Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Revisão do Modelo Integrado Técnico Tático de Ensino Compreensivo do Desporto - Uma proposta teórica

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O Modelo Integrado Técnico-Tático de Ensino Desportivo surge no final dos anos 90 do século passado quando López-Ros e Castejón (1998a, b) apresentaram as suas bases e parte das suas aplicações práticas. Posteriormente, a proposta inicial foi revista e atualizada (López-Ros & Castejón, 2005) aprofundando e clarificando determinados aspetos do modelo. O Modelo Integrado Técnico-Tático surge, em parte, pela influência dos modelos táticos e compreensivos do ensino dos desportos de colaboração e oposição (desportos coletivos) desenvolvidos em diferentes países europeus (e.g., Bayer, 1986; Bunker & Thorpe, 1982; Mahlo, 1969) e também como consequência da falta de evidências científicas sobre se seria mais adequado iniciar o ensino destes desportos pela técnica ou pela tática (e.g., Rink, French, & Tjeerdsma, 1996). Este modelo tem subjacente a perspetiva construtivista de ensinoaprendizagem, caraterizando-se particularmente por: (a) ensinar simultaneamente técnica e tática de forma contextualizada. Para tal, quando se ensina a tática reduz-se a exigência técnica e vice-versa; (b) aplicar as aprendizagens em situações de jogo simplificado que permitam a contextualização das aprendizagens em cenários de maior complexidade.

Description

Keywords

Iniciação desportiva Ensino para a compreensão dos jogos desportivos Construtivismo

Citation

López-Ros, V., & Avelar-Rosa, B. (2015). Revisão do Modelo Integrado Técnico-Tático de Ensino Compreensivo do Desporto - Uma proposta teórica. Journal of Sport Pedagogy and Research. 1(8), 22-29.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto

CC License