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- Crises in tourism: travel agencies' perceptions of the Covid-19 pandemic crisisPublication . Duque, Ana Sofia; Vicente, Margarida; Loureiro, CristinaA indústria do turismo é extremamente vulnerável a inúmeras crises, como desastres naturais, terrorismo, epidemias e pandemias. Os destinos turísticos e as próprias empresas devem de estar bem preparados para combater uma crise e desenvolver estratégias de recuperação. O presente trabalho identifica, a partir das perceções das agências de viagens e turismo, as dimensões do impacto da crise pandémica Covid-19. É desenvolvido um instrumento de avaliação das várias dimensões relacionadas com o impacto da pandemia. O método escolhido foi o inquérito por questionário, que foi enviado por email a 318 agências de viagens da região Centro de Portugal, localizadas nos distritos que integram este território: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Guarda e Viseu. Os resultados mostram que o impacto da crise Covid-19 pode medir-se através de seis dimensões: psicológica, carreira, contabilística, económica, procura e trabalho em rede. Assim, o impacto da Covid-19 deixa de ser entendido como um conceito geral e passa a ser percebido como um conjunto de seis fatores específicos. O desenvolvimento de um instrumento de avaliação das várias dimensões do impacto da crise pandémica Covid-19 permitirá a estas empresas orientar a sua estratégia e desenvolver as ferramentas necessárias para combater crises e diminuir os seus danos.
- As medidas de apoio à Covid-19 nas agências de viagensPublication . Loureiro, Ana Cristina; Duque, Ana Sofia; Vicente, MargaridaO impacto económico que o surto de Covid-19 teve no setor do turismo, a incerteza da sua duração e o agravamento dos seus efeitos nas empresas, justificaram a criação de várias medidas de apoio à manutenção do emprego e à mitigação de situações de crise nas empresas. Este estudo procura identificar os apoios que o Governo português disponibilizou às agências de viagens, analisar aqueles que foram mais adotados e estudar os principais efeitos da pandemia Covid-19 neste segmento turístico. A recolha de informação foi feita através do método de inquérito por questionário, recorrendo-se a escalas previamente testadas na literatura. O inquérito online foi realizado entre os meses de abril e agosto de 2021 e foram obtidos 68 questionários válidos. É possível constatar que as agências de viagens se viram obrigadas a adaptar às exigências impostas pela imprevisibilidade e agravamento da pandemia Covid-19. Os resultados mostram que as principais medidas adotadas foram o layoff, o programa apoiar, a linha de apoio à tesouraria para micro e pequenas empresas do turismo Covid-19 e a linha de apoio à economia Covid-19: agências de viagens e operadores turísticos. As agências de viagens classificam os apoios disponibilizados pelo Governo português como insuficientes e apontam outras ajudas que deviam ser fornecidas pelo Estado. Conclui-se ainda que, neste período de pandemia, as agências aproveitaram para implementar medidas de segurança e apostar em ações de formação para o desenvolvimento e atualização de competências dos seus colaboradores.