao confinamento, mas não necessariamente ao isolamento, pois urge a criação de pontes – virtuais – que nos permitam ultrapassar fronteiras físicas.
  • Stepping up to Global Challenges (SGC): Empowering Students across the World
    Publication . Amante, Susana; Antunes, Maria José; Dygala, Magdalena; Gökçe, İlkay
    Stepping up to Global Challenges (SGC) aimed to provide students with opportunities for language practice through task-based learning activities and the use of digital platforms for interaction. Marketing students at the Polytechnic of Viseu, Portugal, collaborated with peers from Poland and Turkey, choosing an image on entrepreneurship and posting it on the SGC Facebook page to solicit comments from their own and other groups. This was one of the tasks assigned during the 2nd semester of 2019/20, under the constraints of COVID-19. We analyzed the students' choices, main difficulties, and motivation to persist in learning and improving their skills to share knowledge with (inter)national peers
  • Práticas discursivas de jornalistas portugueses em tempo de COVID-19
    Publication . Freitas, Andreia; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana
    “Quero acreditar que estaremos fortes para esta luta que vai piorar antes de melhorar.” Estas foram as primeiras palavras de Rodrigo Guedes de Carvalho ao encerrar o telejornal da SIC, a 13 de março de 2020. A agenda dos media firmou-se nos boletins diários das entidades de saúde, em Portugal e no mundo, e nas alterações sociais daí decorrentes. As notícias de outros temas escassearam e o jornalismo centrou-se, por um lado, na comunicação da informação sobre a pandemia; por outro, democratizou a sua função de serviço para o público, ao mesmo tempo que redirecionou a função crítica para a função pedagógica. O jornalista passou também a partilhar os impactos da pandemia na sua própria vida, identi!cando-se como um cidadão, representando em si a realidade de muitos portugueses. Jornalistas de vários telejornais apresentam discursos pautados pela emoção e apontamentos de moralidade, orientando a população para comportamentos sem risco associado para o travar do vírus, tanto no cenário português como no cenário internacional. Parece-nos importante analisar este fenómeno atendendo aos discursos sobre a pandemia COVID-19 nos telejornais portugueses, bem como os seus efeitos na sociedade e no jornalismo, objetivado nos seguintes pontos: a) Que discursos de jornalistas, em território nacional, sobre a pandemia se tornaram notícia; b) Qual o impacto destes fenómenos televisivos para a consciência de pandemia; e c) Qual a perceção do cidadão sobre estas práticas discursivas. Foi aplicado um inquérito por questionário à população portuguesa. Concluiu-se que a disseminação destes discursos é coincidente com o efeito perlocutório pretendido de “!car em casa”. As mesmas práticas discursivas permitiram que o jornalista se distancie da sua função e se assuma como cidadão. Este exercício em direto nos telejornais provocou uma sensação de con!ança e aumentou a perceção acerca da importância pedagógica e democrática do jornalista neste cenário de pandemia.
  • Curriculum –Integration of Algorithmic Thinking Skills into Preschool Education
    Publication . Evin Gencel, İlke; Akyüz, Büşra; Kavaklı, Nurdan; Yoleri, Sibel; Licardo, Marta; Vršnik Perše, Tina; Pezak, Jasminka; Figueiredo, Maria Pacheco; Amante, Susana; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Gomes, Cristina Azevedo; Rego, Belmiro; Alves, Valter; Duarte, Rui
    ALGOLITTLE is an EU funded Erasmus+ KA203 project seeking the ways of integrating algorithmic thinking skills into preschool education to cultivate future’s code literates starting from the earliest years. When we consider the COVID-19 outbreak process, while a transformation has been being experienced in every field, education has also been digitalized in a tremendous way. These developments promise the systems digitalized in a more global scale. Therefore, it becomes important to raise individuals with the skills allowing them to keep up with the expectations of the 21st century business world. ALGOLITTLE project consortium consists of 6 partners: İzmir Democracy University (Turkey), Scuola di Robotica (Italy), University of Maribor (Slovenia), University of Rijeka (Croatia), Instituto Politecnico de Viseu (Portugal) and Educloud Ed-Tech (Turkey). The consortium has been developing a curriculum and teaching materials to equip early childhood education undergraduates with the new skills which modern world demands and support them to become competent to meet the requirements of their future professions. Algorithmic thinking skills are defined as thinking about the steps to achieve a determined objective in a clear and detailed way (Brown, 2015). This term was suggested for the first time by Wing (2006) and is based on the studies of Seymour Papert (Papert, 1980, 1991). Wing (2006) claims that algorithmic thinking requires “solving problems, designing systems and understanding human behaviour by benefiting from the basic concepts of computer science”. And this becomes an opportunity in teacher education to ensure undergraduate students gain contemporary and innovative skills.