Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Crianças e Pais a brincar com a tecnologia na cidade: práticas e investigação na Educação PréEscolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese Final.pdf2.29 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de investigação surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. A primeira parte abarca uma reflexão crítica sobre as práticas em contexto. A segunda parte inclui um estudo realizado sobre Pais e crianças a brincar em espaços exteriores de uma cidade com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que contempla a revisão da literatura, a apresentação da metodologia,a análise e discussão dos dados e as respetivas conclusões. O estudo teve como objetivo a concretização de desafios “lá fora” que envolvessem os Pais, as crianças e as tecnologias. A recolha de dados foi realizada num Jardim de Infância de Viseu, tendo como participantes 21 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade e os seus Pais. Realizou-se observação participante, entrevistas às crianças e inquéritos por questionário aos Pais. O estudo inclui, ainda, a conceção e avaliação de propostas para as famílias brincarem com as crianças na cidade utilizando tecnologia. Os resultados do estudo indicam que as crianças são utilizadoras constantes das várias tecnologias que existem no jardim de infância e/ou em casa. Grande parte desta utilização é feita sem intenção pedagógica apesar dos Pais terem essa preocupação. Ainda se verifica que todas as crianças e os seus Pais têm acesso a tecnologias todos os dias. Das respostas aos desafios propostos, concluiu-se que os mesmos foram impulsionadores de bons momentos em família ao ar livre com recurso às TIC.
This research report comes under the Supervised Teaching Practice (PES) integrated in the syllabus of the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st CEB. The first part covers a critical reflection on practices in context. The second part includes a study on parents and children playing outside of a city using Information and Communication Technologies (ICT), which includes literature review, methodology presentation, data analysis and discussion, and related information. conclusions. The study aimed to meet challenges “out there” involving parents, children and technology. Data collection was carried out in a kindergarten of Viseu, with 21 children aged between 3 and 6 years old and their parents. Participant observation, interviews with children and surveys by parents were conducted. The study also includes the design and evaluation of proposals for families to play with children in the city using technology. The study results indicate that children are constant users of the various technologies that exist in kindergarten and / or at home. Much of this use is made without pedagogical intent although parents have this concern. It is also found that all children and their parents have access to technology every day. From the answers to the proposed challenges, it was concluded that they were the drivers of good family moments using ICT outdoors.

Description

Keywords

Crianças brincar tecnologia espaço exterior Pais cidade Children playing technology outer space Parents city

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu

CC License