Publication
Revisão do Modelo Integrado Técnico Tático de Ensino Compreensivo do Desporto - Uma proposta teórica
dc.contributor.author | Víctor López-Ros, Bruno Avelar-Rosa | |
dc.date.accessioned | 2016-01-04T11:14:18Z | |
dc.date.available | 2016-01-04T11:14:18Z | |
dc.date.issued | 2015-12 | |
dc.description.abstract | O Modelo Integrado Técnico-Tático de Ensino Desportivo surge no final dos anos 90 do século passado quando López-Ros e Castejón (1998a, b) apresentaram as suas bases e parte das suas aplicações práticas. Posteriormente, a proposta inicial foi revista e atualizada (López-Ros & Castejón, 2005) aprofundando e clarificando determinados aspetos do modelo. O Modelo Integrado Técnico-Tático surge, em parte, pela influência dos modelos táticos e compreensivos do ensino dos desportos de colaboração e oposição (desportos coletivos) desenvolvidos em diferentes países europeus (e.g., Bayer, 1986; Bunker & Thorpe, 1982; Mahlo, 1969) e também como consequência da falta de evidências científicas sobre se seria mais adequado iniciar o ensino destes desportos pela técnica ou pela tática (e.g., Rink, French, & Tjeerdsma, 1996). Este modelo tem subjacente a perspetiva construtivista de ensinoaprendizagem, caraterizando-se particularmente por: (a) ensinar simultaneamente técnica e tática de forma contextualizada. Para tal, quando se ensina a tática reduz-se a exigência técnica e vice-versa; (b) aplicar as aprendizagens em situações de jogo simplificado que permitam a contextualização das aprendizagens em cenários de maior complexidade. | pt_PT |
dc.identifier.citation | López-Ros, V., & Avelar-Rosa, B. (2015). Revisão do Modelo Integrado Técnico-Tático de Ensino Compreensivo do Desporto - Uma proposta teórica. Journal of Sport Pedagogy and Research. 1(8), 22-29. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1647-9696 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/3010 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto | pt_PT |
dc.subject | Iniciação desportiva | pt_PT |
dc.subject | Ensino para a compreensão dos jogos desportivos | pt_PT |
dc.subject | Construtivismo | pt_PT |
dc.title | Revisão do Modelo Integrado Técnico Tático de Ensino Compreensivo do Desporto - Uma proposta teórica | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 29 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 8 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 22 | pt_PT |
oaire.citation.title | Journal of Sport Pedagogy and Research | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Revisão do MIT-T de ECD - Uma proposta teórica.pdf
- Size:
- 252.97 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: