Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Creation of non-linear storytelling as a tool for learning foreign languages in higher education in Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ATAS_XVI_CIGPP-2021.pdf125.94 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Em 2019/20, nasceu, sob as restrições da COVID-19, o projeto Stepping up to Global Challenges: Empowering Students across the World. As docentes de Inglês de Negócios II (Marketing/ESTG/IPV) ofereceram aos seus alunos oportunidades reais de comunicação em língua inglesa, através de atividades baseadas em tarefas e do recurso a plataformas digitais, em colaboração com pares da Kazimierz Pulaski UTH (Polónia) e da Ege Üniversitesi (Turquia). A segunda edição do projeto decorreu no 2.o semestre de 2020/21, também em cenário de pandemia, e foi, por isso mesmo, dedicada à aprendizagem do inglês através de atividades de combate ao isolamento e de promoção de comportamentos responsáveis, por alunos de Enfermagem da ESS/IPV, de Marketing da ESTG/IPV, da ES de Eletrónica e de Filologia Inglesa da UTH e de vários cursos da Ege Üniversitesi. Neste artigo, pretendemos: a) discutir as vantagens da aprendizagem do inglês recorrendo ao Project-Based Learning (PBL), através de um olhar sobre o exemplo concreto do projeto Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while fighting the outbreak of Covid-19; b) apresentar alguns produtos resultantes do trabalho de co-construção de conhecimento em ambientes multiculturais e, mais importante ainda, interculturais. Lançar-se-á um olhar sobre as narrativas de alunos de contextos diferenciados, desde os cursos frequentados; às instituições distintas e, algumas, distantes; às vivências culturais necessariamente diferentes, permitindo experienciar e partilhar de formas variadas o contexto pandémico que nos obriga ao confinamento, mas não necessariamente ao isolamento, pois urge a criação de pontes – virtuais – que nos permitam ultrapassar fronteiras físicas.

Description

Keywords

co-construção competências transversais inglês para fins específicos multi e interculturalidade COVID-19

Citation

Costa, A.M. et al (2021). Criação de narrativas multilineares como ferramenta de aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em Portugal. In Silva, B., Almeida, L., Barca, A., Peralbo, M., Alves, R. (Orgs.). Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação. pp. 81-93.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação

CC License