Repository logo
 
Publication

A importância da música na perturbação por défice de atenção e hiperatividade : um estudo de caso

datacite.subject.fosDepartamento de Psicologia e Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFernandes, Rosina
dc.contributor.advisorAguiar, Maria Cristina
dc.contributor.authorTeixeira, Diana Sofia Guimarães
dc.date.accessioned2015-12-03T10:43:40Z
dc.date.available2015-12-03T10:43:40Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEste trabalho pretende efetuar uma apreciação crítica de todo o percurso de estágio realizado (pré-escolar e 1.º ciclo), bem como apresentar um estudo de caso sobre um aluno com diagnóstico de Perturbação por Défice de Atenção e Hiperatividade, atendendo à experiência de contacto com a problemática em contexto de prática de ensino supervisionada e ao interesse pessoal pela música como possível estratégia de intervenção. Salienta-se que, em geral, a experiência de estágio se revelou muito enriquecedora para a formação no âmbito do mestrado. No que se refere ao estudo de caso, procurou-se conhecer o contexto escolar, familiar e social deste aluno e perceber em que medida é que a música poderia contribuir para o seu desenvolvimento. Para tal, realizaram-se entrevistas ao aluno, encarregada de educação, diretora de turma, professora de Educação Musical e psiquiatra. Alguns professores preencheram também questionários. Os principais resultados revelaram que apesar do desconhecimento sobre a influência da música na perturbação, parece haver apenas algum interesse em explorar esta estratégia complementar de apoio ao aluno no processo de ensino-aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This paper aims to make a critical report on the work developed in internship (pre-school and primary school) and present a case study of a student diagnosed with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder, attending the experience with the theme during the supervised practice in context and personal interest in music as a promissory strategy of intervention. In general, the internship experience was very important in the context of this master degree. With regard to the case study, we intended to know the school, family and social context of this student and see in what extent music could contribute to his development. To this end, interviews were conducted involving the student, teacher’s director, music teacher and psychiatrist. Some other teachers also completed questionnaires. The main results revealed that despite the lack of knowledge about the influence of music in this disorder, there seems to be some interest in exploring this complementary strategy to support the student in the teaching-learning processpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2976
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectPerturbação por Défice de Atenção e Hiperatividadept_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectEstágiopt_PT
dc.subject1.º CEBpt_PT
dc.subjectAttention Deficit and Hyperactivity Disorderpt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectInternshippt_PT
dc.subjectPre-schoolpt_PT
dc.subjectPrimary schoolpt_PT
dc.titleA importância da música na perturbação por défice de atenção e hiperatividade : um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final de Estágio.pdf
Size:
1.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: