Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Contributo(s) para melhorar a qualidade em contexto de creche: Estudo exploratório orientado para a transformação do ambiente físico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Template PME28-páginas-1-2,40-46.pdf602.63 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O plano de estudos da licenciatura em Educação Básica consagra quatro espaços de Iniciação à Prática Profissional (IPP). A unidade curricular (UC) de IPP I inaugura esta componente de formação, permitindo ao formando a imersão em contextos educativos não formais/não escolares, centrando as suas tarefas na observação/ avaliação, interação socioeducativa e registo. Pretende-se desta forma potenciar nos alunos a aquisição de competências pessoais, sociais e de iniciação à prática profissional, assim como promover a capacidade de conceção/desenvolvimento de projetos e recursos educativos, a concretizar em contextos deste cariz e em rede. Reconhecendo os contextos não formais/não escolares como espaços de inclusão e de ação socioeducativa, um grupo de alunos no âmbito do estágio desta UC, propôs o projeto “Melhorar a qualidade em creche, transformando o ambiente físico”, organizado com referência às práticas de observação participante. Nesta sequência, os objetivos do estudo apresentado são i) dar a conhecer uma proposta de projeto, organizada de acordo com a Metodologia de Planeamento de Projetos por Objetivos (MPPO), objeto de apropriação pelos alunos nesta UC; ii) identificar os dados obtidos nos procedimentos de diagnóstico e fases de planeamento e implementação do projeto, com vista a evidenciar uma proposta orientada para a melhoraria do ambiente físico do contexto observado. Trata-se de uma investigação exploratória com recurso à técnica de observação direta, em contexto de creche, implementada no decorrer de atividades de estágio, num equipamento do distrito de Viseu. Foi tida como referência a dimensão do ambiente físico (que fornece indicadores de qualidade específicos e claros), incluída no Program Quality Assessment (PQA), instrumento de Avaliação da Qualidade do Programa HighScope (versão creche), adaptado pela Associação Criança (2003). Os resultados apontam para a necessidade de se melhorarem algumas condições da creche, no respeitante à salvaguarda de um ambiente seguro e saudável para as crianças (condições de segurança dos equipamentos e higiene) e de um maior investimento na melhoria da funcionalidade da sala, de forma a garantir que o ambiente acomode adequadamente as crianças e o adulto (equipamento, materiais e disposição do espaço em áreas). Atendendo à metodologia de planeamento de projeto utilizada, foi possível identificar ações a desenvolver no sentido de transformação do ambiente físico. Sabemos que se este último for de qualidade ficam, assim, assegurados pré-requisitos essenciais à promoção de melhores práticas nos cuidados de natureza socioeducativa.

Description

Keywords

Creche Qualidade Ambiente Físico Planeamento Projeto Socioeducativo

Pedagogical Context

Citation

Ribeiro, E. J., Alves, A. B., Lourenço, D., Ernesto, T. & Geraldo, G. (2017). Contributo(s) para melhorar a qualidade em contexto de creche: Estudo exploratório orientado para a transformação do ambiente físico. In L. Menezes, M. Figueiredo, A. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, S. Felizardo & A. Cardoso (Eds.), Livro de Resumos Olhares sobre a Educação (pp. 40-46). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu

CC License