Repository logo
 
Publication

Crianças e Pais a brincar com a tecnologia na cidade: práticas e investigação na Educação PréEscolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorPacheco, Maria Figueiredo
dc.contributor.advisorRego, Belmiro
dc.contributor.authorDias, Maria Manuela Paiva Sousa Loureiro
dc.date.accessioned2019-12-17T11:02:42Z
dc.date.available2019-12-17T11:02:42Z
dc.date.issued2019-09-30
dc.description.abstractO presente relatório de investigação surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. A primeira parte abarca uma reflexão crítica sobre as práticas em contexto. A segunda parte inclui um estudo realizado sobre Pais e crianças a brincar em espaços exteriores de uma cidade com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que contempla a revisão da literatura, a apresentação da metodologia,a análise e discussão dos dados e as respetivas conclusões. O estudo teve como objetivo a concretização de desafios “lá fora” que envolvessem os Pais, as crianças e as tecnologias. A recolha de dados foi realizada num Jardim de Infância de Viseu, tendo como participantes 21 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade e os seus Pais. Realizou-se observação participante, entrevistas às crianças e inquéritos por questionário aos Pais. O estudo inclui, ainda, a conceção e avaliação de propostas para as famílias brincarem com as crianças na cidade utilizando tecnologia. Os resultados do estudo indicam que as crianças são utilizadoras constantes das várias tecnologias que existem no jardim de infância e/ou em casa. Grande parte desta utilização é feita sem intenção pedagógica apesar dos Pais terem essa preocupação. Ainda se verifica que todas as crianças e os seus Pais têm acesso a tecnologias todos os dias. Das respostas aos desafios propostos, concluiu-se que os mesmos foram impulsionadores de bons momentos em família ao ar livre com recurso às TIC.pt_PT
dc.description.abstractThis research report comes under the Supervised Teaching Practice (PES) integrated in the syllabus of the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st CEB. The first part covers a critical reflection on practices in context. The second part includes a study on parents and children playing outside of a city using Information and Communication Technologies (ICT), which includes literature review, methodology presentation, data analysis and discussion, and related information. conclusions. The study aimed to meet challenges “out there” involving parents, children and technology. Data collection was carried out in a kindergarten of Viseu, with 21 children aged between 3 and 6 years old and their parents. Participant observation, interviews with children and surveys by parents were conducted. The study also includes the design and evaluation of proposals for families to play with children in the city using technology. The study results indicate that children are constant users of the various technologies that exist in kindergarten and / or at home. Much of this use is made without pedagogical intent although parents have this concern. It is also found that all children and their parents have access to technology every day. From the answers to the proposed challenges, it was concluded that they were the drivers of good family moments using ICT outdoors.pt_PT
dc.identifier.tid202341836pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6038
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectbrincarpt_PT
dc.subjecttecnologiapt_PT
dc.subjectespaço exteriorpt_PT
dc.subjectPaispt_PT
dc.subjectcidadept_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectplayingpt_PT
dc.subjecttechnologypt_PT
dc.subjectouter spacept_PT
dc.subjectParentspt_PT
dc.subjectcitypt_PT
dc.titleCrianças e Pais a brincar com a tecnologia na cidade: práticas e investigação na Educação PréEscolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese Final.pdf
Size:
2.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: