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Advisor(s)
Abstract(s)
O Modelo Integrado Técnico-Tático de Ensino Desportivo surge no final dos anos 90
do século passado quando López-Ros e Castejón (1998a, b) apresentaram as suas
bases e parte das suas aplicações práticas. Posteriormente, a proposta inicial foi
revista e atualizada (López-Ros & Castejón, 2005) aprofundando e clarificando
determinados aspetos do modelo. O Modelo Integrado Técnico-Tático surge, em
parte, pela influência dos modelos táticos e compreensivos do ensino dos desportos de
colaboração e oposição (desportos coletivos) desenvolvidos em diferentes países
europeus (e.g., Bayer, 1986; Bunker & Thorpe, 1982; Mahlo, 1969) e também como
consequência da falta de evidências científicas sobre se seria mais adequado iniciar o
ensino destes desportos pela técnica ou pela tática (e.g., Rink, French, & Tjeerdsma,
1996). Este modelo tem subjacente a perspetiva construtivista de ensinoaprendizagem,
caraterizando-se particularmente por: (a) ensinar simultaneamente
técnica e tática de forma contextualizada. Para tal, quando se ensina a tática reduz-se a
exigência técnica e vice-versa; (b) aplicar as aprendizagens em situações de jogo
simplificado que permitam a contextualização das aprendizagens em cenários de
maior complexidade.
Description
Keywords
Iniciação desportiva Ensino para a compreensão dos jogos desportivos Construtivismo
Citation
López-Ros, V., & Avelar-Rosa, B. (2015). Revisão do Modelo Integrado Técnico-Tático de Ensino Compreensivo do Desporto - Uma proposta teórica. Journal of Sport Pedagogy and Research. 1(8), 22-29.
Publisher
Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto