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  • “António Sardinha à Lareira de Castela. O exílio espanhol na construção de uma identidade hispânica".
    Publication . Relvas, Susana Rocha
    O exílio, como tema da Literatura Comparada, tem assistido a um recrudescimento por parte da comunidade de investigadores que nas últimas décadas se tem dedicado ao seu estudo de forma interdisciplinar, abrindo perspetivas a novas abordagens metodológicas. Numa perspetiva comparada pretendemos neste estudo refletir sobre o exílio em António Sardinha e suas repercussões em termos doutrinários, culturais e literários. Através da sua poesia é possível perceber o contexto factual e emocional que a ausência e a distância determinam, mas também o que a condição de expatriado revela no encontro com a alteridade, refletindo sobre a missão histórica dos dois países ibéricos de que resulta o projeto hispanista de uma aliança peninsular com múltiplas conexões à América Latina.
  • “Receção do pensamento de António Sardinha nas revistas Brasileiras: A Ordem, América Brasileira e Diário de Pernambuco”.
    Publication . Relvas, Susana Rocha
    A receção e influência do Integralismo Lusitano no Brasil, iniciado na década de vinte, com a distribuição da revista Nação Portuguesa em terras de Vera Cruz, é protagonizada por uma plêiade de políticos e escritores brasileiros que divulgam o pensamento de António Sardinha na imprensa, intensificam o diálogo epistolar e intercambiam livros e revistas. São eles Gilberto Freire, Oliveira Lima, Jackson de Figueiredo e Elysio de Carvalho que nas páginas de A Ordem, América Brasileira e Diário de Pernambuco, serão unânimes na admiração pelo poeta, revisor da história nacional e criador de um sistema politico e cultural hispânico que dará os seus frutos nas décadas seguintes.
  • “From the bluest eye to a lesser I? Spaces of invisibility in Toni Morrison’s writing”.
    Publication . Relvas, Susana Rocha; Simão, Ana Sofia; Rodrigues, Ricardo Miguel P.
    The Bluest Eye, written by Nobel Prize winner Toni Morrison takes place in the early 1940s in Ohio, where most of the community is African and impoverished. The story follows the Breedloves, a family that is characterized by violence, both sexually and physically, instability, lack of respect and who does not display any demonstrations of love or care either, especially as far as the parents are concerned (and contrarily to what the name breed love suggests). On the other hand, the story shows another family, the foster home of Pecola, a total opposite of her original family. The MacTeer’s home, who are also black, is stable, loving and they teach their children to be aware of their own worth. These two different spaces play an important role in shaping Pecola´s future. In her foster home, Pecola finds a sort of protective shell (Bachelard:1958) and the love she receives increases her self-esteem and helps to create a more positive image of herself. Thus, one concludes that even though she was thrown out of her home due to the fact that she was pregnant by her father, she moved from a topophobic to a more topophilic environment(Fu-Tuan: 1977). What rests to be known is whether the stability of the foster family will be enough to save her. Keywords: topophilia, topophobia, eye versus I, Afro-American literature and culture, spatiality
  • Memory, the Transition and the Transnational in Iberia. (Eds.) Susana Relvas, Mark Gant, Siân Edwards. Cambridge Scholars Publishing.
    Publication . Relvas, Susana Rocha; Gant, Mark; Edwards, Siân
    This volume brings together a wide range of innovative research across the diverse field of Iberian Studies. It will be of interest to academic staff and research students, and will also provide a resource for undergraduate projects and for all those wishing to deepen their knowledge of the Iberian countries and their relationships with other parts of the world. The collection includes cutting-edge work in the fields of memory politics and historical revisionism, peninsular dictatorships, the Spanish Civil War, the Francoist legacy and transition to democracy, and colonial and postcolonial transnational exchanges between Iberia and other continents on a global scale. Within these core themes, pressing topics such as migrations, resistance, memory, exile and trauma, violence, sexuality and feminism, and their literary and artistic representations form the core of the volume. The 16 chapters are written by established and early career researchers from Brazil, India, Ireland, Hungary, Portugal, Spain, the UK, and the USA.
  • Pandemia ou o Perigo da Narrativa Única. Pensamento Filosófico, Teoria Cultural e Literatura-Mundo em Chimamanda N. Adichie
    Publication . Relvas, Susana Rocha; Sardo, Anabela; Costa Lopes, Ana Maria; Amante, Susana
    Este estudo obedece a um referencial teórico que se inscreve nas novas perspetivas impulsionadas pelos Estudos Culturais, Pós-coloniais, Decoloniais, Globais, Transnacionais e Estudos de Área, que têm permitido a formação e ampliação de novos paradigmas e tendências nos Estudos Comparativos e, em particular, na Literatura-Mundo. A abordagem da obra The Thing Around Your Neck (2009), da escritora nigeriana Chimamanda N. Adichie, mais especificamente dos contos “The Thing Around Your Neck” e “A Private Experience”, faz-se em consonância com os textos teóricos de Boaventura Sousa Santos, A Cruel Pedagogia do Vírus(abril 2020), e de Slavoj Žižek, Pandemic: Covid-19 Shakes the World (maio 2020), procurando apurar as temáticas que perpassam a escrita de Adichie e como se cruzam com os problemas tratados pelos pensadores referenciados, preocupações que dominam, nas primeiras décadas do século XXI, a opinião pública, a política internacional e a comunidade académica. Dos diferentes tipos de pandemia que assolam a humanidade, destacamos o perigo da narrativa única: eurocêntrica, ocidental, entre outras, hoje postas em causa pelas teorias decoloniais que colocam o foco nas epistemologias do sul.
  • "Espaços do feminino e geografias urbanas nos contos de Alice Munro".
    Publication . Relvas, Susana Rocha; Costa Lopes, Ana Maria; Amante, Susana; Sardo, Anabela
    Considerada “mestre do conto contemporâneo”, a canadiana Alice Munro, galardoada com inúmeros prémios, incluindo o Nobel da Literatura em 2013, explora nos seus contos o universo feminino, jovens e mulheres que habitam os arredores de Ontário ou o Lago Huron. Este estudo visa analisar nos contos “Comboio”, “Fugida” e “Miles City, Montana”, os diferentes espaços, físicos ou psicológicos, onde se movem as personagens femininas, entre a cidade e o campo, e de que modo estes espaços as moldam, limitam ou transcendem. Parte-se das teorias elaboradas por Marc Augé (2012) e de Michel Foucault (1994), de forma a decifrar em que medida os não lugares, tal como os definiu Augé, se podem subitamente revelar espaços outros/heterotópicos, como os designa Foucault. Não menos importante para a análise do percurso espacial das personagens se assume a obra de Yi Fu-Tuan (1977), onde os conceitos de topofilia e topofobia são dilucidados de forma clara. Last but not least, interessa perceber de que forma as noções de topofilia e topofobia imbricam com a noção de topofrenia recentemente elaborada por Robert Tally Jr. (2018).