Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 10
  • Fatores de variação do número de células somáticas do leite de ovelhas serra da estrela: método instrumental vs. método de referência
    Publication . Oliveira, Jorge; Lemos, Carlota; Brito, Manuel; Coutinho, Rui; Pinto, António
    É cada vez mais evidente, para a contagem de células somáticas, o interesse em avaliar a eficiência de métodos indiretos comparativamente com o método de contagem direta por microscopia ótica (método de referência), permitindo a maior utilização deste indicador como preditor de incidência de mamites e a sua inclusão em programas de melhoramento animal em ovinos, em detrimento do método de referência. Pretendeu-se avaliar o número de células somáticas (NCS) do leite de ovelhas Serra da Estrela obtido pelo equipamento DCC da DeLaval (DeLaval International AB, Tumba, Suécia) comparativamente ao método de referência, bem como a influência dos observadores na leitura direta ao microscópio. Foram utilizadas 50 amostras de leite de ovelhas Serra da Estrela recolhidas em duas explorações. Cada amostra foi analisada no equipamento DCC da DeLaval e por 3 observadores através da contagem direta por microscopia, com 50 contagens por amostra. Os observadores foram classificados em 3 níveis de experiência: O1, maior experiência; O2, experiência média; O3, menor experiência. O estudo das diferenças entre o NCS foi realizado através do teste ANOVA de Friedman e análise dos contrastes (α=5%) com recurso ao SPSSv25. Retiraram-se 3 observações com valores extremos (outliers), superiores a 3 milhões de células somáticas por mL de leite, de acordo com Oliveira et al. (2019, ainda não publicado). O NCS obtido no DCC foi, em média, 274617±448537 cél./mL enquanto que o dos 3 observadores foi, respetivamente de 311830±418479 cél./mL (O1), 236936±369142 cél./mL (O2) e 179404±330639 cél./mL (O3). Os resultados indicaram existirem diferenças entre os três observadores e apenas entre o O3 e a leitura do DCC (p<0,05). Sendo certo que a experiência do observador na leitura das células somáticas é indispensável para a contagem adequada do NCS por microscopia, o método DCC apresentou uma precisão e fiabilidade adequadas para utilização de forma sistemática na leitura do NCS do leite de ovelhas Serra da Estrela.
  • Caracterização dos teores de gordura dos leites de ovelha e de cabra na sub-região das Beiras e Serra da Estrela: análise espacial e temporal
    Publication . Brito, Manuel; Lemos, Carlota
    Introdução: O leite e seus derivados são alimentos versáteis, facilmente consumidos e com recomendações de ingestão na Roda dos Alimentos, variando a sua composição nutricional de acordo com a espécie. No contexto dos leites de ovelha e de cabra, os teores de gordura revestem-se de primordial importância principalmente na produção de derivados, gerando a sua produção e transformação uma vantagem competitiva no território das Beiras e Serra da Estrela. Objetivos: Analisar as diferenças dos teores de gordura dos leites de ovelha e de cabra, para os municípios do território das Beiras e Serra da Estrela, com aplicação de técnicas de estatística espacial e temporal. Métodos: Foram utilizados dados do INE relativos aos indicadores de teor de gordura dos leites de ovelha e de cabra recolhidos por município de 2003-2017 e a Carta oficial Administrativa oficial da DGT (CAOP, versão 2018). Os SIG foram utilizados como ferramenta de análise e geovisualização com integração da análise das diferenças de indicadores de teor de gordura dos leites de ovelha e de cabra entre municípios, através dos testes Wilcoxon e Kruskal-Wallis (=5%) e análise de clusters. Resultados: Foram recolhidos, em média, 603,99±527,049 e 101,99±157,370 mil litros de leite de ovelha e de cabra, respetivamente. No que se refere ao teor de gordura dos leites de ovelha e de cabra existem diferenças significativas entre municípios, assim como relativamente aos valores 6,2% (ovelha) e 4,0% (cabra). Por análise espacial e temporal os teores de gordura anuais dos leites de ovelha e de cabra associados aos municípios foram utilizados na deteção dos clusters mais prováveis. Conclusões: Conclui-se que as técnicas de análise espacial permitiram segmentar a região de acordo com os teores de gordura, contribuindo assim para a apresentação de propostas de valor neste setor.
