Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- O contributo da Ginástica na formaçao infantilPublication . Almeida, Marisa; Vieira, Carla; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Azevedo, António Manuel TavaresDa complexificação dos movimentos corporais surgem as habilidades básicas que de forma reiterada estão patentes nas crianças e se manifestam em diferentes contextos (Costa, 2016). Nos períodos de recreio ou em contexto curricular, caminhar, correr, saltar, puxar, empurrar, equilibrar, rolar, pendurar, balançar e girar constituem a base da Ginástica, na sua vertente “Artística”. Estes movimentos, de grande simplicidade, que as crianças executam no seu quotidiano, quando realizados de forma sequenciada, planeada e orientada, reforçam os benefícios que a prática gímnica possui no seu desenvolvimento motor (Nascimento et al., 2022). A Ginástica entra na equação da formação e desenvolvimento das crianças, tanto nas dinâmicas das suas práticas, como nas várias propostas associadas à disciplina de Educação Física do 1.º CEB (Murbach et al., 2021). As atividades gímnicas revelam interesse, confiança e entusiasmo, repercutindo-se na sua performance, persistência, no bem-estar, na autoestima e sua capacidade de concentração. Objetivos: O presente estudo pretende aferir da importância das atividades gímnicas para o desenvolvimento motor e formação das crianças e se as escolas fomentam e criam espaços para o desenvolvimento dessas atividades. Métodos: O grupo de estudo foi constituído por 36 crianças com idades compreendidas entre os 8 e 10 anos, 18 dos quais praticantes de Ginástica e afetos a um clube desportivo da cidade de Viseu, com uma prática semanal mínima de 2 sessões de treino, perfazendo 4 horas de treino. Os restantes, não praticantes da modalidade, pertencem a um agrupamento de escolas do Concelho de Viseu. Recorreu-se ao teste de proficiência motora de BOT2 (2005) e, posteriormente, à análise descritiva e inferencial dos dados com recurso à versão 28 do software estatístico SPSS. Resultados: Evidenciam-se diferenças significativas entre grupos relativamente ao grau de precisão motora fina, integração motora fina e destreza manual. Conclusões: A Ginástica assiste o desenvolvimento transversal das crianças, estando associada a inúmeros benefícios, dos quais conferem exemplo os supracitados. A sua prática colabora com o processo de aquisição de habilidades motoras, contribuindo igualmente no desenvolvimento de capacidades condicionais e coordenativas, entre as quais se destacam a força, velocidade e equilíbrio dinâmico. As atividades gímnicas desenvolvidas na escola, através da EF, permitem a integração social das crianças, tornando-a um cidadão mais ativo e consciente, proporcionando também autonomia corporal e aumento da capacidade de expressão em grupo.
- As atividades gímnicas na formação e desenvolvimento das criançasPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Lourenço, Carla; Almeida, MarisaIntroduction: Gymnastics contributes to the education and development of children, as well as in the various proposals associated with Physical Education (PE) in Elementary School. These activities allow self-confidence and enthusiasm, reflected on children´s performance, persistence, well-being, self-esteem and their ability to concentrate. Objectives: To assess the importance of technical activities for the motor development and education of children and whether schools promote and create spaces for the development of these activities. Methods: The study group comprises 2 distinct sets, totaling 36 children. The BOT2 motor proficiency test was used and, later, descriptive and inferential analysis of the data was used using the 28th version 28 of Statistical Software SPSS. Results: Significant differences were evidenced between groups regarding the degree of fine motor precision, fine motor integration and manual dexterity. Conclusion: Gymnastics contributes to children´s cross-sectional development, associated with numerous biopsychosocial benefits. Its activities developed in school, through PE, allow the recreation of gestures and other elements in various contexts, especially in the self-directed activities of school playgrounds. PE plays a crucial role in children´s social integration and, Gymnastics in particular, makes them a more active and conscious citizen, also providing body autonomy and increased capacity for expression in groups.