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Correia dos Santos Alves, Ana Berta

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  • Para melhor aprender em contexto de creche: Estudo exploratório sobre condições essenciais ao bem-estar das crianças
    Publication . Dos santos alves, Ana; Ribeiro, Esperança Jales; Rosa, Carolina; Cairrão, Daniela; Duarte, Mariana
    A creche apresenta-se como uma resposta de natureza social e educativa onde devem ser facultadas às crianças condições propícias ao seu desenvolvimento global e bem-estar. No âmbito da unidade curricular (UC) de Iniciação à Prática Profissional I, do curso de licenciatura em Educação Básica, os formandos têm a oportunidade de desenvolver observações participantes no referido contexto, sendo-lhes, nomeadamente, solicitado que proponham um projeto em função dos possíveis problemas identificados, com vista a contribuir para a melhoria da qualidade das práticas socioeducativas. Desta forma, e no âmbito das idas a contextos para efeitos de observação livre e estruturada - prática esta que permite relacionar todo um conjunto de conteúdos teóricos abordados, acedendo ao contacto direto com a realidade de serviços e instituições, de maneira a melhor compreendê-la - os formandos iniciam um percurso de “olhar” crítico e fundamentado sobre práticas e condições, além de conhecerem o conceito de projeto e as metodologias de concetualização e operacionalização de projetos socioeducativos. Mais especificamente, entendem a forma como as creches se devem organizar de modo a criarem um quadro de vida capaz de responder, de forma particular, às necessidades e interesses das crianças. Nesta sequência, foi desenhado, por um grupo de estudantes, o projeto “Para melhor aprender”. Os objetivos deste estudo exploratório são i) dar a conhecer uma proposta de projeto, organizada de acordo com a Metodologia de Planeamento de Projetos por Objetivos (MPPO), objeto de apropriação pelos alunos nesta UC; ii) identificar os dados obtidos nos procedimentos de diagnóstico e fases de planeamento e implementação do projeto, com vista a evidenciar uma proposta orientada para a melhoria das problemáticas identificadas como carecendo de melhoria. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e exploratória, com recurso às técnicas de observação direta (participante ativa), em contexto de creche, implementado no decorrer de atividades de estágio, num equipamento do distrito de Viseu. A intervenção socioeducativa necessita de uma metodologia de trabalho que obedeça aos princípios de uma planificação estratégica, orientada para a mudança e para a realização de objetivos a médio e a longo prazo (Carvalho & Baptista, 2004); assim, e com recurso a procedimentos de registo/ instrumentos de observação e de avaliação, designadamente com a Avaliação da Qualidade do Programa - Creche (PQA-Programm Quality Assessment), na sua versão adaptada (2003), usado como suporte para a conceção deste projeto socioeducativo (e fundamento da ação) e tendo a MPPO como ferramenta, surgem um conjunto de medidas capazes de atuar nos domínios das práticas socioeducativas. Os resultados evidenciam a importância de se otimizarem as condições adequadas ao bem-estar da criança, nomeadamente, no recurso a meios de estimulação da aprendizagem (aumento e diversificação de atividades educativas e acervo lúdico) e no potenciar de melhores condições da sala (temperatura, piso, móveis), com vista à promoção da aprendizagem das crianças. O estudo em causa permite, deste modo, potenciar a reflexão sobre ações a desenvolver no sentido de melhorar as condições tidas como essenciais ao favorecimento das aprendizagens das crianças em contexto de creche.
  • Contributo(s) para melhorar a qualidade em contexto de creche: Estudo exploratório orientado para a transformação do ambiente físico
    Publication . Ribeiro, Esperança Jales; Dos santos alves, Ana; Lourenço, Daniela; Ernesto, Teresa; Geraldo, Gervita
    O plano de estudos da licenciatura em Educação Básica consagra quatro espaços de Iniciação à Prática Profissional (IPP). A unidade curricular (UC) de IPP I inaugura esta componente de formação, permitindo ao formando a imersão em contextos educativos não formais/não escolares, centrando as suas tarefas na observação/ avaliação, interação socioeducativa e registo. Pretende-se desta forma potenciar nos alunos a aquisição de competências pessoais, sociais e de iniciação à prática profissional, assim como promover a capacidade de conceção/desenvolvimento de projetos e recursos educativos, a concretizar em contextos deste cariz e em rede. Reconhecendo os contextos não formais/não escolares como espaços de inclusão e de ação socioeducativa, um grupo de alunos no âmbito do estágio desta UC, propôs o projeto “Melhorar a qualidade em creche, transformando o ambiente físico”, organizado com referência às práticas de observação participante. Nesta sequência, os objetivos do estudo apresentado são i) dar a conhecer uma proposta de projeto, organizada de acordo com a Metodologia de Planeamento de Projetos por Objetivos (MPPO), objeto de apropriação pelos alunos nesta UC; ii) identificar os dados obtidos nos procedimentos de diagnóstico e fases de planeamento e implementação do projeto, com vista a evidenciar uma proposta orientada para a melhoraria do ambiente físico do contexto observado. Trata-se de uma investigação exploratória com recurso à técnica de observação direta, em contexto de creche, implementada no decorrer de atividades de estágio, num equipamento do distrito de Viseu. Foi tida como referência a dimensão do ambiente físico (que fornece indicadores de qualidade específicos e claros), incluída no Program Quality Assessment (PQA), instrumento de Avaliação da Qualidade do Programa HighScope (versão creche), adaptado pela Associação Criança (2003). Os resultados apontam para a necessidade de se melhorarem algumas condições da creche, no respeitante à salvaguarda de um ambiente seguro e saudável para as crianças (condições de segurança dos equipamentos e higiene) e de um maior investimento na melhoria da funcionalidade da sala, de forma a garantir que o ambiente acomode adequadamente as crianças e o adulto (equipamento, materiais e disposição do espaço em áreas). Atendendo à metodologia de planeamento de projeto utilizada, foi possível identificar ações a desenvolver no sentido de transformação do ambiente físico. Sabemos que se este último for de qualidade ficam, assim, assegurados pré-requisitos essenciais à promoção de melhores práticas nos cuidados de natureza socioeducativa.