  • Análise do leite recolhido e dos teores de gordura e proteína na Região Centro
    Publication . Lemos, Carlota; Brito, Manuel
    Introdução: O leite é um dos principais alimentos da alimentação mediterrânica recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Atualmente, os consumidores estão cada vez mais atentos à composição dos alimentos de forma articulada com a dieta e saúde. Neste contexto, para as empresas do setor do leite e laticínios, é fundamental assegurar a qualidade do leite que depende essencialmente de sua composição química, nomeadamente em termos de gordura e proteína. Objetivos: Analisar e mapear o leite de vaca recolhido e os teores de gordura e proteína, por região e anos, com integração de SIG e análise estatística. Métodos: Foram utilizados dados do INE relativos aos indicadores do leite de vaca recolhido, teor de gordura e de proteína por região de 2003-2017 e a Carta oficial Administrativa oficial da DGT (CAOP, versão 2018). Os SIG foram utilizados para delimitação da área em estudo e geovisualização com integração da análise das diferenças de indicadores do leite de vaca recolhido entre regiões e anos, através dos testes Wilcoxon e Kruskal-Wallis (=5%). Resultados: Foram recolhidos, em média, 2770,11 ± 5612,363 mil litros de leite de vaca (IC a 95% de 2485,86-3054,36 mil litros). Para o teor de gordura existem diferenças estatisticamente significativas com o valor de referência 3,7%, tal não se verificando para o teor de proteína com o valor de referência 3,2%. Entre regiões e anos, existem diferenças significativas no leite recolhido e teores de gordura e proteína. Produziu-se cartografia digital para a apresentação dos principais resultados. Conclusões: Apesar do decréscimo de leite recolhido ao longo dos anos em estudo na Região Centro, o estudo evidencia uma heterogeneidade entre as sub-regiões, destacando-se a sub-região de Aveiro. Em termos de teores de gordura e proteína essa heterogeneidade não é tão acentuada.
  • Evolução da produção de azeitona e tipo de lagares de azeites da Beira Interior DOP
    Publication . Lemos, Carlota; Brito, Manuel
    Introdução: A olivicultura assume um papel fundamental para a sustentabilidade das economias da região de Azeites da Beira Interior. Objetivos: Analisar a evolução da produção de azeitona e do tipo de lagares de azeite na área geográfica delimitada de Azeites da Beira Interior DOP. Métodos: Foram utilizados dados do INE relativos à produção de azeitona e tipo de lagares de azeite por município de 1995-2018. Para delimitação da região e das zonas de olival usou-se a CAOP 2018 e a COS2015. Realizou-se uma análise descritiva e inferencial através dos testes Mann-Whitney, Kruskal-Wallis (α=5%) e de correlação (SPSSv25). Como ferramenta de geovisualização utilizou-se o ARCGIS(v10.7). Resultados: A produtividade média na sub-região de Azeites da Beira Alta foi de 1250,97±984,81 toneladas de azeitona e de 2055,66±2138,99 toneladas na de Azeites da Beira Baixa. Entre municípios, regiões e anos, verificaram-se diferenças significativas para a produção de azeitona e o número de lagares, estando a produção de azeitona e a área de olival correlacionadas em 56% dos casos. A sub-região de Azeites da Beira Baixa registou maior número de lagares (particulares, cooperativos e industriais) e, apesar da sua distribuição ser irregular, verificou uma progressiva diminuição (58,3%). Caracterizou-se a região (2018) relativamente às variáveis e produziu-se cartografia digital para a apresentação dos resultados. Conclusões: Verificou-se uma diminuição progressiva da produção de azeitona e do número de lagares nas duas sub-regiões.
