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Para melhor aprender em contexto de creche: Estudo exploratório sobre condições essenciais ao bem-estar das crianças

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A creche apresenta-se como uma resposta de natureza social e educativa onde devem ser facultadas às crianças condições propícias ao seu desenvolvimento global e bem-estar. No âmbito da unidade curricular (UC) de Iniciação à Prática Profissional I, do curso de licenciatura em Educação Básica, os formandos têm a oportunidade de desenvolver observações participantes no referido contexto, sendo-lhes, nomeadamente, solicitado que proponham um projeto em função dos possíveis problemas identificados, com vista a contribuir para a melhoria da qualidade das práticas socioeducativas. Desta forma, e no âmbito das idas a contextos para efeitos de observação livre e estruturada - prática esta que permite relacionar todo um conjunto de conteúdos teóricos abordados, acedendo ao contacto direto com a realidade de serviços e instituições, de maneira a melhor compreendê-la - os formandos iniciam um percurso de “olhar” crítico e fundamentado sobre práticas e condições, além de conhecerem o conceito de projeto e as metodologias de concetualização e operacionalização de projetos socioeducativos. Mais especificamente, entendem a forma como as creches se devem organizar de modo a criarem um quadro de vida capaz de responder, de forma particular, às necessidades e interesses das crianças. Nesta sequência, foi desenhado, por um grupo de estudantes, o projeto “Para melhor aprender”. Os objetivos deste estudo exploratório são i) dar a conhecer uma proposta de projeto, organizada de acordo com a Metodologia de Planeamento de Projetos por Objetivos (MPPO), objeto de apropriação pelos alunos nesta UC; ii) identificar os dados obtidos nos procedimentos de diagnóstico e fases de planeamento e implementação do projeto, com vista a evidenciar uma proposta orientada para a melhoria das problemáticas identificadas como carecendo de melhoria. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e exploratória, com recurso às técnicas de observação direta (participante ativa), em contexto de creche, implementado no decorrer de atividades de estágio, num equipamento do distrito de Viseu. A intervenção socioeducativa necessita de uma metodologia de trabalho que obedeça aos princípios de uma planificação estratégica, orientada para a mudança e para a realização de objetivos a médio e a longo prazo (Carvalho & Baptista, 2004); assim, e com recurso a procedimentos de registo/ instrumentos de observação e de avaliação, designadamente com a Avaliação da Qualidade do Programa - Creche (PQA-Programm Quality Assessment), na sua versão adaptada (2003), usado como suporte para a conceção deste projeto socioeducativo (e fundamento da ação) e tendo a MPPO como ferramenta, surgem um conjunto de medidas capazes de atuar nos domínios das práticas socioeducativas. Os resultados evidenciam a importância de se otimizarem as condições adequadas ao bem-estar da criança, nomeadamente, no recurso a meios de estimulação da aprendizagem (aumento e diversificação de atividades educativas e acervo lúdico) e no potenciar de melhores condições da sala (temperatura, piso, móveis), com vista à promoção da aprendizagem das crianças. O estudo em causa permite, deste modo, potenciar a reflexão sobre ações a desenvolver no sentido de melhorar as condições tidas como essenciais ao favorecimento das aprendizagens das crianças em contexto de creche.

Description

Keywords

Creche Planeamento Bem-Estar Aprendizagem Projeto Socioeducativo

Citation

Alves, A.B., Ribeiro, E.J., Rosa, C., Cairrão, D., & Duarte, M. (2017). Para melhor aprender em contexto de creche: Estudo exploratório sobre condições essenciais ao bem-estar das crianças. In L. Menezes, M. Figueiredo, A. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, S. Felizardo & A. Cardoso (Eds.), Livro de Resumos Olhares sobre a Educação (pp. 35-40). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu.

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Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu

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