Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A importância da música na perturbação por défice de atenção e hiperatividade : um estudo de caso

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Este trabalho pretende efetuar uma apreciação crítica de todo o percurso de estágio realizado (pré-escolar e 1.º ciclo), bem como apresentar um estudo de caso sobre um aluno com diagnóstico de Perturbação por Défice de Atenção e Hiperatividade, atendendo à experiência de contacto com a problemática em contexto de prática de ensino supervisionada e ao interesse pessoal pela música como possível estratégia de intervenção. Salienta-se que, em geral, a experiência de estágio se revelou muito enriquecedora para a formação no âmbito do mestrado. No que se refere ao estudo de caso, procurou-se conhecer o contexto escolar, familiar e social deste aluno e perceber em que medida é que a música poderia contribuir para o seu desenvolvimento. Para tal, realizaram-se entrevistas ao aluno, encarregada de educação, diretora de turma, professora de Educação Musical e psiquiatra. Alguns professores preencheram também questionários. Os principais resultados revelaram que apesar do desconhecimento sobre a influência da música na perturbação, parece haver apenas algum interesse em explorar esta estratégia complementar de apoio ao aluno no processo de ensino-aprendizagem.
ABSTRACT This paper aims to make a critical report on the work developed in internship (pre-school and primary school) and present a case study of a student diagnosed with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder, attending the experience with the theme during the supervised practice in context and personal interest in music as a promissory strategy of intervention. In general, the internship experience was very important in the context of this master degree. With regard to the case study, we intended to know the school, family and social context of this student and see in what extent music could contribute to his development. To this end, interviews were conducted involving the student, teacher’s director, music teacher and psychiatrist. Some other teachers also completed questionnaires. The main results revealed that despite the lack of knowledge about the influence of music in this disorder, there seems to be some interest in exploring this complementary strategy to support the student in the teaching-learning process

Description

Keywords

Perturbação por Défice de Atenção e Hiperatividade Pré-escolar Estágio 1.º CEB Attention Deficit and Hyperactivity Disorder Music Música Internship Pre-school Primary school

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu

CC License