  • Análise estatística georreferenciada dos teores de gordura e proteína do leite de vaca recolhido na Região Centro
    Publication . Lemos, Carlota; Brito, Manuel
    Introdução: O leite de vaca e os produtos lácteos são considerados componentes fundamentais da dieta humana tornando-se primordial assegurar a sua qualidade, nomeadamente em termos de gordura e proteína. Objetivos: Analisar as diferenças dos teores de gordura e proteína do leite de vaca na Região Centro, por NUTS III e municípios, com aplicação de técnicas de estatística espacial. Métodos: Foram utilizados dados do INE relativos aos teores de gordura e de proteína do leite de vaca recolhido por município de 2003-2017 e a CAOP 2018. Realizou-se uma análise descritiva, inferencial e de clusters utilizando o ARCGIS(v10.7) e SPSS(v25) na análise das diferenças de teores de gordura e de proteína do leite de vaca recolhido entre sub-regiões e municípios. Resultados: Foram recolhidos, em média, 4314,82 ± 6512,26 mil litros de leite de vaca, com teores médios de gordura e proteína de 3,735 ± 0,205% e 3,202 ± 0,145%, respetivamente. Entre regiões e municípios, existem diferenças significativas no leite recolhido e teores de gordura e proteína. Quando comparados os teores de gordura e de proteína com os valores de referências 3,7% e 3,2%, existem diferenças estatisticamente significativas apenas em alguns municípios. Os municípios foram agrupados em 7 clusters para as variáveis. Conclusões: O estudo evidencia uma heterogeneidade entre as sub-regiões nas variáveis em estudo, sendo mais acentuada em leite recolhido. Além disso, permitiu a segmentação dos municípios de acordo com os teores de gordura e proteína.
  • Spatial and statistical analysis of tourism indicators – contribution to tourism accommodation planning
    Publication . Lemos, Carlota; Brito, Manuel
    Introduction: Considering the importance of tourism in the region of Viseu Dão Lafões which is differentiated by cultural values, thermal resources and wine-growing heritage, technologies of spatial and statistical analysis are essential for strategic planning in tourism in the region. Objectives: Analyze and map the tourism supply and demand, by municipality, regarding annual tourism indicators, with integration of GIS and statistical analysis. Methods: We used data of the INE tourism indicators by municipality and the CAOP2018. GIS was used to delimit the study area, georeferentiation and spatial analysis. Descriptive analysis of differences in tourism indicators between municipalities was integrated applying Kruskal-Wallis test (α = 5%) and cluster analysis. The software SPSS (version 25) and ARCGIS (version 10.5) were used. Results: In the tourism accommodation sector, there are statistically significant differences between municipalities in accommodation capacity, number of guests and overnight stays, total revenue and net bed occupancy rate, especially the differences from Carregal do Sal and Oliveira de Frades to S. Pedro do Sul and Viseu. By cluster analysis applied to every and each indicator under study, the municipalities can be grouped in 4 clusters, despite individual differences. We produced digital cartography to support the main results from spatial and statistical analysis. Conclusion: Despite tourism growth in the region, our study shows statistical differences in the indicators analyzed between municipalities.
  • Instrumental methods as strategic supporting tools for systematic biochemical analysis of serra da estrela sheep milk.
    Publication . Oliveira, Jorge; Lemos, Carlota; Brito, Manuel; Pinto, António; Coutinho, Rui Coutinho; Barracosa, Paulo; Coelho, Catarina; Dinis, Rui
    Serra da Estrela sheep crude milk is mandatory for the PDO Serra da Estrela (SE) cheese production. The production system implies the need for systematic knowledge of the values of useful matter (fat and protein) to produce cheese. The knowledge of somatic cell count (SCC) allows to predict the mammary health status of ewes as well as make decisions on the use of crude milk for human consumption, through its transformation into cheese. The need for simple, fast and reliable methodologies for the determination of this parameters is fundamental for the sustainability of this productive sector through milk recording procedure for animal genetic evaluation, as well for the previous analysis of the bulk milk, before the process of elaboration of the PDO SE cheese. Two sets of milk samples were collected: 50 individual samples of Serra da Estrela ewes’ milk from 2 farms for analysis of SCC and 53 samples of Serra da Estrela ewes’ milk (16 individual samples and 37 samples of bulk milk) for analysis of fat and protein contents (Fat% and Prot%). Duplicates of samples were simultaneously analyzed by reference and instrumental methodologies (DCC De Laval optical reader and FT-NIR MasterTM from Büchi) as reliable alternatives for parameters evaluation for the SE sheep milk. The results showed a significant agreement between the pairs of values (type of methodologies) for all parameters, with correlations between 0.925 (Prot%) and 0.960 (SCC) (p<0.001). The linear regressions for the pairs of data of the three parameters studied presented a strong adjustment (with the coefficients of determination between 0.856 and 0.921). The findings showed that both instrumental methodologies applied can be used as alternative to count somatic cells and evaluate fat and protein contents of SE sheep milk and will be useful as strategic measuring devices for milk farmers and cheesemakers.
  • GIS-Based clustering for characterization and implantation of vineyards in region of Távora-Varosa
    Publication . Brito, Manuel; Lemos, Carlota
    Introduction: In 1989, the Távora-Varosa region was awarded the Denomination of origin, the first national wine-growing region demarcated for the production of sparkling wines. The morphological characteristics allow to create fresh wines with good acidity. Thus, it was intended to characterize and map the region in terms of elevation, slope, aspect and vineyard implantation. Material & Methods: For the delimitation, the specifications of IVV1, CAOP2 and RDD3 limits were used. The altitude data were obtained from ASTER GDEM4. Slope and aspect maps were produced and the region was subdivided into a polygon fishnet 30x30m. The vineyard areas were obtained from COS20155. A cluster analysis with integration of the descriptive analysis using ARCGIS (v10.5) and SPSS (v25). Results: There was an average elevation of 664.03m, maximum of 1106m and minimum of 193m, average slope of 9.210 and maximum of 45.040, being approximately 40% of the area of vineyard located above 600m. We agrouped the region in 7 clusters according to the study variables and produced a digital cartography to support the analysis results. Conclusion: This study designed of a tool to support decision-making for the implementation of vineyard areas depending on the characteristics for the final product.
  • Análise estatística georreferenciada da evolução de dados de produção do queijo de cabra transmontano − DOP
    Publication . Brito, Manuel; Lemos, Carlota
    Introdução: A cabra serrana transmontana e os produtos derivados revestem-se de primordial importância para a sustentabilidade económica do Nordeste português. Objetivos: Analisar o leite recolhido, teor de gordura e a produção de queijo de cabra transmontano − DOP, nos municípios da região ao longo dos anos. Métodos: Foram utilizados dados do INE relativos ao leite de cabra recolhido e ao teor de gordura, por município, de 2003-2017, os dados da produção de queijo de cabra transmontano disponibilizados pelo GPP e a CAOP 2018. Realizou-se uma análise descritiva e inferencial através dos testes t-Student, Wilcoxon e Kruskal-Wallis (α=5%). Os SIG foram utilizados como ferramenta de geovisualização. Resultados: Foram recolhidos, em média, 37,40±52,03 toneladas de leite, com teor médio de gordura 4,48±0,46% e produzidos, em média, 13685,33±2540,75 quilos de queijo. Entre municípios e anos, não existem diferenças significativas para o leite recolhido, existindo para os teores de gordura. Relativamente à produção de queijo não se verificam diferenças significativas entre os anos em estudo. Quando comparados os teores de gordura do leite de cabra com o valor de referências 4%, existem diferenças significativas apenas em alguns municípios, a maioria com valores superiores a 4,5%. Produziu-se cartografia digital para a apresentação dos principais resultados. Conclusões: Ao longo do tempo verificou-se um decréscimo do número de explorações, tendência para o aumento da quantidade de leite recolhido embora sem se registarem alterações significativas na produção de queijo.